ASSINE
search button

O DNA do crime

Compartilhar

O ministro Sérgio Moro ganhou ontem um aliado na proposta de criar um grande banco de DNA de criminosos de todo o país. O deputado eleito Paulo Ganime, do Partido Novo, foi recebido em audiência pelo ministro e saiu empolgado com o que escutou. Uma lei aprovada em 2012 estabeleceu a inclusão obrigatória, no banco nacional, do DNA de condenados por crimes hediondos e por delitos praticados com violência. Mas as perícias estaduais não adotaram o procedimento. Hoje o Banco Nacional de Perfis Genéticos conta com apenas 10.439 registros de material genético cadastrados da esfera criminal, dos quais 6.805 são vestígios encontrados em locais de delitos e apenas 3.269 de pessoas sentenciadas. “Algumas pessoas veem essa iniciativa com maus olhos, imaginando implicações éticas variadas”, diz Paulo Ganime. Para o parlamentar, a tecnologia seria algo como a evolução natural de técnicas como a coleta de impressões digitais. “Já há casos que graças ao mapeamento genético foi possível evitar a condenação de pessoas inocentes”.

Bafão

Como era de se esperar, deu o maior bafão na comunidade a mudança do nome do Programa Rio Sem Homofobia para Rio Amizade LGBT. “Essa mudança de nome é uma falta de respeito com cada gay, lésbica , travesti e transexual que foi assassinado ou sofreu violência”, bateu Marcelo Garcia, ex-secretário municipal de Ação Social.

Tipo Tinder

“Parece nome de site de relacionamento”, ironizou o ex-coordenador de Diversidade Sexual da Prefeitura Carlos Tufvesson. “Acho que se queriam mudar o nome, deveriam ter puxado para algo com mais referência à questão da cidadania”.

Fofura?

A advogada e trans Giowana Cambrone, contudo afirma que “uma mudança no nome do programa é uma demanda antiga dos movimentos sociais organizados, que pleiteavam por um nome inclusivo das outras identidades e orientações sexuais”. Ela diz, porém, que a inclusão do termo “amizade” repercutiu mal nas redes. “A ‘fofura’ do nome não identifica o programa pelo que ele realmente é”.

Fazendo a egípcia

Até o fechamento desta edição o governador W2 não havia confirmado comparecimento na cerimônia de posse amanhã dos novos deputados estaduais.

E tome imposto

O Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção do RJ) está entrando com uma ação para restabelecer o abatimento da base de cálculo do ISS da Construção Civil das subempreitadas já tributadas. É que com a terceirização estão sendo cobrados impostos do mesmo fato gerador duas vezes, onerando as obras.

Preju

Só ano passado, o prejuízo foi de cerca de R$ 65 milhões para as empresas do setor, cerca de 1% do faturamento. A iniciativa tem base em outros municípios, que obtiveram êxito sob argumento idêntico, configurando uma jurisprudência a favor do setor da construção civil do município.

Bom pra cachorro

Na crise é preciso improvisar, e a rede de hamburguerias WhataFuck, de Curitiba, foi além de permitir a entrada de cães e gatos em seus restaurantes. Criou um biscoito de cachorro com sabor de hambúrguer para quem quiser levar o totó na hora do lanche. O petisco, um ossinho de 20g, sai pela besteira de R$ 3 a unidade.

Lance Livre

O III concurso de fantasias para pessoas com deficiência, organizado pelo Projeto Praia Para Todos, acontecerá no próximo domingo, às 10h, entre os postos 5 e 6 da Praia de Copacabana. A Velha Guarda Musical da Mangueira se apresenta domingo, às 18h, na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre