ASSINE
search button

Dossiê mulher

Compartilhar

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes, nomeará hoje a delegada da Polícia Civil Sandra Ornelas como subsecretária da Mulher em cerimônia com pompa, circunstância e a presença do governador W2 no Palácio Guanabara. O tema está entre as pautas prioritárias do novo governador. Segundo o levantamento Dossiê Mulher 2018 do Instituto de Segurança Pública, as mulheres continuam sendo as maiores vítimas dos crimes de estupro (84,7%), ameaça (67,6%), lesão corporal dolosa (65,5%), assédio sexual (97,7%) e importunação ofensiva ao pudor (92,1%) no Rio. Ligações para o serviço 190 da Polícia Militar, classificadas como crimes contra a mulher, representam 11% das ocorrências, perdendo apenas para perturbação do trabalho e sossego alheios (14,5%). Em 2017, foram registradas 119.887 ligações com ocorrências. Caberá à subsecretaria planejar e executar ações de proteção às mulheres vítimas de violência. Além do trabalho de inteligência no enfrentamento à violência, serão realizadas ações de promoção, engajamento e conscientização dos direitos da mulher.

Fez água

Os envolvidos podem até recusar a admitir no momento, mas já fez água a candidatura alternativa do deputado Chicão Bulhões à presidência da Assembleia. Até o fechamento desta edição, a turma de novos deputados não havia conseguido reunir o número necessário de 16 parlamentares para formalizar uma chapa. A eleição será neste sábado.

Troca de boné

Depois de ciscar para todo o lado, ao PSL caberá indicar à bancada de 12 deputados se abster de votar. Mas não será surpresa se alguém acabar votando na chapa de André Ceciliano. Segundo uma raposa felpuda do gabinete de W2, a bancada mudou de perfil nos últimos tempos: “Os radicais ficaram mansos e os mansos ficaram radicais”.

Home care 1

Desembargadores da 25ª Câmara Cível do TJ do Rio mantiveram a decisão que obriga a Unimed a disponibilizar, em cinco dias, tratamento domiciliar para Jussara Rocha Loureiro contemplando os serviços indicados, sob pena de arcar com multa de R$20 mil.

Home care 2

Cliente do plano de saúde, a idosa passou por constrangimento ao ter sua solicitação de serviço de Home Care negada pela empresa, que se recusou a cumprir os serviços necessários para que ela pudesse deixar o Hospital das Clínicas de Jacarepaguá.

Brumadinho é aqui

É difícil achar alguma notícia positiva sobre a área ambiental após esse absurdo de Brumadinho, mas pelo menos o novo governo exonerou o controverso coordenador do Instituto Chico Mendes no Rio, Ricardo Raposo. Não é nada, não é nada, bem, talvez não seja nada mesmo.

Varandão da memória

Wagner Montes era um personagem, sem dúvida, inesquecível. Embora nem sempre pela finesse. Em certa ocasião, em um jantar com jornalistas, não hesitou em levantar-se e anunciar para a plateia, formada em parte por mulheres: “Agora dá licença que vou até ali fazer chorar o gigante”.

__________

LANCE LIVRE

A Secretaria de Educação de Maricá lançou o edital do programa Passaporte Universitário, que tem o objetivo de habilitar instituições educacionais de ensino superior interessadas em formar convênio para conceder bolsas de estudo aos moradores do município. A galeria Zagut, no Shopping Cassino Atlântico, abre quarta-feira a exposição “Somos da Geração 80”.