ASSINE
search button

O PSL está PT da vida

Compartilhar

Foi entre urros de ódio e lágrimas de desespero que a bancada do PSL recebeu ontem a notícia de que o (P) MDB, malandro que só, articulava a indicação de Gustavo Tutuca para a presidência da Comissão de Orçamento da Assembleia. A ala heavy metal do bolsonarismo tinha como certa a indicação do deputado Rodrigo Amorim para vaga. Não necessariamente por merecimento, já que o PSL tentou a todo custo evitar a reeleição de André Ceciliano para a Presidência da Casa. Mas porque durante as negociações que levaram à desistência do deputado Marcio Pacheco em concorrer contra André, o Orçamento seria ocupado por um nome alinhado ao governador W2. “Estou declaradamente pleiteando essa vaga porque acho que posso contribuir, mas não tenho acordo com ninguém”, despistava Rodrigo ontem á tarde. Com o passar das horas, os sinais de fumaça entre os palácios Guanabara e Tiradentes foram ficando cada vez mais intensos e o entorno político de W2 operou pesado para garantir a vaga para o deputado do PSL. A princípio, a operação deu certo. Mas como a eleição para as comissões é só no fim do mês, até lá tudo pode acontecer.

Construindo pontes

Pesou na decisão de W2 em apoiar Rodrigo Amorim o conselho de que era mais prudente evitar abrir velhas feridas. O deputado do PSL é um militante antigo de projetos que mudem o Museu do Índio. Witzel por sua vez, enquanto juiz federal, foi quem deu parecer recomendando deixar a Aldeia Maracanã com os “indígenas”.

Base, que base?

Raposas felpudas que acompanharam as primeiras sessões da Assembleia divergiram sobre quase tudo em encontro na Fiorentina (onde mais?), mas concordaram num ponto. Desde Marcello Alencar o governo não começa a gestão sem o tradicional rolo compressor no plenário da Casa. Hoje, W2 não tem 10 deputados para chamar de seus.

Cirurgia pioneira

O urologista Ricardo Ribas fará hoje, no Hospital CopaStar, o primeiro autotransplante robótico de rim da América Latina em um caso de Síndrome de Quebra Nozes, uma compressão da veia renal esquerda. Devido às dores provocadas pela rara doença, a paciente, há anos, não conseguia trabalhar nem desempenhar simples tarefas em casa. Há expectativa é de que ela retome a vida normal em 2 meses.

Azul & rosa

Pela primeira vez, policiais da Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância serão capacitados hoje em temas como identidade de gênero e orientação sexual, além de decretos e leis voltados à comunidade LGBTI+. A apresentação será feita por um grupo de psicólogos e assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Palmas para ele

Aos 87 bem vividos, Noca da Portela vai encarar domingo que vem uma feijoada no Espaço Cultural do Catete. É uma homenagem dos antigos moradores do bairro ao compositor que ali viveu dos 5 aos 17 anos e rascunhou seus primeiros sambas. “São todos velhinhos, na minha faixa etária”, diverte-se Noca. A turma fez parte da Irmãos Unidos do Catete, agremiação extinta no fim dos anos 50.

Eu, heim?

A torcida do Fluminense recebeu Paulo Henrique Ganso ontem no aeroporto com um cântico que provocava o rubro-negro Arrascaeta porque “nunca jogou com Neymar”. Bom, se esse critério quer dizer alguma coisa, até o Pará já jogou com o craque do PSG.

------------

LANCE LIVRE

Claudio Castro, presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo, produziu documentário sobre seu avô, o engenheiro Richard, que construiu o bairro do Grajaú.