ASSINE
search button

Erro de estratégia

José Peres -
Colunista Jan
Compartilhar

Para o consultor politico Jackson Vasconcelos, o episódio do recuo do governo em relação à nomeação de Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé, como suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, marcou um erro crasso de estratégia de Jair Bolsonaro. Em video que circulou no fim de semana entre politicos do Rio, ele lembra que ao aceitar compôr um conselho do governo, sabendo como Bolsonaro pensa, Ilona correu um grave risco de imagem. O capitão, aponta o consultor, continuaria tomando suas decisões independente de Ilona, o que no médio prazo a levaria a renunciar desgastada tanto com o governo quanto com seu grupo. "Mas o próprio governo não permitiu que ela se queimasse no processo ao não deixar que ela tomasse posse. Então ela sai fortalecida como alguém que estava disposta ao diálogo e a contribuir", diz Jackson. "Na outra ponta, Bolsonaro que teve por muito pouco tempo a oportunidade de passar pra populacao a ideia de ser um governo disposto a compor, a conversar, a entender que o Brasil não é só dele, mas que existem opositores, perdeu a oportunidade e novamente reforçou a imagem negativa de um governo radical".

Carnaval geek

High tech mesmo é o bloco Mamãoreco que desfila hoje pelas ruas do Recife. Seus organizadores aceitaram criptmoedas como Bitcoin, Ethereum, entre outras altcoins, para vender seus abadás. A ideia do bloco é chamar atenção de artistas para as vantagens do registro de propriedade intelectual com a tecnologia blockchain.

Troco carnavalesco

A sátira política se fez presente, como de hábito, nos blocos que desfilaram ontem pela cidade. Teve um monte de gente de laranja, coro das deputadas do PSOL cantando o samba da Mangueira no Boitatá, mas poucas coisas foram tão bem sacadas quanto o folião que carregava uma placa de rua quebrada com o nome do governador W2.

Futuro interrompido

Sandro, pai de Artur , enviará para o seu pai, Lula, uma lembrança do neto na próxima visita que o ex-presidente receberá de seus advogados, em Curitiba. Uma camiseta do Corinthians , que o garoto gostava muito de usar. No funeral de seu neto, Lula disse aos amigos que o menino jogava futebol muito bem e acalentava o sonho de se tornar jogador profissional.

Descanso na Bahia

O ministro Marco Aurélio Mello foi descansar na Praia do Forte, na Bahia mas não quis assistir o desfile dos trios elétricos, em Salvador, ao contrário do ano passado. "Nesse último ano, bati recorde de leituras de processos. Cento e vinte passavam pelas minhas mãos, semanalmente, disse o ministro do STF. "Estou exausto. Só praia."

Alô, mamãe!!

Agnaldo Timóteo começou a produzir em parceria com o pesquisador da MPB Thiago Marques um curta-metragem sobre Dalva de Oliveira _ de quem foi amigo e intérprete. Vai se chamar Dalva do Brasil, uma referência à primeira gravação da cantora, ao lado de Francisco Alves.

Nota triste

Alfredo Jacinto Melo, o Neném, será velado hoje em seu amado Bip Bip, que ele transformou em um dos mais tradicionais redutos do samba carioca. O gurufim está marcado para começar às 8h, com previsão de término às 15h. O enterro será às 16h, no São João Batista.


LANCE LIVRE

-

A cantora Hanna fará show de Bossa Nova na festa dos Embaixadores do Rio, organizada por Bayard Boiteux, dia 25 de março, no Sofitel. O deputado Renato Zeca fez ontem uma victoria no 4º BPM para verificar as condições de trabalho dos policiais que trabalharão esses dias na Sapucaí.