ASSINE
search button

Mero aborrecimento?

Compartilhar

Uma vitória importante passou batida pelo noticiário semana passada. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça derrubou definitivamente a súmula 75, aquela que permitia aos juízes dos juizados especiais não estabelecerem valores a serem ressarcidos aos consumidores prejudicados. Os milhares de casos eram considerados por suas excelências “mero aborrecimento”. A vitória deve-se em grande parte ao sempre alerta deputado Carlos Minc, que além de realizar audiências com o presidente do tribunal Milton Fernandes de Souza, promoveu no plenário da Assembléia uma grande audiência pública que reuniu mais de 300 juízes, promotores e advogados. “É uma vitória importante para os consumidores, visto que a Justiça Especial do Rio estava sendo completamente esvaziada”, conta Minc. “Sem falar que a média dos valores arbitrados pelos juizados especiais do Rio era de quatro a seis vezes inferior ao que era praticado em Minas ou São Paulo”. Agora, cumpra-se!

Vem coisa boa aí

Notícia mais leve para você, amigo leitor, que acordou curtindo a ressaca da ceia de ontem. Desembarca depois de amanhã no Rio o historiador e apresentador de TV francês Stéphane Bern. Ele apresenta um dos programas “cabeça” mais assistidos de seu país o “Segredos da História”. Stéphane prepara um programa sobre o imperador Dom Pedro II com locações previstas no Museu Imperial, Floresta da Tijuca e o Real Gabinete Português, entre outros. O Museu Nacional, por razões óbvias, ainda é dúvida.

Só pra saber

A notoriedade de Stephane Bern não se deve apenas pelos inúmeros programas de TV e rádio que apresenta na França. Ele foi nomeado como “Monsieur Patrimoine” pelo presidente Emannuel Macron, pela sua defesa do patrimônio cultural e arquitetônico francês.

Jóias do Rio

Graças às vendas on line a Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio) estima crescimento de 5% do setor em relação ao ano passado, quando o estado exportou US$ 15 milhões em joias e bijuterias. Para incrementar ainda mais as vendas a associação está lançando uma versão on line do guia É do Rio!, que reúne os nomes mais expressivos do design carioca de jóias. O Brasil hoje responde por metade do mercado de jóias na América Latina que, estima-se, irá movimentar US$ 8 bilhões até 2020.

Bela Gil

O Uber Eats aposta que 2019 o brasileiro vai ficar ainda mais vegano em termos de gastronomia. A análise foi feita com base nos pedidos feitos em 2018. Aliás e a propósito, o alimento mais pedido no Brasil este ano foi açaí.

Chapa quente

O PT do Rio já está começando a montar uma chapa de arromba para as eleições de 2020. Entre os puxadores de legenda, dois nomes estão confirmados: o do futuro ex-senador Lindberg Farias e Márcia Mora na Filosofia Tiburi.

A nota das notas

O signatário fará uma pausa nas transmissões e retoma a coluna e as lives do Informe na página do JB no Facebook no dia 2 de janeiro. Aos amigos mortadelas, coxinhas e isentões os votos de um Natal sem tretas e um Réveillon melhor ainda. Bom 2019 a todos.