ASSINE
search button

Um teste de fogo

Compartilhar

A declaração do governador eleito Wilson Witzel, o W2, que chamou os deputados estaduais de “demagogos” em recente evento, pode acabar lhe custando caro 15 dias antes da posse. Amanhã a Assembleia apreciará dois projetos de emendas ao orçamento que, na prática, impedirão o futuro governo de remanejar recursos de uma área para outra. Um deles, do deputado Marcelo Freixo, reduz de 25% para 10% a autorização para abertura de créditos suplementares sem tramitação legislativa. Outro, do tucano Luiz Paulo, reduz de 25% para 20% a autorização para abertura de créditos suplementares e limita os recursos devido às restrições por programa de trabalho. Quem entende dos pormenores da execução orçamentária garante que aprovadas as emendas, o novo governo já começará engessado. A votação será um teste de fogo para a capacidade política dos novos ocupantes do Palácio Guanabara.

----

Faixa no peito

O governador eleito W2 é de fato um inovador. Ele pediu ao Cerimonial do Palácio Guanabara que confeccionasse uma faixa, estilo presidencial, mas nas cores azul e branca e com o brasão do estado. Quer recebê-la de Francisco Dornelles na cerimônia de transmissão do cargo dia 2. W2 será assim o primeiro governador do Rio “enfaixado”.

Constrangimento

O açodamento de alguns deputados eleitos do PSL anda causando constrangimentos. Na semana passada, Alexandre Knoploch cismou que queria participar da reunião dos líderes. Comte Bittencourt e Marcelo Freixo precisaram lembrá-lo que ele só toma posse em fevereiro. Knoploch acabou sendo retirado da reunião.

Reage, Rio

Má notícia para o Rio. Funcionários da LATAM no aeroporto do Galeão foram informados ontem que a empresa deixará de operar voos internacionais a partir da cidade em abril.

É que deu praia

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio promoveu ontem um seminário chamado “Agenda para o futuro”, no qual debateu as perspectivas do estado do Rio. Dos 34 deputados estaduais reeleitos, apenas sete participaram. Já entre os outros 36 deputados de primeiro mandato, apenas quatro se interessaram pelas discussões.

Beck & incenso

Por essa Gregório Duvivier não esperava. O programa especial de 2018 que ele apresentou recentemente na HBO mereceu um artigo imeeeeeenso no site da Causa Operária desancando o humorista e acusando-o de ser mais um militante do PAPaL, o Partido do Apartamento da Paula Lavigne. “Entre um beck e um incenso, esses intelectuais debatem a construção de uma sonhada justiça social. Uma jornada cívica, florida e pacífica, rumo ao amor e à igualdade”, diz um dos trechos.

Vestindo amarelo

A festa mais cara de virada de ano este ano não tem nada a ver com o clássico Réveillon de Copacabana. O primeiro lugar no pódio ficou com a festa White Rooftop, no Lagoon, custando nada a menos que R$ 18 mil pelo camarote Premium View DJ Side. Para ter uma ideia, o Copa está cobrando quase R$ 4.000 pela sua tradicional festa.

------

LANCE LIVRE

A Livraria do IPP já está em clima de Natal. Para comemorar a data, todas as compras realizadas durante o mês de dezembro terão 20% de desconto. São mais de 450 títulos, entre mapas, documentos e livros sobre a cidade. O evento de cultura digital Like Fest, que será realizado em São Paulo nos dias 27 e 28 de abril, está com os ingressos à venda em www.likefest.com.br.