ASSINE
search button

Armados com arte

Compartilhar

A arte nunca deixou de ser a forma mais orgânica de protesto. O single “Governador”, da banda Bloco C, lançado este mês, representa este poder de forte crítica social com êxito. “Veja a intervenção / de quem é golpista e comanda a nação / já era pra ter resolvido / tá sempre trocando o pé pela mão / se a ordem agora é desordem / progresso é só ilusão / cortaram na carne do povo / tiraram saúde e educação.” diz a letra do sambinha disponível nas principais plataformas digitais. A produção do projeto ficou por conta de Guilherme Gê, que pertenceu ao selo Albatroz, de Roberto Menescal. O fonograma tem a participação de músicos importantes como Marcos Suzano no pandeiro, repique, tamborim, surdo e ganzá; Rodrigo Sha no sax barítono e flauta em sol e Claudio Infante na bateria. O Videoclipe é uma animação genial que mistura ilustrações e colagens feitas por Barbara Coimbra Chacel e contará com fotos feitas pelo seu pai, o fotógrafo premiado Custódio Coimbra, em áreas de desabamento no estado do Rio.

Mais amor, por favor

Pela primeira vez o Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz, será palco de uma premiação e mostra fotográfica, com o tema “Mais amor por favor”, organizado pela Associação Cultural Movimento Territórios Diversos. A primeira edição do evento tem como homenageado o fotógrafo Walter Firmo, e contará, no corpo de jurados, com nomes como Custódio Coimbra, Severino Silva, Wania Corredo, Marco Antônio Portela e Cacau Fernandes.

Turismo em alta

A participação direta do turismo na economia em 2018 foi de US$ 56,8 bilhões em 2016, o equivalente a 3,2% do PIB. Já a contribuição total do setor foi de US$ 152,2 bilhões, 8,5% do PIB nacional, de acordo com dados divulgados pelo aeroporto RioGaleão.

Parceria do bem

Campeão na realização de transplantes renais no Estado do Rio, o Centro Avançado de Transplante de Órgãos e Tecidos do Hospital São Francisco na Providência de Deus firmou parceria com a PUC-Rio para uma pós-graduação na área. Será a primeira a formar cirurgiões em transplantes adultos e pediátricos, inclusive em crianças com menos de 15 kg. Com duração de um ano, o curso irá formar médicos cirurgiões especializados na realização de transplantes renais.

Cultura seletiva

De acordo com pesquisa recente do Ministério da Cultura, chamada de Cultura nas Capitais, 63% dos cariocas não foram a um museu sequer no último ano. Pior que isso, 24% nunca foi a um museu na vida. Entre jovens até 15 anos a estatística assusta. Nas classes D e E, 69% nunca foi a um museu. Entre os representantes da classe C, 27% nunca foi, na classe B, apenas 31% nunca estiveram em um museu. Por fim, na classe A todos os jovens já estiveram em museus em algum momento da vida.

Tapem os ouvidos

Quem estiver por São Cristóvão no Réveillon, favor tomar cuidado com os fogos. De acordo com o ZooRio, pela localização do zoológico, nenhuma providência será tomada para acalmar os animais durante a virada do ano.

Voa, papito

Eduardo Suplicy aproveitará o recesso da Câmara Municipal de São Paulo para participar do Seminário Internacional sobre a Renda Básica, em Cambridge, entre 14 e 15 de janeiro. Autor do projeto que institui a renda mínima no Brasil, em 2004, o ex-senador, depois do encontro em terras inglesas , terá outra reunião sobre o mesmo assunto, dia 25 de janeiro, em Nairobi, no Quênia.

LANCE LIVRE

A Lojas Americanas e a B2W Digital doaram, juntas, pelo segundo ano consecutivo, 2.000 cestas básicas para a Campanha Natal Sem Fome, somando cerca de 20 toneladas de alimentos.