ASSINE
search button

Uma reforma empacada

Compartilhar

Há pelo menos três motivos para o Bispo Crivella adiar sua sonhada reforma no secretariado da Prefeitura. Em primeiro lugar vem a tentativa de Crivella de se aproximar do PSL do presidente Bolsonaro. Mas como o partido não consegue nem se entender, está difícil fazer qualquer costura. O segundo motivo é a briga de egos que tomou conta da Prefeitura entre o secretário de Infraestrutura, Sebastião Marinho, e o até então todo poderoso primeiro-ministro Paulo Messina. Finalmente, a terceira é mais complicada questão é o desdobramento da Secretaria de Conservação, o que faria o Meio Ambiente novamente ganhar status de secretaria. Mas engana-se quem pensa que é pasta ecológica o que causa ruídos nos corredores do Palácio da Cidade. O que todos os vereadores ambicionam, é a Conservação, a grande atendente do varejo dos edis nos bairros, responsável por consertar praças ou podar árvores, por exemplo. O atual secretário é uma indicação direta do presidente da Câmara, Jorge Felippe, que acaba de ser reeleito. Tirar a indicação do presidente é comprar briga das boas, que Crivella ainda não sabe se terá ou não condições e peito de enfrentar em ano pré-eleitoral.

Justiça seja feita

Até o fechamento desta edição, e por mais que a ala heavy metal do PSL faça beicinho, o governador W2 não determinou nenhuma despetização, caça às bruxas, ou alguma fascistice do tipo, no governo estadual.

Recorde de flagrantes

Em 2018, o TJ do Rio atingiu a marca de quase 20 mil audiências de custódia, em que detidos em flagrante são levados à presença do juiz 24h após a prisão. É um número quase três vezes superior ao do ano anterior, quando houve 6.639 audiências. Na audiência de custódia, o juiz analisa a legalidade e a conveniência da prisão.

Interiorização

As 20 mil audiências são creditadas à expansão, na gestão do desembargador Milton Fernandes de Souza, presidente do TJ do Rio, das centrais de custódia para o interior fluminense. A Justiça fluminense é a única no país que cobre todo o território do estado com essas audiências. As unidades funcionam em Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, além da Central de Custódia na capital instalada dentro do presídio de Benfica.

Ela merece

O verbete relacionado a Miúcha, morta há duas semanas, foi o mais procurado este ano no Dicionário Online Cravo Albin. Se serve de consolo, a busca pela irmã do Chico foi a primeira a superar a pesquisa sobre a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que ocupou o primeiro lugar durante 2018 todo.

Neotrabalhista

Ciro Gomes contou a amigos cariocas que aproveitou o descanso de final de 2018 e início de 2019 para se debruçar em estudos sobre a administração do ex-presidente Getúlio Vargas.

Armas pra lutar

Chamou a atenção do signatário a presença de fuzis e escopetas nas mãos dos PMs que foram “acompanhar” a encenação do coletivo “És uma maluca”, cuja performance foi censurada pelo governo W2 por fazer referências à tortura durante a Ditadura Militar. Se um dos artistas, sei lá, tirasse a roupa, por exemplo, a tropa ia fazer o quê? Abatê-lo?

Azul e amarelo

O ator Tonico Pereira mandou fazer nova camiseta para a coleção de seu quiosque em Botafogo: “Não nasci de azul, também não nasci de rosa, nasci foi nu, e portanto não sei qual é o meu sexo”.

___________

LANCE LIVRE

A Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, comemora sete anos de atividades neste domingo com apresentação especial da Velha Guarda da Mangueira. A cantora Hanna receberá o título de Embaixadora do Rio, em um cerimônia em março, no Sofitel, a convite de Bayard Boiteux.

Tags:

arma | cidade | cor | governo | informe jb | PM