ASSINE
search button

Moeda de troca?

José Peres -
Colunista Jan
Compartilhar

O clima pesou ontem no Ministério do Meio Ambiente. De uma canetada só, o ministro Ricardo Salles, exonerou 21 superintendentes do Ibama nos estados, mantendo apenas os superintendentes do Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. As exonerações saíram ontem no Diário Oficial da União. Não há ainda nenhuma informação se os outros seis superintendents serão também exonerados ou sobre o motivo para os afastamentos. Os processos serão cuidados por substitutos enquanto se aguarda a nomeação dos novos ocupantes. A decisão preocupa os ambientalistas que já desenham hoje dois cenários possíveis. O primeiro, é que o ministro cumpra uma antiga promessa de nomear militares para 24 destas superintendências. O segundo, e que circula com mais força pelos corredores do ministério, é que estes cargos serão guardados para entrar na mesa de negociações com o Congresso como moeda de troca pela aprovação da Reforma da Previdência. A única certeza é a da manutenção em seus postos dos titulares do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Ambos são apadrinhados pela secretária-executiva do Ministério, Ana Pellini, acusada de improbidade administrativa e dano aos cofres públicos quando foi secretária do governo de Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul.

Dívida Ativa

E o PSOL, heim? Quem diria....O Partido Socialismo e Liberdade, titular do CNPJ 08.745.7720001-64, está inscrito na lista de devedores que possuem débitos com a Fazenda Nacional e o FGTS. Segundo a Procuradoria da Fazenda, o valor total devido é de R$ 400.047,33. Depois falam mal do Bradesco

Economia é isso aí

A nova diretoria do Detran resolveu rever todos os contratos de aluguel firmados pelo órgão. O objetivo é reduzir em no mínimo 30% os custos com estes espaços. A ordem é estabelecer parcerias com shoppings ou cartórios que possam abrigar as unidades do departamento sem onerar o órgão. Uma das primeiras negociações já deu certo: o posto de identificação civil do Méier vai ser instalado no 21º Ofício de Notas, sem cobrança de aluguel.

PT da vida

A ida de Wladimir Garotinho para o PSD pegou o pessoal do PRP literalmente com as calças nas mãos. Para o vice-presidente estadual Demerval Caetano a notícia atestou o "eivado caráter do velho morubixaba". Demerval disse ainda que foi preciso dobrar resistências internas para aceitar Garotinho no partido. "Esse é o modus operandi da família, o jeito Anthony Garotinho de se relacionar", afirmou.

Luz no fim do túnel

O cenário pós-eleições já está trazendo bons resultados para o mercado de saúde suplementar. A Golden Cross, uma das principais operadoras do setor, registrou crescimento de 107% nas vendas de planos de saúde no último quadrimestre (de outubro/18 a janeiro/ 19) em comparação ao mesmo período do ano anterior. Somente em janeiro, a evolução foi de 130% (em comparação ao mês de janeiro de 2018), resultado que indica o início da recuperação do segmento pós-crise.

Senta a pua!

O Ministerio Público acolheu representação do vereador Renato Cinco (PSOL) e vai investigar decisão anunciada pelo Bispo Crivella de restringir a circulação de ônibus pelo Centro. Cinco lembra que a medida inclusive ignora lei dele mesmo que exige a publicidade desse tipo de mudanças e a realização de audiências públicas.

Olha o Lupi aí, geeente!!

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou presença e promete muita alegria e samba no pé durante o desfile do bloco Órfãos do Brizola, que vai agitar a Praça Tiradentes hoje, a partir das 17h. O samba, de autoria de Dalton Cunha e Guilherme Salgueiro, chama Educação sem mordaça.