ASSINE
search button

LIQUID VOICES

Divulgação -
Antônio Guerreiro
Compartilhar

Que título inspirado: "Liquid Voices". De primeira já remete a imagens fantasiosas e na semana passada no London International Filmmaker Festival. A compositora Jocy de Oliveira, que aos 6 anos já dava recitais de piano e mais tarde gravou a obra de Messiaen para o instrumento, esteve sempre sintonizada com o que há de mais contemporâneo em suas criações. Agora surpreende uma vez mais com a apresentação de uma ópera feita para a linguagem do cinema em vez do palco. Liquid Voices tem texto da compositora e conta a história ficcional de Mathilda Segalescu e seu piano, que embarcou como fugitiva no último navio saído da Romênia para a Palestina, em 1941. Sobre sua ópera multimídia, Jocy de Oliveira conta: "A história é uma narrativa ficcional a partir de eventos factuais que envolvem o ouvinte numa realidade fantástica. Uma paisagem sonora e visual como um labirinto misterioso, mesclando datas exatas a acontecimentos imaginários e trazendo à tona verdades, inverdades e repetições históricas de refugiados através dos tempos submersos em águas profundas e transformados em vozes líquidas. O oximoro "modernidade medieval" inspira a St. Maria. Esta cena traz à tona a repetição histórica do êxodo de refugiados, de hoje e de sempre". 

O filme foi contemplado com o prêmio "Award Best Sound Design" pelo seu desenho sonoro e poderá ser visto ainda este ano no Rio e em São Paulo.

Macaque in the trees
Jocy de Oliveira (Foto: Divulgação)

DISSONÂNCIA

Músicos muito tristes, faleceu na semana passada, no dia 24, Antonio Guerreiro de Farias (1949-2019), professor de Harmonia da UNIRIO. Guerreiro, como era conhecido, deu aula de harmonia e composição para muita gente. Era um professor extremamente original, queridíssimo de todos, com um ar carrancudo e metido a durão, desconfio que para esconder o lado gigantescamente carinhoso e delicado, mas não revelado nas primeiras impressões.

Segue o depoimento do compositor Ricardo Tacuchian: " Ele foi discípulo de Guerra-Peixe, meu colega na UNIRIO nos tempos em que trabalhei naquela universidade, sendo um dos professores mais queridos do corpo docente. Era rigoroso e amoroso ao mesmo tempo, um compositor dono de seu métier e excelente arranjador. Segundo o depoimento do Professor Leonardo Fuks, ele tinha um diagnóstico de câncer nos pulmões há cerca de três anos, mas não comunicou a (quase) ninguém e levou sua vida de forma tranquila, já aposentado, dando suas aulas, tocando eventualmente. Foi internado no Miguel Couto na semana passada. No fundo, creio que foi uma opção dele a de partir de maneira discreta. Que vá com Deus".

Macaque in the trees
Antonio Guerreiro (Foto: Reprodução)

Divulgação - Jocy de Oliveira
Divulgação - Jocy de Oliveira
Reprodução - Antonio Guerreiro