ASSINE
search button

Quem sai aos seus

Compartilhar

Wladimir Garotinho assumiu o seu primeiro mandato na Câmara Federal há poucos dias e já está chamando atenção. Não necessariamente por alguma grande realização. Talvez até pelo contrário. O primeiro-filho de você sabe quem nomeou como secretários parlamentares em seu gabinete dois filhos da terra: Thiago Ferrugem e Thiago Godoy, ex-vereadores em Campos dos Goytacazes, QG da República do Chuvisco. O detalhe é que os dois Thiagos são alvos da Operação Chequinho, acusados de participação de um suposto esquema de compra de votos na eleição de 2016 em Campos. Segundo a Polícia Federal, a ação trocava a inclusão no programa social Cheque Cidadão por votos. Afilhado de Garotinho e amigo de infância de Wladimir, Ferrugem chegou a passar uma temporada de tornozeleira eletrônica por determinação da Justiça. Ex-secretário municipal de Governo de Rosinha, Godoy foi preso em 2017 juntamente com os ex-governadores e Antônio Carlos Rodrigues, então presidente nacional do PR.

Disputa na Alerj

Prossegue a briga surda pela presidência da Comissão de Orçamento da Assembleia. O governador W2 tem operado na surdina para que o cargo seja ocupado pelo deputado Rodrigo Amorim (PSL), mas Gustavo Tutuca P (MDB), corre por fora. Rodrigo já deu sinais que caso perca a parada, vê com bons olhos a presidência da Comissão de Defesa Civil.

Aliás e a propósito

Para surpresa geral, até agora não está havendo briga para compor o colegiado da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. O maior enrosco dos articuladores da Casa é a Comissão de Constituição e Justiça, que já recebeu duas vezes mais indicações do que vagas. “Os radicais ficaram calmos”, brinca uma raposa felpuda que acompanha a cena.

Meu precioso

O prefeito interino de Niterói, Paulo Bagueira, está tomando gosto pela coisa. Já confidenciou que se até depois do carnaval o titular do cargo, Rodrigo Neves, não sair da cadeia, vai começar a dar o tom dele à gestão.

Fim de festa

Polêmica à vista na EBC. O presidente interino, Luiz Antonio Ferreira, decidiu não renovar o contrato de manutenção predial da empresa no Rio. São 11 prédios, incluindo estúdios de rádio e TV. No projeto de transição que apresentou ao presidente Jair B, a ideia é concentrar a empresa em Brasília, dizimando a praça do Rio.

Rumo à Rússia

A carioca Laura Maria Oliveira Ferreira faz parte de um grupo de 40 estudantes brasileiros que embarca amanhã para a Rússia. Eles vão fazer o curso de Medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk, considerada uma das 10 melhores instituições do país. Os brasileiros descobriram recentemente as vantagens de estudar na Rússia. A principal delas é o custo. Um semestre numa universidade de grande porte na terra de Putin sai em torno de US$ 3.100, incluindo hospedagem e seguro saúde.

Mulheres & ciência

A professora Celina Figueiredo e a doutoranda Laura Moraes, ambas do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ, participarão amanhã do evento “Mulheres na Ciência”, promovido pela Firjan, em parceria com a ONU Mulheres para debater o papel da mulher dentro de áreas científicas, tecnológicas, de engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Laura Moraes falará sobre pesquisas que apontam caminhos para que as universidades atraiam mais alunas para ciências exatas e consigam retê-las no corpo discente.

LANCE LIVRE

A Secretaria estadual de Educação promoverá a Semana de Enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Bruce Weber inaugura exposição de fotos de grandes nomes do surfe mundial dia 16 de fevereiro, na Galeria da Gávea.

Tags:

garotinho | informe | jb