ASSINE
search button

Histórias de verão

Compartilhar

O verão está pegando fogo mesmo é na praia de Muquiri, na Costa Verde do Rio, tudo porque o prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, proibiu o estacionamento na orla até dia 10 de março. Moradores e comerciantes reagiram à decisão. "Muitos moradores não tem garagem e sempre estacionaram em frente de suas casas, agora temos de parar a um quilômetro de distância da orla", protesta Orlando Castro, morador da praia desde os anos 1980. Eles organizaram um abaixo-assinado protestando contra a decisão, alegando inclusive prejuízo aos donos de quiosques, já que muitos veranistas, sem poder parar os carros por ali, foram em busca de outras praias. Mas como o prefeito não mudou de ideia, a turma apelou para a Comissão de Transportes da Assembleia, alegando violação ao seu direito de ir e vir. Diante do enrosco, o presidente da comissão, deputado Dionisio Lins (PP), enviará hoje ofício ao prefeito buscando uma solução negociada. "Caso contrário, daremos entrada em uma ação na Promotoria de Defesa do Consumidor do MP", diz o parlamentar.

Varandão da memória

Confirmada a queda do ministro Gustavo Bebbiano mais um paraquedista deverá assumir uma função de destaque no governo Bolsonaro: o general Floriano Peixoto. Nessas horas, vale lembrar uma resposta de Tancredo Neves quando, no fim do governo Geisel, perguntaram-lhe se poderia vir a apoiar o general Hugo Abreu (ex-comandante da Brigada Paraquedista) para presidente: "Não desço nem meio fio antes de olhar antes, como vou apoiar um paraquedista para presidente?"

Melhor prevenir

Conhecido pelas suas dezenas de boxes de madeira, o Ceasa firmou um Termo de Ajuste de Conduta com os Bombeiros e está investindo R$ 18 milhões em um novo sistema de combate a incêndios. Será composto de um reservatório de 474 mil litros d'água, bombas de 250cv e uma rede submersa de hidrantes de alta pressão distribuída em todos os pavilhões, com uma extensão de cerca de 6 km. A previsão da obra é de 18 meses.

Eleições no Sebrae

Foi uma surpresa e tanto no meio sindical patronal o registro nos últimos minutos do segundo tempo da candidatura de Roberto Mota a diretor superintendente do Sebrae-RJ. Motta teve apoio da Faerj, mas seu principal cabo eleitoral mesmo é o governador W2.

É que

Apostava-se alto que Antônio Alvarenga, tido como "dono" da Sociedade Nacional de Agricultura há décadas, e candidato da situação, concorreria sozinho. A favor de Motta contam suas experiências como executivo no Banco Mundial, na transição do governo Witzel e na Secretaria do Conselho de Segurança, que o qualificaria como um nome capaz de sanear o Sebrae-RJ com independência.

Ouvi Nuseg?

O deputado Alexandre Knoploch, da ala heavy metal do PSL, resolveu começar o mandato cutucando um vespeiro. Protocolou pedido de CPI das universidades estaduais do Rio. "O objetivo é fazer com que os gestores dessas universidades apliquem bem o dinheiro público", diz o parlamentar.

Com todo respeito

Quem quer saber de Wagner Victer? De todas as recentes mudanças na Assembleia poucas estão sendo tão comentadas como a promoção a diretora de departamento, símbolo A-1, de Alyne Pimentel Guimaro. Ex-modelo a beldade tinha extensa folha de serviços prestados ao cerimonial da casa.


LANCE LIVRE

-

Thereza Rocque da Motta lançou seu primeiro livro infantil "A Fada das Pedrinhas", com ilustrações de Felipe Trigueiro. A Escola de Ciências Sociais da FGV promove hoje, na abertura do ano letivo a palestra "Cidade e patrimônio: o caso do Rio de Janeiro", com a professora Lúcia Lipp.