ASSINE
search button

O que esperar do Rio2C 2019, evento de inovação e criatividade

Felipe Panfili/divulgação -
Rafael Lazarini, fundador do Rio2C 2019
Compartilhar

O Rio2C, maior evento de inovação da América Latina, acontece de 23 a 28 de abril na Cidade das Artes, no Rio. Conversei com Rafael Lazarini, fundador do evento, que conta em detalhes as novidades desta edição e sobre a expectativa para as palestras do chefão da Netflix, Ted Sarandos, e dos criadores da série Black Mirror, Charlie Brooker e Annabel Jones.

Macaque in the trees
Rafael Lazarini, fundador do Rio2C 2019 (Foto: Felipe Panfili/divulgação)

Qual é o diferencial dessa edição?

Nessa segunda edição do Rio2C, contaremos com a participação de mais de mil convidados, entre palestrantes, executivos e artistas e uma série de novidades. Os destaques da conferência incluem Ted Sarandos, Chief Content Officer da Netflix, Charlie Brooker e Annabel Jones, criadores da série Black Mirror; o vencedor do Oscar Aron Warner, produtor executivo da franquia Shrek; a diretora e produtora Betsy West, vencedora de 21 Emmy e nomeada esse ano ao Oscar de melhor documentário com RBG, entre muitos outros.

Nesta edição, o evento se divide em três campos: Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências destinadas a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento.

Uma novidade deste ano também é o Business Hall, espaço dedicado aos profissionais do audiovisual e que tem como foco promover a maior interação entre produtores de conteúdo e os executivos da indústria. Na parte dedicada a profissionais da música, artistas e bandas selecionados se apresentarão ao vivo diante de uma comissão formada por 20 nomes (produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV), além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business.

Outra grande novidade desta edição fica por conta do BrainSpace, que proporcionará ao público uma imersão no que há de mais fascinante nas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano e as interações com a criatividade e as máquinas. A combinação entre novas plataformas e ferramentas de distribuição e a mudança de hábitos de consumo de mídia, por si só, já impõe uma série de desafios a quem produz e distribuiu conteúdo. Para proporcionar uma análise mais profunda deste cenário e permitir uma aproximação maior das marcas e agências com produtores de conteúdo, estamos criando uma nova área, chamada Casa das Marcas, 100% dedicada a esta temática.

Mais do que tecnologia, inovação está atrelada a modelo de negócio. Quais cases de inovação serão apresentados e quais modelos vocês apostam para o futuro?

No Rio2C enxergamos inovação como oxigênio. E nesse mundo onde inovar virou uma questão de sobrevivência para empresas, profissionais e até mesmo para nós, seres humanos, como espécie, a criatividade é o que nos diferenciará. E é por isso que independentemente do próximo avanço tecnológico ou invenção disruptiva, a missão do Rio2C será sempre a de ser um espaço de encontro e fomento à ideação, à intuição e à inventividade, características que fazem parte desse domínio essencialmente humano, chamado criatividade. Serão 26 paineis neste segmento e os destaques incluem apresentações de startups como Memphis Meats, BrainQ e Hyperloop TT, que prometem revolucionar os setores de alimentação, saúde e transporte.

Um dos lemas do Rio2C é “rejeita caminhos óbvios e transforme o mundo”. Para quem está entrando no mercado de trabalho agora, qual seu conselho?

Informação, informação e informação… A mudança do mundo como conhecemos está só começando. Revolução tecnológicas geradas pela inteligência artificial e pela computação quântica, que estão apenas engatinhando, transformarão de forma irreversível o ambiente de negócios, a saúde, a comunicação, as formas de produção e as cidades… a única forma de não ser atropelado por essa avalanche é procurar entender esses movimentos e tendências e quando é possível se antecipar a elas.

De 23 a 26 o evento é voltado para o trade. Como será o Rio2C do fim de semana? O que o grande público pode esperar?

Com o objetivo de aproximar estudantes, universitários e jovens profissionais deste universo de criatividade e inovação, preparamos ao longo do fim de semana uma programação destinada a esse público. A programação, batizada de Festivalia, inclui shows de música, experiência de realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos.

___________

Belém deixa Febre

A jornalista Claudia Belém deixa a sociedade da Febre e abre uma nova agência de assessoria de imprensa e PR, com escritórios no Rio e em São Paulo. Reconhecida no mercado por sua expertise com clientes do audiovisual, Belém se inspirou na inquietude dos tempos atuais para batizar o novo projeto: agência Atômica.

Sem deixar o PR de lado, a nova agência vai oferecer serviços de marketing de influência e gestão de imagem. As jornalistas Thaís Prudente e Claudia Rodrigues acompanharam Belém nesta mudança e são as responsáveis pelos clientes cariocas. Já o escritório da Atômica São Paulo será gerenciado pelo jornalista Ciro Bonilha.

___________

Conexão Noronha

As plataformas sociais da Oi foram ativadas nas últimas semanas com vídeos curtos sobre histórias pouco conhecidas de Fernando de Noronha e do atleta Gabriel Medina. A campanha, criada pela agência NBS, ainda pode ser vista no perfil da marca no Youtube. A criação do conteúdo, que já tem cerca de 2 milhões de views, foi de Bruno Pinaud e Eric Ribeiro com direção de criação de Marcelo Noronha e Dedé Eyer. Só craque!

Macaque in the trees
Gabriel Medida (Foto: reprodução )

___________

Ativação de marca

Promovido pela cerveja Stella Artois, nos dias 13 e 14 de abril, o Rio de Janeiro recebe a 2ª edição da Villa Stella Artois, em Botafogo. O evento, com entrada gratuita, reunirá boa comida, música, cerveja gelada, workshops culinários e muitas atrações. Entre as novidades deste ano, o "Dicas de Cozinha Stella Artois”, uma sessão irreverente de cozinha, que contará com a participação das atrizes Cris Viana e Fabiula Nascimento e dos chefs Thomas Troigros e Bel Coelho.

___________

New York Festivals


O publicitário brasileiro, Fabio Seidl, foi novamente escolhido para ser jurado do New York Festivals Advertising Awards. Ele, que selecionou cases para receber estatuetas em 2018, é hoje um dos criativos brazucas mais bem sucedidos na América. Fabio é o diretor executivo de criação da agência Velocity Omnicom, que tem Johnson & Johnson e Kraft Foods, dentre outras, como contas.

___________

Multiplan se associa à Delivery Center

O Grupo Multiplan anunciou assinatura de acordo de investimento por meio do qual passará a deter participação de 18,79% no capital social da empresa Delivery Center, que se torna exclusiva na operação das centrais de entrega dos 18 shoppings centers da companhia.

___________

3AW inaugura novo escritório

A rede independente de agências, 3AW, presente em mais de 20 países, entre eles Brasil, Estados Unidos e Espanha, inaugurou sua nova sede no Rio de Janeiro. Com 1000 m2, a mudança faz parte da reestruturação iniciada pelos sócios Roberto Amarante, Marcius Lee e Antônio Frota, que adotaram um modelo de gestão com menos processos e hierarquias. A agência tem atualmente 16 clientes em sua carteira, entre eles, Supermercados Mundial e FGV.

“A ideia foi trazer um ambiente amplo, inovador e inspirador. Temos agora um espaço de convivência, os sócios estão juntos, investimos em servidores mais modernos e podemos seguir com mais segurança nossos planos e metas de crescimento”, explica Amarante, presidente do Conselho Global de Diretores da 3AW.

___________

8º Rio Fórum Varejo & Franquia

O Grupo Soares Pereira & Papera promove o 8º Rio Fórum Varejo & Franquia com o objetivo de trazer investidores para o Rio de Janeiro nos próximos dias 16 e 17 de abril. O evento acontece neste ano no Espaço Itanhangá e vai oferecer palestras de profissionais consagrados no mercado sobre varejo, shopping center e franchising.Ifood, Madero, Grupo Trigo, Multiplan, Ancar Ivanhoe, Aliansce e BR Malls já confirmaram presença nesta edição. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo seguinte link: https://goo.gl/forms/UoUF2vXlunxOVkvJ2

___________

Negócios Rio

O próximo Grupo de Negócios Rio, que acontece amanhã no Novotel Botafogo, às 19h, terá o mercado de trabalho e a economia colaborativa como temas principais. O evento é gratuito.

reprodução - Gabriel Medida