ASSINE
search button

Jingle Bells

Reprodução -
.
Compartilhar

Quais são as músicas mais famosas e tocadas no mundo ao longo de décadas e, às vezes, até de séculos? “Sinfonia nº5” de Beethoven; “Garota de Ipanema” de Tom Jobim; “Yesterday” dos Beatles; “Bolero” de Ravel; “Thriller” de Michael Jackson; “As Quatro Estações” de Vivaldi? Sem dúvida estas entram numa lista das mais famosas e mais tocadas. Mas creio que “Jingle Bells” é imbatível entre estas. Qual criança não sabe cantarolar ou, pelo menos, não viu um Papai Noel nas ruas (nos shoppings) cantando Jingle Bells? Só mesmo "Parabéns Pra Você" deve superar.

Além das populares canções natalinas, há muitas obras-primas que se tornaram representativas do Natal, como o oratório Messias, de Handel. As igrejas, por exemplo, nesta época apresentam músicas relacionadas ao nascimento de Jesus. No Rio, a tradição não é tão evidenciada como em outros países. Uma pena, pois nada mais natalino do que ir à missa e imergir no espírito cristão, e um luxo extra seria se houvesse boa música, como acontecerá na Notre-Dame de Paris, em que as missas serão acompanhadas de coral e solistas afinadíssimos, dando vida a cantos gregorianos. Outra música que virou símbolo do Natal é o ballet “Quebra-nozes”, de Tchaikovsky, por causa de seu enredo em que a protagonista, Clara, na noite Natal, pede de presente um quebra-nozes com aparência humana. A história cheia de fantasias e mágicas é a preferida das companhias e escolas de ballet mundo afora nos finais de ano.

No Theatro Municipal, hoje às 19h30, haverá o “Concerto de Natal” com a orquestra do Theatro Municipal sob a regência de Claudio Cruz e uma programação original e emocionante para a data: “Concerto Grosso em Sol menor, nº 8, de Corelli; “Danças Romenas”, de Bartók; “Sinfonia Clássica, em Ré maior”, de Prokofiev, mas não acabou ainda! Como se já não fosse o fino do fino ter Bartok e Prokofiev num mesmo concerto, haverá um gran finale com “A Christmas Festival”, do compositor americano Leroy Anderson (1908-1975), peça que engloba várias canções natalinas como “Noite feliz” e “Jingle Bells”.

“Jingle Bells”, escrita pelo compositor americano James Lord Pierpont, em 1857, é sua canção mais popular, conhecida originalmente como “One Horse Open Sleigh” (Trenó de um cavalo), e tem uma letra não muito apropriada para um país tropical: Deslizando pela neve/ Em trenó de um cavalo... A canção recebeu então outras versões. A mais popular tem letra de Evaldo Rui Barbosa (radialista e compositor): “Bate o sino pequenino/ Sino de Belém/Já nasceu o Deus menino/ Para o nosso bem...” No entanto, a versão que ficou na minha memória foi a que minha amiga Bibi me ensinou na infância: “Jingle Bells, Jingle Bells, já acabou o papel. Não faz mal, não faz mal...”

Macaque in the trees
. (Foto: Reprodução)

Tomara que a minha amiga se lembre das risadas que dávamos cantando esta versão nada religiosa, pois o Natal é, em grande parte, feito de memórias (diferente do Ano Novo, quando olhamos para o futuro). Natal para muitos pode ser uma data chata, mas certamente não o é para as crianças. E evidentemente torna-se uma data mais prazerosa se regada, além de boa comida, de boa música. Feliz Natal a todos os meus leitores! Feliz Natal, Bibi!

Notas e Acordes

TRIBUTO A OLGA PRAGUER COELHO (1909-2008). O pianista Nelson Freire, o violonista Fábio Zanon, a cantora e violonista Marcia Taborda e a soprano Rosana Lamosa apresentam uma seleção de músicas em homenagem à cantora-violonista. Hoje, na Cecília Meireles, às 20 horas.