ASSINE
search button

Onde está o dinheiro?

Compartilhar

Bastou o governador W2 falar em empoderamento do Porto do Açu em uma de suas primeiras entrevistas que a turma da política de São João da Barra, município onde se localiza o famoso porto, já ficou toda assanhada. Sobrinha de prefeito e com três mandatos no currículo, a prefeita Carla Machado, do PP, tentará manter seu grupo político no comando da cidade nas eleições do ano que vem. Mas a oposição já está se mexendo. Um dos grupos se articula em torno do deputado estadual Bruno Dauaire , do PRP, que também é oriundo de uma família de políticos da região e conta com o apoio declarado do ex-governador Garotinho e, em especial, do primeiro-filho Vladimir. A fragmentada esquerda local tenta construir um nome, que provavelmente deve vir do PDT, e existe até uma articulação do Partido Novo buscando uma novidade quente entre o empresariado da região. De todas as ambições de Eike Batista, o Porto de Açu talvez seja a mais bem sucedida de todas as suas poucas realizações. Isso explica causar tanto alvoroço na política municipal de São João da Barra.

O Rio do futuro

Um exemplo do pantagruélico apetite de algumas cabeças do setor imobiliário. O vereador Renato Cinco (PSOL) conta que durante os debates em torno do novo Código de Obras da cidade, a ala heavy metal do mercado tentou aprovar autorização para apartamentos de apenas 10 metros quadrados, incluindo o banheiro.

Malandragem

Para não pegar mal, o argumento era que a Câmara não precisava fixar um tamanho mínimo para os imóveis, mas uma média mínima por prédio.

Solução salomônica

Cinco reagiu. E apresentou uma emenda sugerindo o mínimo de 35 metros quadrados e obrigando a separação do banheiro. Conversa de cá, conversa de lá, fechou-se um acordo onde o mínimo ficou em 25 metros.

Em tempo

Vale lembrar que por muito menos que isso o ex-prefeito Luiz Paulo Conde quase apanhou quando tentou autorizar a construção de flats de 30 metros quadrados.

Digital detox

O primeiro-ministro Paulo Messina tem hábitos que causam estranheza. Homem reservado, ele evita responder e-mails ou mensagens de whatsapp nos fins de semana. Se não for emergência, a resposta, quando vem, é tipo hoje.

Pagando pra ver

Não há analista político do Rio hoje que aposte contra a reeleição de André Ceciliano como presidente da Assembléia. Mas o deputado Rodrigo Amorim, da ala faca na caveira do PSL, provocado pela coluna, mantém-se firme: “Nunca fecharemos com o PT”, garante. Das duas uma: ou é astúcia ou suicídio político.

Jogo de xadrez

Na dança de balé do Bispo Crivella com o PSDB dançou a subsecretária de Defesa da Mulher, Comba Marques, juíza do trabalho aposentada. Para o lugar foi a funcionária de carreira Joyce Braga.

Só que...

Pelos gramados do Palácio da Cidade, diz-se que Joyce foi nomeada apenas para esquentar o banco. A Defesa da Mulher está cotada para voltar a ter status de secretaria, e entraria no baralho político das mudanças que o prefeito pensa em fazer em seu primeiro escalão.

LANCE LIVRE

O CCBB exibirá um panorama com os primeiros trabalhos da carreira de Scorsese, até dia 28 de janeiro. A mostra “Museu Nacional Vive” com a coleção de Carlos Latuff está em cartaz no Museu da República, diariamente até 2 de fevereiro.

Tags:

informe | jan | jb