Jornal do Brasil

JBicho & Cia

JBicho & Cia

Daniela Calcia

Idosinho vive num abrigo há 15 anos

Jornal do Brasil DANIELA CALCIA, daniela.calcia@jb.com.br

Essa semana vi no Instagram do grupo Adotapez um pedido de adoção para um cão que está há 15 anos num abrigo, o Idosinho! O post começa assim: "Quinze anos é uma data especial não é mesmo? Ganhamos festas, viagens, algumas meninas ainda debutam, mas vocês sabiam que 15 anos é o tempo que o nosso IDOSINHO está no abrigo?". Infelizmente ele não é o único! Rolei mais umas fotos e me deparei com a Princesa: "Tenho aproximadamente 12 anos, sou CASTRADA e VACINADA. Há 2 anos atrás, as tias do ADOTAPETZ me tiraram das ruas, eu já era idosa e tinha sido abandonada. Eu nem acreditava mais que algum dia eu teria uma chance de ganhar um lar, mas quando elas me levaram para um abrigo, meu coração se encheu de esperança. Acontece que nestes dois anos que eu nunca mais sai e ninguém nunca pediu para me olhar direito, provavelmente porque já sou mais velhinha". Entrei em contato e descobri que muitos outros idosos ainda aguardam uma família!

Macaque in the trees
Idosinho aguarda uma família (Foto: Reprodução do Instagram)

Entrei em contato com a Gabriela Dandara, que é coordenadora do grupo Adotapez, para saber como funciona o projeto e como podemos ajudar os vôvozinhos e vovozinhas. "Não temos espaço físico, ajudamos alguns abrigos e protetores independentes com a divulgação dos animais em nossas redes sociais e fazendo campanhas de adoção em diversos pontos do Rio". E continua, "Para realizarmos as campanhas temos que fazer uma logística com caronas solidárias, voluntários disponíveis, levar os animais castrados, vacinados e saudáveis. Nosso foco é que o bichinho ganhe uma família amorosa e responsável".

Mas nas campanhas a galera prefere pets filhotes ou jovens. "Muitos adotantes preferem animais com até dois ou três anos de idade. Um cão resgatado nessa idade, se não for adotado logo, envelhece num abrigo e pode entrar em depressão", revela Dandara, que ainda destaca: "Dos 300 cães que estão em abrigos que ajudamos, a maioria tem mais de 5 anos, ficam tempo demais esperando uma família, o Idosinho infelizmente não é o único". 

O médico veterinário Marcello Machado lista alguns benefícios em adotar um pet adulto ou idoso: “Cães idosos são geralmente mais calmos, companheiros e são ideais para quem leva um estilo de vida sem muitas agitações. São animais normalmente muito apegados ao dono". Outro ponto importante é que geralmente chegam educados. “Animais adultos e idosos em geral já têm alguns hábitos e são habituados a usar o tapete higiênico ou jornal". E destaca, “Nas primeiras semanas no novo lar, preste atenção aos medos do animal. Lembre-se sempre de agradá-lo com bastante carinho, passar confiança para que ele se sinta seguro. Nos primeiros dias é possível que ele tente fugir da sua casa, pois ainda não conhece o ambiente e está assustado, por isso, inicialmente, mantenha-o em uma área determinada até que você conquiste a confiança dele. Se tiver crianças vale também mais atenção, para que o animal se acostume pouco a pouco com elas".

O que você está esperando para abrir seu coração e adotar o Idosinho, a Princesa, o Velho Chico, a Gorda e tantos outros que nesse momento estão torcendo pra ganhar um lar quentinho, ração e te dar muito carinho e lambeijos? Eu recomendo os idosos, meu Frederico foi resgatado aos 10 anos, vai fazer 15 e é muito agarrado comigo! A próxima campanha de adoção do grupo será neste sábado (15) no Colégio Realengo (Rua Marechal Soares de Andreia, 90, Realengo, RJ), das 09h às 13h, entrada mediante doação 1kg de ração de cão ou gato. Se você quiser adotar, ser voluntário nas campanhas de adoção, dar carona solidária, doar ração ou ajudar de alguma forma, entre em contato com o grupo, somente por Whatsapp, pelo número: 21 99877-7762. Adote! 

O QUE ROLA POR AÍ

Conheça a gatinha MIA que funciona por inteligência artificial

Enquanto a tecnologia avança para criar assistentes pessoais que trazem todas as respostas, Whiskas faz o contrário e apresenta MIA - a primeira assistente pessoal inspirada na curiosidade dos gatos. Desenvolvida por meio de inteligência artificial, a gata não traz respostas, e sim questionamentos que estimulam a curiosidade dos humanos, em especial a das crianças, seres naturalmente ávidos por explorar o mundo como os felinos.

MIA funciona por sensor de presença. Ao perceber que está próxima a humanos, a gatinha assistente dá início a um diálogo. Ela lança perguntas sobre assuntos variados e de interesse das crianças, oferecendo opções de respostas. MIA é impressa em 3D e existente nas cores lilás e branco. Até agora foram lançadas algumas unidades da assistente pessoal em caráter de uso experimental. Conheça MIA:

------

Ursa Rowena recebe a visita da Rita Lee

“Ter encontrado com Rowena foi um dos dias mais especiais da minha vida.” Foi assim que Rita resumiu sua visita à ursa no santuário ecológico Rancho dos Gnomos, no interior de SP. A ursa foi roubada da Sibéria, vítima de tráfico de animais, e veio parar no Brasil onde recebeu o nome de Marsha. Sofreu em circos e zoológicos até ser resgatada em uma operação que envolveu protetores, associações e ONGs pelos direitos dos animais. No seu novo lar, foi rebatizada de Rowena. A história inspirou Rita em seu novo livro infantil “Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz” (Globinho). Na obra, em pré-venda e que chega às livrarias no final do mês, Rita ainda é uma das personagens, vovó Ritinha. As ilustrações são de Guilherme Francini.

“A gente já sabia que Rowena é assustada por ter sofrido nas mãos de humanos - além de ser um animal com instintos que devem ser respeitados. Então, pensei que não daria para chegar tão perto. Mas Rita cantou para Rowena, ela ficou calma e foi chegando perto. Resultado? Rita deu suco para ela e também ganhou lambidas nas mãos! Foi muito emocionante”, diz o editor do livro, Guilherme Samora, que acompanhou a visita. Luisa Mell - que bancou a construção do recinto no Rancho dos Gnomos e ajudou no resgate - também estava lá: “A Rita tem uma conexão muito especial com os animais. É impressionante”. Confira o vídeo da visita:

------

Dia Contra a Exportação de Animais Vivo

Entre os dias 13 e 16 de junho, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e diversas ONGs pelo Brasil protestam contra a exportação de animais vivos para abate. Este ano, serão feitas manifestações em mais de 40 países, em todos os continentes. Confira a programação:

------

 

'Me dê um lar' em Guadalupe

Neste sábado (15), vai rolar, das 12h às 18h, a Campanha de Adoção 'Me dê um Lar', com pets resgatados pelo projeto Bem Estar Animal. Para adotar basta ser maior de 18 anos e levar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Você também pode ajudar o projeto com doações de produtos de limpeza e higiene, casinhas, caminhas, toalhas, lençóis, cobertores, potinhos de alimentos, ração e medicamentos. O evento acontece no Shopping Jardim Guadalupe que fica na Av. Brasil, 22.155, Guadalupe, RJ. Telefone: 21 3512-9100.

------

Adoção e vacinação em Caxias

Neste sábado (15), o projeto Apaixonados por Quatro Patas estaciona seu 'Busucão' no Caxias Shopping e promove campanha de adoção e vacinação de animais, das 10h às 16h. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, levar original e cópia da identidade, do CPF, de um comprovante de residência e passar por uma entrevista. Quem quiser levar seu pet para vacinar deve retirar uma senha no local, a ação será feita por ordem de chegada. São oferecidas vacinas V11 para cães e antirrábica para cães e gatos. Os organizadores solicitam uma colaboração de R$ 10 para cada tipo de vacina para que o projeto possa ampliar sua atuação. O shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2895, Duque de Caxias, RJ. Telefone: (21) 2430-5110 ou WhatsApp: (21) 9-9305-3611.

 ------

Animais e meio ambiente bem cuidados

Macaque in the trees
Daniele (E) e Caroline investem em ativos naturais (Foto: Divulgação)

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência mundial. Preocupadas com a natureza, as sócias Caroline Ramalho e Danielle Santos, do Grupo Tudodvet, farmácia de manipulação veterinária fluminense, procuram investir em ativos naturais. Um dos exemplos é o sabonete em barra, fabricado com o conceito Waterless. Ou seja, é manipulado sem usar água em sua formulação. Já o Shampoo Natural Hidrante utiliza ingredientes naturais em sua fórmula, garantindo pets lindos e saudáveis. E, ao mesmo tempo, contribui para a conservação do planeta.

------

Iniciativas sustentáveis

Macaque in the trees
Shopping mantém horta sustentável no Rio (Foto: Divulgação)

Carioca Shopping e Caxias Shopping contam com locais especiais para o descarte adequado de pilhas, baterias e óleo de cozinha. Para reciclar basta levar as pilhas e baterias e descartá-las nos locais de reciclagem perto do SAC/Atendimento ao Cliente de cada shopping. Já o óleo de cozinha deve ser acondicionado em uma garrafa PET de 2 litros e eliminado apenas quando a garrafa estiver cheia, após a doação o cliente ganha um detergente líquido biodegradável. As lixeiras nas Praças de Alimentação

O Carioca conta também com uma Horta Orgânica, com adubo feito com resíduos naturais, como folhas e sobras de verdura, que são reintegrados ao solo em forma de composto e se transformam em nutrientes para as plantas. Tudo o que é produzido é doado para os funcionários do shopping e, pontualmente, para o restaurante Oliva, que utiliza os alimentos em seu cardápio permitindo que os clientes experimentem os produtos da Horta Carioca. Para conhecer a horta, os interessados devem agendar a visita pessoalmente no SAC. O Carioca Shopping fica na Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha, RJ. Tel: (21) 2430-5120.

------

#adotenaocompre

Mais uma vez a coluna divulga lindos bichinhos para adoção! E todos com nome de uma estrela do cinema, da música ou da literatura! Claudia Cardinalle, Burt Lancaster, Nina Simone, Charles Aznavour e outras superstars estão para adoção no Rio! São lindos cães e gatos castrados que procuram famílias amorosas e responsáveis que os acolham, cuidem e amem como membros de suas famílias. São animais mansos, meigos, carinhosos e beijoqueiros que merecem e precisam de novas famílias! Quem puder ajudar com ração ou outras despesas dessa galera, basta entrar em contato por e-mail com a monicaholden@yahoo.com.br

------

Campanha de Adoção em São Cristóvão

Neste sábado (15) o grupo Anjos e Protetores realiza campanha de adoção de cães e gatos na Pet Zoo. O grupo aceita doações de ração para cães e gatos, vasilhas, coleiras, guias e medicamento. O evento acontece das 10h30 às 15h e o endereço é Rua São Luiz Gonzaga, 421, São Critovão, RJ (Próximo ao Largo da Cancela). Confira: