ASSINE
search button

Economia & Carnaval

José Peres -
Colunista Jan
Compartilhar

É preciso não superestimar os números no período do carnaval, alerta o professor de economia da UFRJ, Mauro Osório, que defende a realização de um amplo estudo sobre a economia da folia, não só relacionada aos dias de festa, mas principalmente sobre seu impacto no correr de todo o ano. O professor lembra que o Rio de Janeiro possui um mix particular de belezas naturais de mar e de montanha, históricas e culturais que podem ser muito melhor exploradas. Mas, de fato, o estado nunca desenvolveu uma política séria de turismo que integrasse a Guanabara ao seu interior. É preciso atrair turistas de dentro e de fora do país mas, efetivamente, hoje apenas cinco municípios (fora a capital) tem o turismo como sua principal atividade econômica: Búzios, Parati, Itatiaia, Arraial do Cabo e Mangaratiba. "Isso pode ser amplificado várias vezes", defende o professor. "A criação de uma governança metropolitana pode facilitar que finalmente seja universalizado o saneamento e a água naquela região. Isso despoluirá a Baia de Guanabara e será mais um ativo turístico fundamental".

Uns & outros

Enquanto a Mangueira desfilava na avenida sua homenagem a Marielle Franco, quem literalmente assistia a tudo de camarote era Marcello Siciliano, um dos suspeitos de tramar a morte da vereadora do PSOL. O edil curtiu o desfile numa boa no camarote da Câmara Municipal. Já a família de Marielle, assassinada no meio do mandato, não foi nem convidada.

Retorno de fauna

Nem tudo são más notícias. Ontem à tarde, moradores gravaram um coral de rãs piadeiras (Adenomera Marmorata) que voltaram a cantar na APA Senhor dos Milagres, no sopé nordeste do Morro da Babilônia. Há 20 anos a Associação de Moradores da Lauro Muller trava uma luta em defesa daquela área verde, ameaçada por invasões de estacionamentos e oficinas. Pelo som acredita-se que era um encontro reprodutivo.

Dinastia Menezes Soares

A má influência do cartel das empresas de ônibus nos principais administradores da cidade e do estado não é de hoje, lembrava ontem uma raposa felpuda que já viu que muito um tudo. O foragido Rei Arthur, alcunha de Arthur Cézar Menezes Soares Filho, benfeitor do ex-governador Cabral e da cúpula do (P) MDB, é filho de um servidor público aposentado, ex-secretário de Transportes por longa data, que, ao afastar-se do serviço público, tornou-se diretor da... Fetranspor. Arthurzinho era mesmo fadado ao poder.

Golden shower

Nossa sorte é que nesses momentos difíceis a gente sempre pode contar com a Márcia Tiburi para nos dar um norte: "não devemos fingir que não sabemos do "gozo perverso", em sentido freudiano, que teve o presidente ao mostrar a cena que o está desmistificando nas redes", tuitou a ex-candidata do PT ao governo do Rio."O inconsciente é o verdadeiro dono do poder".

Oficina de reparos

Errei sim, manchei meu nome! O diálogo narrado ontem na coluna sobre o dia da votação do AI 5 em 1968 foi entre costa e Silva e o vice Pedro Aleixo, o único a votar contra. Costa e Silva ponderou que ele podia confiar nos generais que usariam com parcimônia os poderes, e Aleixo disse que se preocupava com o guarda da esquina. O signatário, envergonhado, pede desculpas aos leitores. Carnaval é dose!

LANCE LIVRE

Anderson Vescah é o responsável pela edição dos looks da nova campanha da AD lifestyle, que prepara suas lojas para receber em breve a nova coleção de inverno. As mulheres serão as grandes homenageadas da próxima Feira do Lavradio, que acontecerá, excepcionalmente, neste sábado, devido ao Carnaval. A Feira terá atrações musicais para homenagear o Dia Internacional da Mulher.