ASSINE
search button

Não é a mamãe!!

Compartilhar

Causou espécie entre os funcionários da Secretaria de Cultura a indicação de Ruan Fernandes Lira como titular da pasta no futuro governo W2. Não pelas muitas qualidades do rapaz, mas pelo potencial de encrenca que suas relações familiares podem causar. Suplente de estadual pelo PROS, Ruan é filho da juíza Cláudia Valéria Bastos Fernandes Rodrigues, acusada no início dos anos 2000 de corrupção passiva pelo TRF da 2ª Região em um rumuroso caso de supostas vendas de decisões judiciais. Anos depois ela foi acusada pelos servidores do Fórum de São João de Meriti por práticas que configurariam assédio moral e abuso de autoridade. No processo, os servidores disseram que ela os chamava de “toupeiras” ou “trastes” entre outros termos pejorativos. As denúncias foram arquivadas. Mas a juíza chamou atenção mesmo foi por um episódio invulgar ocorrido em junho do ano passado. Um motorista de Uber atingiu a traseira de seu carro na avenida Delfim Moreira, no Leblon. O chevrolet Cruze dele explodiu, mas por sorte ninguém se feriu. Foi então amplamente noticiado que a juíza era a feliz proprietária de um possante SUV Mercedes GLE 350 blindado. Um brinquedinho que não sai por menos de R$ 400 mil.

-----

Recordar é viver

Nessa horas vale lembrar a máxima de uma não tão velha raposa felpuda da política carioca: “Desde a redemocratização, todos os governadores do Rio começaram o mandato candidatos ao Planalto e terminaram tentando arrumar um jeito de não saírem presos do Palácio Guanabara”. Pezão, nem isso.

Ponte aérea

O governador eleito João Doria convidou o coordenador do Afroreggae, José Júnior, para ser seu secretário de Desenvolvimento Social. Júnior agradeceu, mas envolvido com sua produtora e a transformação da ONG, declinou.

Gol de placa 1

Torcedores de futebol agora podem adquirir artigos de seus ídolos e, de quebra, ajudar causas sociais. A plataforma online Football for a Cause começou a vender uniformes utilizados em treinos ou partidas oficiais, revertendo metade do valor para projetos educacionais. Na loja virtual, já constam camisas autografadas de Everton Ribeiro (Flamengo) e Gabigol (Santos).

Gol de placa 2

A iniciativa acaba de vencer a terceira edição do ProLíder, programa de desenvolvimento de lideranças e empreendimentos de impacto social. A ideia surgiu para o carioca André Georges, 25 anos, após ver torcedores oferecerem 100 euros por uma garrafinha d’água de Iniesta após uma partida do Barcelona.

Reage, Cartola

Depois da Mocidade Independente foi a vez da Mangueira anunciar que não terá atividades em seu barracão no mês de dezembro. A pindaíba que ameaça o próximo carnaval periga levar outras escolas a seguir o mesmo exemplo.

Novos ares

Líder no Brasil em medicina preventiva, a Med-Rio Check-up vai abrir em Paris sua primeira filial internacional.

Polêmica à vista

O vereador David Miranda (PSOL) e a turma do Sarau do Escritório, que há cinco anos ocupa a Praça João Pessoa, na Lapa, apresentaram ontem projeto de lei para homenagear a travesti, atriz e ativista Luana Muniz, falecida em maio de 2017. Querem dar o nome da Rainha da Lapa, como era conhecida, ao largo que celebra o ex-governador da Paraíba, assassinado no Recife em 1930.

----

LANCE LIVRE

A Casa do Saber Rio promove debate sobre a Inquisição em Portugal e na Espanha dias 6 e 13 de dezembro. A Villa Aymoré recebe até domingo, a Feira Oriente de Artes Visuais, antes conhecida por Fotoarte. A Rio Arte Estética inaugura hoje a Rio Arte Experience, a 11ª unidade da marca.