ASSINE
search button

A vida como ela é

Compartilhar

Polêmica à vista. Organizador do texto do novo código de obras quando secretário de Urbanismo do Bispo Crivella, o deputado Indio da Costa vê uma grande chance de, a partir de seu trabalho, dar início a uma fase de desfavelização do Rio. “O novo código incentiva que pessoas de maior e menor renda morem no mesmo prédio porque ficam autorizadas construções de apartamentos com diferentes metragens. O menor tamanho passa a ser de até 25 m² e isso faz com que as pessoas possam morar com mais qualidade e regularizadas.” O tema remete à antiga polêmica da época do prefeito Luiz Paulo Conde, que teve brecada a ideia de autorizar flats de, na época, até 30m². “A nova lei, que está mais de acordo com a realidade das pessoas : Jovens, idosos, aposentados, viúvas e viuvos, que não precisam morar em apartamentos tão grandes; e como o preço do imóvel se dá pelo valor do metro quadrado, se a unidade for menor, o preço do imóvel é menor também”, defende o parlamentar. Assim, diz ele, poderia incluir pessoas de menor renda na moradia formal, pagando IPTU e tendo sua escritura definitiva no registro geral de imóveis com mais tranquilidade.

Só que...

Indio alerta que só falta a Câmara Municipal fazer o dever de casa: “Falta aprovar a Lei de Uso e Ocupação do Solo; de Licenciamento e Fiscalização; e a Lei de Parcelamento do Solo”, ressalta. “Esse conjunto todo mais o novo código farão o Rio entrar num processo de desfavelização, por um lado; e por outro, num virtuoso processo de regularização.” Com a palavra, a nobre Câmara Municipal.

Filme antigo

Moradores do Morro do Preventório, em Charitas, Niterói, relatam ter recebido ontem um aviso preocupante. Segundo eles, policiais do 12º BPM espalharam que a partir de hoje ninguém pode mais circular de boné ou mochila pela comunidade. A alternativa, o leitor já imagina.

Valeu, Bolsonaro

A taxa de ocupação dos hotéis de Brasília na posse de Jair Bolsonaro superou a marca de 85%. Foram mais de 500 mil visitantes entre eleitores e delegações internacionais segundo o Ministério do Turismo.

Um brainstorm

O Bispo Crivella convocou todos os administradores regionais para uma reunião de emergência. Na porta, todos tiveram que deixar o celular. O evento começou com um vídeo resumindo as realizações da Prefeitura que, diz o alcaide, não são divulgadas.

E seu resumo

“Rotina virou realização”, resmungou na saída um experimentado servidor da prefeitura. “Nada emblemático. Remédio e equipamentos para hospitais, reforma de escolas, e ele continua atacando o Eduardo Paes”.

Evoé, momo

Na volta da aguardada série notícias verdadeiramente importantes: As escolas de samba retomam suas atividades essa semana. Comemorando seus 87 anos, a Unidos da Tijuca volta a promover hoje seus ensaios de rua. O da Mocidade é amanhã.

No estaleiro

Noca da Portela, 87, que foi internado no fim do ano no Hospital Vital, no Engenho Novo já está em casa recuperando-se com a família, mas foi proibido de fazer shows até o Carnaval. “Mas pode anotar aí que vou desfilar no carro da Velha Guarda da Portela”.

___________

LANCE LIVRE

A Qualité Turismo promove em setembro o Magical Dance Tour, primeiro festival internacional de dança da América Latina na Flórida, reunindo Escolas e Grupos de dança brasileiros. Verônica Peixoto estará na exposição “Fixo só o Prego”, dia 11, no Espaço Cultural Sergio Porto,no Humaitá.