ASSINE
search button

Futebol de várzea

Compartilhar

Está prevista para esta semana, na 21ª Vara Cível do TJ, a decisão final sobre a pendenga da Prefeitura contra o modesto Clube Everest, em Inhaúma. Último campo de grama natural do subúrbio do Rio, o Everest é palco de pequenas histórias de grandes nomes do futebol carioca. Por lá surgiram craques como o atacante Vitinho, do Flamengo, e foi contra o Everest que Zico marcou seu primeiro gol, ainda na escolinha do Mais Querido. Hoje, o local recebe jogos da Liga de Futebol das Atléticas Universitárias (LFAU) nos finais de semana. Nos outros dias, o gramado é preservado. Crivella quer acabar com o campo para atender a 400 moradores em situação de risco de desabamento na comunidade do Parque Everest. A decisão foi anunciada em março deste ano, após as fortes chuvas que derrubaram o alambrado do estádio. A situação é frequente, pois o Rio Faria Timbó alaga e causa transtornos. O problema é que o estádio, criado em 1953, foi tombado pela Câmara Municipal, o que não comoveu Crivella. A região tem outros terrenos que podem facilmente receber um conjunto habitacional, sem sepultar uma história de 50 anos relacionada ao nosso maior esporte. Depois a gente leva de sete e não sabe por quê.

Transição religiosa

Estudo do professor de demografia José Eustáquio Diniz Alves promete dar o que falar. Ele apresenta dados para sustentar que os católicos deverão ficar abaixo dos 50% da população brasileira até 2020, e serão ultrapassados pelos evangélicos em números absolutos até 2032.

Lascou-se

O Orçamento 2019 do estado do Rio recebeu nada menos que três mil emendas dos ilustres senhores deputados estaduais. Todas terão de ser apreciadas até o fim do ano legislativo, que se encerra dia 20.

Ciência Hoje 1

O ex-aluno de doutorado da Coppe/UFRJ, Mario Andrés Noriega, recebeu recentemente o XII Prêmio Nacional de Engenharia Química da Colômbia, pela tese de doutorado defendida na Coppe, em 2016. Foi a primeira tese defendida em regime de cotutela, no âmbito da cooperação entre as duas instituições.

Ciência Hoje 2

Mario Noriega desenvolveu um processo tecnológico inédito, capaz de elevar em até 12 vezes a produtividade na geração de biodiesel. O reator concebido e testado por ele diminui o custo de produção, viabilizando a redução do preço do produto final para o consumidor.

Cidade abandonada

Mais um retrato do descaso da Prefeitura com a cidade. A estátua do escritor Millôr Fernandes, morto em 2012, que fica no ponto entre a Praia do Diabo e a Praia do Arpoador, está coberta pela ferrugem.

Vamos a la playa

O projeto Praia Para Todos, organizado pelo Instituto Novo Ser para portadores de deficiências voltou às areias da Barra e Copacabana onde fica até abril. Entre as atividades estão banho de mar, vôlei sentado, frescobol, piscina infantil, handbike e stand up paddle. “Mudamos o paradigma de que uma pessoa deficiente não pode frequentar a praia. Precisamos alertar a sociedade sobre a acessibilidade”, ressalta o coordenador Ricardo Gonzalez.

Kardecismo suíno

Das duas, uma: ou um certo depósito tem motivação espúria ou foi um agrado do motorista à madame. Cartas para a redação.

----

LANCE LIVRE

A Ortobom acaba de doar 44 conjuntos de base/colchão/ travesseiro para o Centro de Excelência Pelé Academia de Futebol que vai inaugurar na próxima semana em Resende. O Largo da Carioca será a sede até quinta-feira da 10ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes.