ASSINE
search button

TACUCHIAN

Stefano Aguiar -
Ricardo Tacuchian, compositor de Sinfonia das Florestas
Compartilhar

As comemorações estão em andamento. Em novembro um dos maiores compositores brasileiros faz 80 anos! Ricardo Tacuchian, que também é regente, foi professor da UFRJ e da UNIRIO, e é também um compositor que através de sua música e atuações faz relevante participação em questões sociais. Sua “Sinfonia das Florestas” tem estreia nesta sexta-feira às 20h, na Sala Cecília Meireles. Nas palavras do compositor: “A Sinfonia das Florestas se insere numa linha ecológica que está muito presente em minha obra, apesar de três movimentos terem o subtítulo de florestas brasileiras (Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica), elas são na verdade uma paráfrase de todas as florestas do mundo e que correm risco de serem devastadas. A um outro movimento eu chamei de Queimadas, significando uma denúncia contra a derrubada de árvores, destruindo ricos biomas da natureza, deslocando povos milenares de seu habitat, contaminando o solo com agrotóxicos, secando as fontes dos grandes rios e agravando o aquecimento global”.

A obra foi escrita em 2012 e teve sua estreia na Espanha, mas no Brasil será a primeira vez que vai ser executada, pela Orquestra Sinfônica da UFF sob a regência de Tobias Volkmann e com a soprano Marianna Lima. O tema da peça não poderia ser mais apropriado em 2019, quando mais do que nunca as ameaças às florestas brasileiras estão seríssimas.

Macaque in the trees
Ricardo Tacuchian, compositor de Sinfonia das Florestas (Foto: Stefano Aguiar)

Seguem alguns depoimentos de amigos do compositor:

Marcelo Coutinho, barítono e professor de canto da UFRJ, que gravou diversas obras de Tacuchian: “O Ricardo, além do grande talento como compositor, é uma pessoa super atenciosa e disponível a todos, conseguindo fazer com que sua música esteja conectada com o que há de mais atual no mundo, seja na parte social, política ou mesmo ecológica, sempre nos chamando a atenção para a reflexão!”

Jocy de Oliveira, compositora e pianista: “Ricardo Tacuchian merece nossa admiração como um brilhante compositor de grande relevância no cenário da música contemporânea brasileira. Personalidade atuante também como educador e musicólogo, tendo exercido cargos administrativos importantes em instituições culturais no Brasil. Tacuchian apresenta uma vasta produção musical com inúmeras obras de grande porte frequentemente executadas e aplaudidas pelo público e crítica. Vida longa a Ricardo Tacuchian, muitas criações e realizações!

São muitas as razões para irmos à Sala Cecília Meireles nesta sexta-feira, além da música que promete ser estupenda, celebrar o compositor e estarmos juntos num momento em que o Brasil precisa tanto de pessoas como Tacuchian.

Tags:

m?sica | pauta