ASSINE
search button

Animais em risco de extinção desembarcam em locais inusitados no Rio

Exposição "Bichos do Brasil" da artista plástica Walkíria Barone conscientiza sobre a importância da preservação da fauna e flora

Divulgação -
Compartilhar

Provavelmente você já viu uma capivara, mas já se deparou com um tamanduá-bandeira, um bicho-preguiça, um lobo-guará ou uma onça-pintada? Que tal encontrar com eles e outras espécies da fauna brasileira numa estação do metrô ou no aeroporto? Mas calma, estou falando da exposição de pinturas "Bichos do Brasil em movimento" da artista plástica Walkiria Barone. A mostra leva obras que retratam a riqueza e a beleza da fauna brasileira para locais inusitados por onde passam milhares de pessoas por dia. A ideia é chamar a atenção, através da arte, para animais em risco de extinção. A coluna conversou com Walkíria na inauguração da exposição no metrô da Central do Brasil e acompanhou uma aula de pintura ministrada pela artista para crianças da Vila Olímpica da Mangueira, que aprenderam a desenhar uma capivara. O sucesso foi tanto, que a garotada vai fazer uma exposição junto com a artista na Mangueira.

Macaque in the trees
Exposição "Bichos do Brasil em movimento" está em cartaz em locais inusitados como estações do metrô e aeroporto (Foto: Daniela Calcia/Jornal do Brasil)

A exposição está dividida em 8 partes, duas delas estão no Rio (metrô da Central e saguão do aeroporto Santos Dumont) e as outras seis estão em estações de metrô da capital paulista. "Pra fazer essa exposição fiquei 'internada' no meu ateliê um mês inteiro, pintei todos os dias das 7 da manhã até meia-noite e produzi 70 obras", revela a artista, que na estação Central apresenta a série “Bichos conhecidos do Brasil” que retrata 11 espécies da nossa fauna. "Aqui estão os bichos mais conhecidos pois nunca tinha exposto dentro de uma estação aqui no Rio, achei legal todo mundo conhecer o meu trabalho", festeja.

Macaque in the trees
A artista ensinou a garotada a desenhar uma capivara (Foto: Daniela Calcia/Jornal do Brasil)

O objetivo das pinturas é chamar a atenção, através da arte, para animais em risco de extinção. "As pessoas passam e ao se deparar com as obras, algumas irão ver o animal pela primeira vez ou se lembrar deles e começar a pensar que eles precisam ser preservados. E aí vem o pensamento sobre a preservação do meio ambiente, pois não pode matar o lugar que eles moram, é um começo. A ideia é que todos olhem para esses bichos e comecem a pensar, isso faz um movimento para evitar que os animais sejam extintos".

Macaque in the trees
Walkíria doou o desenho da capivara para as crianças da Vila Olímpica da Mangueira (Foto: Daniela Calcia/Jornal do Brasil)

Walkíria se formou em artes plásticas pela Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo e sempre foi apaixonada por animais. "Na verdade eu sempre pintei bicho, quase fiz veterinária ao invés de artes plásticas, já pintei muitos animais, como a girafa, que eu amo tanto, adoraria ter uma fazenda de girafas". E conta um pouco a sua ligação com a bicharada. "Comecei a pintar há 30 anos, mas de 2010 para cá que foquei nos 'Bichos do Brasil', comecei a querer mostrar o meu trabalho em espaços inusitados como estações de metrô e parques. As obras foram exibidas em diversas cidades do Brasil e no Metrô de Nova Iorque. Em são Paulo tenho quatro obras permanentes em estações do metrô".

Macaque in the trees
As crianças aprendem a respeitar o meio ambiente de forma lúdica (Foto: Daniela Calcia/Jornal do Brasil)

E no primeiro dia a exposição recebeu a visita de crianças da Vila Olímpica da Mangueira, que participaram de uma aula de desenho com Walkíria. Primeiro aprenderam a desenhar uma capivara e depois cada um escolheu um animal para retratar e entre uma pincelada e outra Walkíria falava sobre a importância da preservação do meio ambiente. A integração foi tão grande, que a artista combinou com os pequenos de fazer uma exposição em conjunto, com obras dela e desenhos deles, na Vila Olímpica da Mangueira. A coluna torce pelo sucesso da empreitada e pela preservação das espécies! No metrô a exposição fica até o dia 09 de setembro, de segunda a sábado, das 5h à 0h e aos domingos das 7h às 23h. No Santos Dumont a mostra fica em cartaz até 06 de setembro. A entrada é franca. Para conhecer mais obras da Walkíria ou ficar por dentro da agenda das exposições, acompanhe o insta do projeto: www.instagram.com/walkiriabaronebichosdobrasil/

O QUE ROLA POR AÍ

'Me dê um lar' em Guadalupe

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

Neste sábado (10), vai rolar, das 12h às 18h, a Campanha de Adoção 'Me dê um Lar', com pets resgatados pelo projeto Bem Estar Animal. Para adotar basta ser maior de 18 anos e levar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Você também pode ajudar o projeto com doações de produtos de limpeza e higiene, casinhas, caminhas, toalhas, lençóis, cobertores, potinhos de alimentos, ração e medicamentos. O evento acontece no Shopping Jardim Guadalupe que fica na Av. Brasil, 22.155, Guadalupe, RJ. Telefone: 21 3512-9100.

------

Busucão promove adoção e vacinação em Caxias

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

No dia 17 de agosto, sábado, o projeto Apaixonados por Quatro Patas estaciona seu 'Busucão' no Caxias Shopping e promove campanha de adoção e vacinação de animais, das 10h às 16h. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, levar original e cópia da identidade, do CPF, de um comprovante de residência e passar por uma entrevista. Quem quiser levar seu pet para vacinar deve retirar uma senha no local, a ação será feita por ordem de chegada. São oferecidas vacinas V11 para cães e antirrábica para cães e gatos. Os organizadores solicitam uma colaboração de R$ 10 para cada tipo de vacina para que o projeto possa ampliar sua atuação. O shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2895, Duque de Caxias, RJ. Telefone: (21) 2430-5110 ou WhatsApp: (21) 9-9305-3611.

Divulgação -
Daniela Calcia/Jornal do Brasil - As crianças aprendem a respeitar o meio ambiente de forma lúdica
Daniela Calcia/Jornal do Brasil - Walkíria doou o desenho da capivara para as crianças da Vila Olímpica da Mangueira
Daniela Calcia/Jornal do Brasil - A artista ensinou a garotada a desenhar uma capivara
Daniela Calcia/Jornal do Brasil - Exposição "Bichos do Brasil em movimento" está em cartaz em locais inusitados como estações do metrô e aeroporto