Assembleia em suspense

José Peres
Credit...José Peres

Meio mundo político aguarda a edição de hoje do Diário Oficial da Assembleia que deverá finalmente trazer os nomes dos presidentes das comissões permanentes. O presidente André Ceciliano passou os últimos dias tentando fazer a mágica de encaixar três deputados nas duas comissões mais importantes da Casa: a Comissão de Constituição e Justiça e a de Orçamento. Tudo caminhava bem, até o deputado Rodrigo Amorim, da ala heavy metal do PSL, pegar o microfone e chutar o pau da barraca. O parlamentar acusou o presidente da "entregar a Assembleia ao PSOL", que nas palavras dele estaria praticando "imperialismo" nas comissões. Ceciliano tentou acalmá-lo, mas Rodrigo não quis conversa. Terminou o discurso e saiu furioso para o gabinete. Ele disputa a presidência da Comissão de Orçamento com o deputado Gustavo Tutuca, do P (MDB), que é apoiado pelo chamado "Grupo dos 12", uma dúzia de parlamentares liderados pelo deputado Jairo Bittencourt (PP), que representa o grupo político de Cabral, Picciani e companhia. Até o discurso, a tendência era deixar a turma de Tutuca ao relento. Agora, tudo pode acontecer. Corram para as bancas!

Luxo do lixo

Deu no D.O. do Município. A Comlurb contratou a Doce Rio Fretamento e Turismo para locar vans e micro-ônibus para a limpeza da cidade. O contrato é de exatos R$ 28,7 milhões de reais. Com essa grana, dava pra comprar 175 vans Ducato, com todos os opcionais.

Sua Excelência, o resultado

No lugar de buscar um carisma que não tem ou acreditar que sua eleição não foi a conjugação de fatores improváveis, o governador W2 deveria começar a perseguir bons resultados na sua gestão. Bons resultados falam por si, economizam gastos com marqueteiros, suadouro em corridas com o Bope e conferem popularidade. Não é o que ele quer?

Mais eleição

Líder da bancada do Rio em Brasilia e em campanha para a reeleição, o deputado Hugo Leal mal teve tempo de comemorar a indicação de Alessandro Molon como líder da Oposição, o que o tirou da disputa. Agora, o deputado Sargento Gurgel, do PSL, mandou avisar que apresentará seu nome à disputa.

O cri-cri

Caso se confirme a ida de Rodrigo Amorim para a Comissão de Orçamento, o PSL decidiu que vai escalar o deputado Alexandre Knoploch para ser o calo no sapato do PSOL na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.

Perigo! Perigo!

Nada é tão ruim que não possa piorar. O governador W2 não renovou o convênio de "Monitoramento Climático" com a famosa Fundação Cacique Cobra Coral. "Todo novo governo precisa renovar o pedido", explica Osmar Santos, marido de Adelaide Scriptori, a médium que incorpora o espírito do cacique. "Só então a solicitação é encaminhada ao plenário da fundação para aprovação ou não pelo Cacique".

-----

LANCE LIVRE

A Fundação Cesgranrio promove dia 26 o seminário "Mudanças no perfil do pedagogo". O evento é aberto ao público. O IED abre suas portas aos interessados em conhecer seus cursos e professores, com uma série de aulas abertas. No próximo dia 15 de março, às 18h30, o curso Master Profissional em Marketing de Moda realiza a Aula Aberta Marketing de Moda - Planejamento de Comunicação, com Daniele Aragão. O vereador Major Freitas promove hoje sessão de congratulações aos PMs envolvidos na controversa operação do Fallet Fogueteiro.