ASSINE
search button

Protesto contra a comercialização de ovos produzidos por galinhas confinadas em gaiolas agita supermercados no Rio

Divulgação do Facebook -
Lindos pets aguardam uma família em Jacarepaguá
Compartilhar

Em outubro a coluna acompanhou o protesto contra a venda de ovos produzidos por galinhas confinadas em gaiolas. A ação aconteceu em três lojas dos supermercados Zona Sul para mostrar aos consumidores como é cruel o confinamento de animais que vivem em minúsculos espaços. No mesmo dia, o mercado anunciou um compromisso cage-free (sem gaiolas) para 2030. Segundo Camilla Rossete, coordenadora de campanhas da ONG Animal Equality, "É inaceitável, uma vez que os maiores supermercados e varejistas do Brasil se comprometeram a banir as gaiolas com prazos muito inferiores.  São mais de 10 anos de sofrimento para as galinhas e nós sabemos que o mercado consegue fazer um compromisso melhor".

Macaque in the trees
Ativistas se unem em prol do término da comercialização de ovos de galinhas confinadas em gaiolas (Foto: Divulgação)

Outra ação aconteceu no Aterro do Flamengo, durante uma corrida patrocinada pelo Grupo Pão de Açúcar, que também comercializa ovos de galinhas que vivem em espaços minúsculos.  A coluna entrou em contato por e-mail com o GPA, confira a resposta da empresa*.

"Nós acreditamos em uma sociedade que pratica valores como a compaixão e o respeito. Por meio de projetos e campanhas inovadoras, queremos expor e abolir as práticas cruéis as quais os animais são submetidos na indústria de criação de animais para consumo", destaca Camila.

Macaque in the trees
Corrida no Aterro também contou com a ação de ativistas contra o confinamento dos animais (Foto: Divulgação)

A Animal Equality nasceu na Espanha, local que ainda promove touradas. "Nossas equipes presentes nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, Índia, México e Brasil são formadas por profissionais altamente qualificados, com anos de experiência em investigações secretas, campanhas e relações corporativas, abordagem política e desenvolvimento de programas educacionais em grande escala", revela.

Os ativistas são veganos e vegetarianos e lutam para que animais criados para consumo tenham o mínimo de sofrimento. "Com mais de 10 anos de experiência em campanhas internacionais, temos o compromisso de salvar o maior número possível de animais e avançar na redução do enorme sofrimento ao qual os animais de produção são submetidos. Avaliamos constantemente o impacto de nossas campanhas e programas para que nosso trabalho em salvar vidas seja cada vez mais eficiente", finaliza.

A coluna torce para que a ONG e os mercados negociem e diminuam o prazo de confinamento das galinhas. 

*Atualização (05/11): O GPA respondeu através de sua assessoria de imprensa, confira a nota na íntegra:

O Pão de Açúcar já formaliza com seus fornecedores, por meio da Carta de Ética de Fornecedores (www.gpabr.com/pt/sustentabilidade/transformacao-da-cadeia-de-valor/), a adesão dos mesmos a compromissos concretos em termos de bem-estar animal em conformidade às liberdades listadas no Código Sanitário para os Animais Terrestres de 2016 da Organização Mundial da Saúde Animal.

E em julho de 2017 o Pão de Açúcar foi o primeiro varejista brasileiro a lançar uma linha de Ovos de Galinha Livres de Gaiola, por meio da sua marca Taeq, iniciativa em linha com seu compromisso de:

Comercializar, até 2025, 100% de ovos das suas marcas exclusivas (Taeq e Qualitá) provenientes de criação livre de gaiolas, sempre respeitando a regulamentação e normas do setor;

Realizar auditorias e fazer acompanhamento dos seus fornecedores de marca própria, com objetivo de avaliar as suas práticas em termos de bem-estar animal;

Promover a oferta de produtos livres de gaiolas em suas lojas, e lançar novas linhas de produtos provenientes de criação livre de gaiolas;

Comunicar ao consumidor sobre os tipos de produtos vendidos, com objetivo de fortalecer o acesso à informação transparente sobre cada modo de criação;

Avaliar junto com o setor e públicos de interesse as ações que podem ser implementadas ao curto prazo para os produtos de outras marcas.

O Pão de Açúcar também oferece em suas lojas, linhas de ovos provenientes de produção orgânica (ovos de galinhas criadas com acesso ao ar livre e todos os grãos utilizados na alimentação das aves são orgânicos e livre de transgênicos) e caipira (ovos de galinhas criadas com acesso ao ar livre), que garantem a comercialização de ovos provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas e permitem ao consumidor uma escolha de compra que respeita o meio ambiente e o bem-estar animal.

Até agosto de 2019, 24,3% de nossas vendas de ovos de marcas exclusivas foram de ovos livres de gaiolas e 30,4% considerando todas as marcas.

O QUE ROLA POR AÍ

Feira vegana Vida Liberta comemora 21 edições na Barra da Tijuca

Macaque in the trees
(Foto: Reprodução do Facebook)

A Feira vegana Vida Liberta comemora 21 edições no Shoppping Downtown celebrando o aumento do interesse do público na filosofia do veganismo. O evento vai até sábado (02) quando será encerrado com um tributo ao eterno Tim Maia, na voz do cover Victor Sávios. A feira acontece na praça principal do Downtown, das 13h às 21h.

Além de ofertar gastronomia inclusiva – sem crueldade animal, sem glúten, sem lactose, vegana, low carb e funcional como kombucha, uma espécie de refrigerante probiótico, – a Vida Liberta destaca intensamente a questão ambiental, uma das bases do veganismo. Nela, o público pode consumir produtos sustentáveis e sem testes em animais como óculos de bambu, sabonetes de glicerina vegetal, shampoo sem parabenos e sulfatos, panos de cera que substituem plástico filme, canudos de inox, moda masculina, feminina, infantil e pet com malhas criadas a partir da reciclagem ou com fibras naturais. Além dos produtos, o público encontra terapias holísticas como quick massage e leitura de tarô.

Primeira feira a se opor ao uso do plástico descartável, a Vida Liberta começou a premiar financeiramente os expositores que diminuíssem suas pegadas ecológicas. As três marcas mais sustentáveis de acordo com a avaliação e auditoria da Simbiose EcoSoluções, empresa que recicla o lixo gerado na feira, recebem valores em dinheiro. Todos os resíduos recicláveis são enviados para cooperativas e na feira o público encontra copos retornáveis da Capim SeloVerde.

Os participantes são estimulados a levar seus bichos de estimação e, quem não tiver um, mas quiser voltar para casa com um, pode adotar na tenda da ONG Entre Pegadas. Para tornar o evento ainda mais atraente, o DJ Flávio Multiman agita a galera com Brazilian Soul de qualidade. No sábado (02), vai rolar um show com o cover do Tim Maia, Victor Sávios, às 19h. Durante todo o evento o A Zero21 Tattoo Studio estará fazendo flash tattoos.

Serviço: Feira Vida Liberta / Local: Praça principal do DowntownRJ – Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, RJ / Data: 30/10 (quarta-feira) até o dia 02/11 (sábado) / Horário: das 13h às 21h / Show Tributo a Tim Maia com Victor Sávios - acontecerá sábado dia 02/11 a partir das 19h /Entrada franca.

Divulgação - Combo vegano
Reprodução do Facebook -
Divulgação - Corrida no Aterro também contou com a ação de ativistas contra o confinamento dos animais
Divulgação - Ativistas se unem em prol do término da comercialização de ovos de galinhas confinadas em gaiolas