ASSINE
search button

Daniel Guedes

Daniel Ebendinger/Divulgação -
Daniel Guedes
Compartilhar

Não percam, corram às salas de concerto quando ele tocar! Cada nota dele vale ouro! Ouvir Daniel Guedes é coisa de primeiro mundo - sem nos desmerecer, mas a gente bem sabe que, apesar dos excepcionais músicos brasileiros, não é fácil fazer música aqui, ainda mais agora com o total descaso desse governo por cultura e música. Então, há sempre que frisar: a música, como a arte em geral, precisa de incentivos, de boas escolas, de bons professores e um ambiente para florescer. Os fantásticos concertos nos EUA e na Europa acontecem porque há uma tradição de constante investimento e incentivos vindos de governos e de parcerias privadas, pois lá sabem que cultura pode ser também uma fonte de lucros. Ou seja, quem gosta de música deveria pensar melhor quando votar em candidatos que se lixam para a cultura.

Voltando ao que mais interessa, à essência da música como um violino tocado com a perfeição e a exuberância de Guedes! Ouvi quando tocou o concerto para violino de Brahms no ano passado, na Sala Cecília Meireles, e foi daqueles concertos inesquecíveis em que você não tira os ouvidos um segundo sequer do intérprete, cada melodia de Brahms soando divinamente perfeita!

Guedes, um carioca que desde jovem tem acumulado prêmios, foi estudar com bolsa nos Estados Unidos (sim, houve um tempo em que havia bolsas para músicos), fez bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music e teve entre seus principais mestres Pinchas Zukerman, com quem também estudou regência. O violinista, que tem as portas abertas para tocar onde quer que seja, faz questão de manter fortes laços com o Brasil, um luxo para nós que este tremendo músico seja apaixonado pelo país e assim também dedique seu tempo para trabalhar e lecionar no Brasil: "Considero muito importante a questão de transmitir conhecimento aqui e poder disseminar o que aprendi lá fora". Guedes é professor da UFRJ e também está vinculado a diversos grupos de música, além da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, na qual é diretor artístico. Sobre isto, relata que este ano haverá o terceiro Festival Internacional de Música de Barra Mansa: "Teremos grandes nomes como Mark Kosower, primeiro violoncelista da Sinfônica de Cleveland, Shmuel Ashkenasi, um dos maiores violinistas vivos, entre outros".

Neste vídeo (Beethoven Violino Concerto), Guedes exerce o que é sua outra vocação além do total domínio do instrumento: reger. Muito lindo ver o arco do violino virar a batuta do regente. Confiram e vejam se não tenho razão para ter me tornado uma fã deste violinista-regente!

Macaque in the trees
Daniel Guedes (Foto: Daniel Ebendinger/Divulgação)