ASSINE
search button

Festival Beethoven

Reprodução -
Beethoven por Andy Warhol, 1987
Compartilhar

Começa bem a temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) na Sala Cecília Meireles: serão cinco concertos, entre os dias 9 e 22 de fevereiro, com sete das nove sinfonias de Beethoven. No ano passado, a Sala fez sucesso com o Festival Mozart, então nada mais acertado do que começar o ano com Beethoven. Em coluna passada falei sobre a Quinta de Beethoven como uma das preferidas, mas a Terceira Sinfonia é considerada a mais inovadora do compositor, apesar de a Nona Sinfonia ter sido a primeira a introduzir um coral. A Terceira é um marco entre os estilos clássico e romântico.

Conhecida como "Eroica", a Terceira chamou-se originalmente "Bonaparte" devido à admiração do compositor pelos ideais da Revolução Francesa. Mas quando Napoleão Bonaparte se declarou imperador, Beethoven ficou tão furioso com a tirania do ato que rabiscou o título e a dedicatória originais. A sinfonia representa o começo da fase romântica de Beethoven e, apesar de ter quatro movimentos como a maioria das sinfonias, é muito mais longa que as anteriores: o primeiro movimento, em "forma sonata" (forma que contém as seções "exposição", "desenvolvimento" e "recapitulação") introduz um novo tema na seção do desenvolvimento, algo completamente inédito até então, pois a parte do desenvolvimento, na forma tradicional, tem somente temas já apresentados na seção prévia. O segundo movimento é uma marcha fúnebre em Dó menor, o terceiro, um scherzo rápido com dinâmicas intensas, variando entre o "piano" e o "forte", e o quarto movimento traz um conjunto de temas que Beethoven usou em composições anteriores, também chamado de "Variações Eroicas". Apesar da marcha fúnebre no segundo movimento, é uma sinfonia sobre heroísmo, com os instrumentos de metal em evidência e uma energia dramática inspirada em motivações políticas e humanistas por trás das inovações musicais.

Macaque in the trees
Beethoven por Andy Warhol, 1987 (Foto: Reprodução)

As sinfonias serão apresentadas em três concertos noturnos e dois às 11 horas, nos domingos. Os concertos matinais são perfeitos para levar crianças a uma iniciação musical com orquestras. Muitas crianças e até adultos nunca foram a um concerto! E o gosto por música clássica começa é na idade infantil. Vou levar a linda Maria Flor, uma menina de nove anos, para assistir à Quinta de Beethoven no dia 17. Talvez de início ela vá torcer o nariz para o programa, já que seu mundo atual se reduz às bonecas Lol, videogames e espetaculares dragões. Mas acho que ela vai gostar do concerto. Espero que este seja o primeiro de muitos na sua vida!

Notas e Acordes

Este ano a presidência da Sala Cecília Meireles e do Theatro Municipal estarão ambas a cargo de Aldo Mussi (em 2018, Miguel Proença presidiu a Sala e Fernando Bicudo, o Municipal). Formado em Artes Cênicas, Aldo Mussi conta que é um apaixonado por ópera e música clássica: "Sou produtor e gestor cultural. Meu trabalho agora se encontra com a minha paixão. Administrar é sempre desafiador, mas não estou só. São muitos braços e expertises reunidos. Eu só presido". Aguardando ansiosamente para saber sobre a programação de 2019!