ASSINE
search button

E agora, Niterói?

Compartilhar

Com a prisão ontem do prefeito Rodrigo Neves, na Operação Alameda, desdobramento da Lava-Jato, Niterói pode ter novas eleições nos próximos meses. É que segundo o artigo 61 da Lei Orgânica do Município, em caso de vacância do cargo de prefeito e inexistente vice-prefeito nos três primeiros anos do mandato, novas eleições serão feitas no prazo de 90 dias. Comte Bittencourt, que fora eleito vice de Rodrigo, abdicou do cargo para continuar na Assembléia. Só que a coisa pode não ser tão simples assim. “Fizemos uma sessão extraordinária para a posse do presidente da Câmara, Paulo Bagueira”, conta o vereador Leonardo Giordano. “Agora, a questão da eleição ou não vai depender de uma consulta que será feita ao Judiciário”. Apenas no decorrer do inquérito e quando houver uma definição se prisão de Rodrigo será considerada “vacância do cargo” ou “impedimento temporário”, é que se poderá definir se haverá ou não eleições.

Furto de óleo
De 2015 para cá, a Petrobras registrou nada menos que 552 furtos de combustível em seus dutos pelo Brasil. Segundo a empresa, somente nos 11 primeiros meses deste ano foram registradas 64 ocorrências apenas no Rio.

Sangue negro
A empresa reconhece as dificuldades de vistoriar quase 14 mil quilômetros de dutos espalhados pelo país. Mas a questão é que os furtos, além dos problemas financeiros, podem causar graves acidentes. Em um episódio famoso na Nigéria em 2006, uma explosão ocorreu durante um furto de combustível matando 269 pessoas.

Triste coincidência
O local para onde os ventos levaram o óleo que vazou sábado da Petrobras é uma área de proteção que foi replantada pela Fundação Onda Azul...com recursos da multa que a Petrobras levou pelo vazamento do ano 2000! Passados 18 aos, o local virou uma floresta de manguezal, foi transformado no Parque Municipal Barão de Mauá e, amanhã, seria apresentado seu plano de manejo, que incluía a instalação de trilhas de arvorismo e outras atrações.

Mudança abortada
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, preso ontem, estava de malas prontas para trocar o PDT pelo PSB. O ex-petista nunca se sentiu à vontade no partido, e costumava reclamar de não ter espaço na direção nacional. A idéia era anunciar a mudança depois do Carnaval.

Benza deus!
Falando em PDT, o presidente nacional Carlos Lupi anda precisando se benzer. Escanteou Jorge Roberto Silveira, quadro histórico do partido, para entregar o PDT de Niterói para Rodrigo Neves. Depois escolheu Pedro Fernandes para candidato a governador e na sequência ele saiu do partido.

O uísque do general
Sábado à noite, enquanto todo mundo discutia o imbróglio do motorista de Flávio Bolsonaro, o vice eleito, Hamilton Mourão, jantava feliz da vida ao lado da mulher na Fiorentina, no Leme. O general chegou sem seguranças, pediu uma pizza, bebeu uma dose de uísque (porque ninguém é de ferro) e fechou com uma goiabada cascão de sobremesa.

Lance Livre 

Franco de Castro Conceição promove lançamento seguido de roda de conversa do livro “Borboletear: o ato de ser e educar em mutação”, quinta-feira, às 14h, no Centro Universitário Celso Lisboa. Carlos Alberto Serpa dirige o espetáculo Natal in Concert, que irá até o dia 22 , no Teatro Cesgranrio. O livro que comemora o primeiro centenário da ETN/CEFET. Será lançado hoje, a partir das 16h, no auditório 2 do colégio, na Avenida Maracanã.