ASSINE
search button

Verão: Pets também precisam usar bloqueador solar

Médica veterinária especializada em oncologia alerta sobre os riscos do câncer de pele em cães e gatos

Divulgação -
Compartilhar

Verão, sol e férias! Quem quer curtir um passeio levanta a pata! Sim, partiu praia, praça ou até mesmo uma piscininha em casa! Já providenciou o protetor solar do amigão? Muita gente acha que os pelos protegem cães e gatos dos raios solares, mas não é bem assim. Sol demais pode provocar queimaduras principalmente nos animais que têm pele e pelos claros. E como os humanos, os animais também podem desenvolver doenças dermatológicas e câncer de pele. Os animais de pelos escuros são menos vulneráveis, mas os de pouca pelagem precisam proteger principalmente as regiões da face, focinho e orelhas, e a abdominal. Afinal, muitos animais adoram tomar sol de barriga para cima! Conversamos com a Dra. Simone Crestoni, médica veterinária especializada em oncologia e prestadora de serviços da rede Seres da Petz.

Macaque in the trees
Pets precisam de proteção solar específica para animais durante o verão (Foto: Pixabay)

“Quando as temperaturas estão mais altas, precisamos ficar atentos à proteção deles nos passeios, caminhadas e nas cochiladas no sol. Sempre que houver exposição, devemos usar bloqueador solar no pelo todo e, especialmente, nas regiões com pouca ou nenhuma pelagem. Recomendo também o uso de roupinhas para protegê-los no sol mesmo com o calor. Tente usar as de algodão que são mais fresquinhas”, orienta a veterinária.

O que vale para os tutores, vale também para os animais: a aplicação do protetor solar deve ser feita de acordo com tempo de exposição no sol. Se o seu pet passa um período longo em áreas externas entre 10h e 16h, é recomendável ao tutor passar o protetor no animal mais de uma vez ao dia. Quanto maior o fator de proteção, menor a possibilidade queimaduras na pele. Mas é bom evitar muita exposição, aqui no Rio temos um verão escaldante!

Macaque in the trees
Gatos que ficam em varandas (sempre teladas) também precisam de protetor solar (Foto: Pixabay)

Um alerta! O Protetor Solar tem que ser específico para pets!  Use nos pets bloqueadores solares próprios para animais, mas o jeito de usar é o mesmo que o nosso. Com exceção dos bloqueadores sem cheiro e hipoalergênicos (ideal para crianças e pessoas com pele sensível), os produzidos para humanos podem provocar alergias e intoxicação nos nossos bichinhos. Consulte sempre um veterinário sobre a melhor opção de bloqueador ou protetor para o seu pet.

Algumas raças têm predisposição ao desenvolvimento do câncer de pele. Entre elas, golden retriever, poodle, boxer e dálmata. Os tutores devem ficar atentos a sinais de desconforto como coceiras ou lambição persistente na mesma região; feridas, carocinhos ou manchas vermelhas na pele. “O câncer de pele normalmente se mostra como um nódulo, mas sua manifestação pode variar. Áreas com vermelhidão ou com perda de pigmentação ou com queda de pelo (placas, eritemas e áreas de alopecia)podem indicar a instalação da doença. Alguns cânceres camuflam outras doenças, como uma dermatofitose (infecção fúngica). Desconfiem sempre de lesões que não cicatrizam. Mas nem todo nódulo é câncer. Pode ser apenas uma verruga ou gordura. Precisamos avaliar e investigar”, explica Dra. Simone.

Macaque in the trees
Dependendo do tempo de exposição do pet ao sol, aplicação do protetor deve ser repetida (Foto: Pixabay)

Geralmente, o tratamento do câncer de pele inclui cirurgia para remoção dos nódulos associada a sessões de eletroquimioterapia, radioterapia, quimioterapia ou crioterapia, dependendo do tipo diagnosticado. Cães e gatos não produzem vitamina D através da pele. Então, diferente do ser humano, eles não precisam tomar sol com frequência. Mas mesmo os animais que passam mais tempo dentro de casa, sem contato direto com o sol, devem usar bloqueador solar diariamente para se protegerem da radiação ultravioleta, cuja incidência vem aumentando nos últimos anos por causa dos buracos na camada de ozônio.

Macaque in the trees
Sempre ofereça água para hidratar seu pet nos passeios (Foto: Daniela Calcia/Álbum de família)

Curta o verão! Ofereça sempre água fresca e filtrada para hidratar seu pet! Levo sempre um cantil térmico com um litro de água e potes de silicone, que dobram e são bem fáceis de carregar. Ah, muito cuidado com as patas! Aqui no Rio de Janeiro começa a esquentar muito cedo, tenho que sair com a cachorrada antes das 8h ou após as 18h e mesmo assim piso descalça no chão antes do passeio para sentir a temperatura. E pros tutores de pets cariocas, uma dica, leve na sua bolsa a carteira de vacinação em dia do seu cachorrinho quando for pegar uma praia. Cães estão liberados nas praias da cidade, porém os donos precisam apresentar a carteira de vacinação. Não esqueça de fazer a plaquinha de identificação do seu pet, com seu telefone de contato. Aproveitem muito o verão com seus bichinhos e Feliz 'AUno' Novo para toda família da coluna JBicho & Cia! Muitos lambeijos e ronrons em todxs!

 O QUE ROLA POR AÍ

Sábado tem campanha de adoção do Projeto Adoráveis Vira-Latas na Barra da Tijuca

Macaque in the trees
Adote a Diana (Foto: Divulgação)

Neste sábado (11) o grupo Adoráveis Vira-Latas realiza mais uma 'Campanha de Adoção de Animais'. O evento acontece no Shopping UpTown Barra, na Av. Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca, RJ (Perto do Casa Shopping), das 11h às 17h. Participem!

O projeto recebe doações de ração, brinquedos, jornais, vermífugos, antipulgas e medicamentos para cães e gatos. Para adotar basta ser maior de 21 anos, levar xerox do RG, CPF, do comprovante de residência e ter muito amor no coração! #adotenaocompre Confirme sua presença no evento: facebook.com/events/362089574681771/

--------------------------------

'Entre Pegadas' faz campanha de adoção no Carioca Shopping

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

Neste sábado (11), vai rolar a ‘Campanha de Adoção de Animais’ do Projeto ‘Entre Pegadas’, no Carioca Shopping. A ação tem entrada franca e acontece das 15h às 19h.

Os visitantes podem doar ração, coleiras, material de higiene, cobertores, jornais, remédios para pets, entre outros. Estarão disponíveis para adoção animais vermifugados e vacinados.

Para adotar é necessário ser maior de 21 anos, levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e passar por entrevista. O shopping fica na Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha, RJ. Tel: (21) 2430-5120.

--------------------------------

'Me dê um lar' em Guadalupe

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

No sábado, 18 de janeiro, vai rolar, das 12h às 18h, a Campanha de Adoção 'Me dê um Lar', com pets resgatados pelo projeto Bem Estar Animal. Para adotar basta ser maior de 18 anos e levar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Você também pode ajudar o projeto com doações de produtos de limpeza e higiene, casinhas, caminhas, toalhas, lençóis, cobertores, potinhos de alimentos, ração e medicamentos.

“Esta é uma ótima oportunidade para as famílias da região contribuírem para a redução de animais abandonados nas ruas. Queremos proporcionar um Natal melhor aos cães e gatos que ainda não possuem um lar”, conta Mikael Guinancio, assistente de Marketing do empreendimento. O evento acontece no Shopping Jardim Guadalupe que fica na Av. Brasil, 22.155, Guadalupe, RJ. Telefone: 21 3512-9100. A entrada é gratuita.

--------------------------------

Pets ganham sachês e patês sem corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

A Hercosul lança sachês e patês das marcas Three Dogs e Three Cats. São produtos desenvolvidos com ingredientes nobres, sem adição de corantes, aromatizantes e conservantes artificiais. Eles trazem benefícios e opções com sabores variados, pensados para todas as fases de vida dos pets, para acompanhar as necessidades de cães e gatos tanto no quesito saúde, quanto apetite.

A família Three Premium Especial que, até então, só possuía alimentos secos, agora conta uma linha de alimentos úmidos, com seis sachês: três para cães e três para gatos. Todos com baixo teor de sódio e carne fresca na sua composição, em pedaços com tamanho e textura que facilitam a apreensão e mastigação, preparados com cozimento a vapor, e acompanhados de molho especial para fazer os pets salivarem.

Já os novos patês da linha Three Super Premium, formulados também com carne fresca, sem adição de grãos e transgênicos, vêm com sabores diferentes como frango, carne bovina, peixe branco e cordeiro. São nove apresentações desenvolvidas para acompanhar os pets em etapas diferentes, trazendo benefícios adequados a cada uma delas.

Para os cães, as versões consideram filhotes, adultos, seniores, castrados e aqueles que necessitam de uma alimentação light para controle de peso. Já para os felinos, além das opções para filhotes, adultos e cadastrados – todas pensadas para considerando a necessidade de cuidado com o trato urinário e controle de peso –, o produto auxilia na digestão das bolas de pelos, próprio para gatos de pelagens mais longas.

Divulgação -
Divulgação -
Divulgação - Adote a Diana
Pixabay - Gatos que ficam em varandas (sempre teladas) também precisam de protetor solar
Pixabay - Dependendo do tempo de exposição do pet ao sol, aplicação do protetor deve ser repetida
Daniela Calcia/Álbum de família - Sempre leve ou compre água para hidratar seu pet nos passeios de verão
Pixabay - Pets precisam de proteção solar específica para animais durante o verão