ASSINE
search button

Racha na Ayuasca

Compartilhar

E o bolsonarismo conseguiu rachar a União do Vegetal, uma das doutrinas religiosas brasileiras que usa o chá ayuasca em seus rituais. Tudo porque ainda no segundo turno, um dos principais dirigentes da UDV, mestre Raimundo Monteiro, divulgou um áudio pedindo votos para Jair Bolsonaro em um discurso que, na visão de alguns fiéis, contraria frontalmente as ideias dos fundadores da doutrina. Mestre Raimundo falou duramente contra as passeatas gay, a ideologia de gênero e o aborto, entre outros temas. “Cartilhas para crianças de 5 anos defendendo a libertinagem na escolha de como se vestir é um absurdo. Isso repudiamos da mesma forma. Entendemos como uma intromissão do maligno e do governo nas famílias que não querem nada disso em suas vidas”, afirmou, por exemplo. Não foi a primeira vez que o líder religioso se envolveu em polêmicas. Em 2008, ele assinou um longo documento contra o homossexualismo em nome da União do Vegetal. Só que os tempos agora são outros. Em grupos de whatsapp a turma da UDV do B discute agora intensamente como reagir. Os próximos trabalhos do pessoal serão tensos.

Alô, MP!!

A vereadora Teresa Bergher mirou no que viu e acertou no que não viu. Lembra do Chininha, que deixou a banda Nosso Sentimento e foi contratado por R$ 42 mil para animar o Réveillon de Sepetiba? Foi candidato a federal pelo PRTB da base do Bispo Crivella. Teve 11 mil votos, mas não se elegeu.

Olho no lance

A bancada eleita do PSL não quer mesmo dar sossego ao PT. Prepara um grupo para atuar na liderança do partido na Alerj cujo principal tarefa será acompanhar com lupa cada ato, ofício ou decisão dos petistas que estão sendo convidados para compor o governo de W2.

Trocou de mal?

O governador W2 anda preocupado com o isolamento da futura bancada do PSL na eleição da Assembleia e mandou convite para um jantar de realinhamento estratégico. Os parlamentares ainda não confirmaram a data.

O onipresente

É que a bancada eleita do PSL anda tendo problemas internos para resolver. Descobriu que o Robson, companheiro da deputada eleita Alana Passos, já dormiu com o inimigo. Ele foi assessor do ex-petista Zaqueu Teixeira, que foi candidato a vice de Índio da Costa. Curiosamente, acumulava o cargo com o de assessor de iluminação da Secretaria de Infraestrutura de Nova Iguaçu.

Evoé

O novíssimo bloco Jair se Arrependendo convoca a massa para seu desfile no dia 5 de março, terça-feira de Carnaval, em frente ao condomínio da orla da Barra onde o presidente Jair Bolsonaro possui residência. Os organizadores pedem que todos venham de roupas verde e amarelas e o esquenta da bateria será com o clássico hit anti-fascista Bella Ciao.

Pesos & medidas

É impressionante a diferença de tratamento da Assembléia no caso Queiroz, o motorista de Flávio Bolsonaro, e no famoso episódio que acabou com a carreira política da deputada Janira Rocha, do PSOL. Eleita em 2010, a sindicalista foi flagrada em um esquema semelhante de cotização dos salários dos assessores. Janira por pouco não foi cassada pelo parlamento e quase foi expulsa do partido.

Em tempo

Das várias acusações que surgiram contra Janira na época, estava a de agir para insuflar greves em corporações militares. É que ela apoiava a greve dos bombeiros. Seu principal interlocutor naquele período acabaria eleito pelo PSOL e depois ganharia a cena nacional: o Cabo Daciolo.

__________

LANCE LIVRE

O Museu Nacional de Belas Artes comemora 82 anos com lançamento do projeto AdotARTE e doação de acervos. Carlos Alberto Serpa entrega o Prêmio Cesgranrio de Teatro, dia 21, no Copacabana Palace, com roteiro de Leandro Bellini.