ASSINE
search button

Tombamento já

Compartilhar

Vai ser demolida a simpática casinha na Barão da Torre, onde Tom Jobim compôs a melodia de Garota de Ipanema (que Vinícius de Moraes letraria em Petrópolis) e o Samba do Avião, entre outras. Tom viveu em dois endereços de número 107. Primeiro no apartamento da Nascimento e Silva e depois, entre 1962 e 1965, na casa. Há dez anos o imóvel foi alugado e hoje funciona ali o Bonita Pousada e Hostel. Na semana passada, uma das sócias, Carolina Fernandes, foi informada pelos proprietários que a casa está sendo vendida para a RK3 Empreendimentos Imobiliários e será demolida para construção de um edifício residencial. “O meu negócio eu consigo levar para outro lugar”, diz Carolina. “Agora não me conformo que uma casa com a importância histórica que ela tem para Ipanema, possa ser demolida”. Ela vai buscar apoio da associação de moradores em prol de uma campanha pelo tombamento do imóvel. Com a palavra agora, o prefeito Marcelo Crivella.

--

Queda feia

Alessandra Kutwak Herszenhaut processou o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio depois que uma câmera de TV de 100 quilos, que ficava suspensa no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, caiu e atingiu sua filha de oito anos. A criança sofreu lesões graves e queimaduras de segundo grau. O equipamento pertencia à OBS, órgão de transmissão do Comitê Olímpico Internacional que fornece as imagens do torneio. Os desembargadores da 23ª Câmara Cível condenaram o Comitê a pagar indenização à família por danos morais e pela angústia causada

O Rio dá voltas...

Carlos Frederico dos Santos ou Fredinho, como é conhecido na Câmara, é servidor de carreira do Legislativo carioca e primo-irmão do ex-governador Sérgio Cabral. Técnico respeitado, manteve-se elegantemente afastado do primo nos tempos em que este governou o Estado e... deu no que deu. Por anos, atuou no campo da esquerda, assessorando o Eliomar Coelho do PSOL. Mas eis que Fredinho é o principal assessor do vereador e vice-governador eleito Cláudio Castro (PSC). Conclusão da história: o primo rico, Cabral, está preso em Bangú, com a carreira encerrada. E o primo pobre poderá dar expediente no Palácio Guanabara a partir do ano que vem e, quem sabe, como um ponto de equilíbrio importante no futuro governo.

Malvadão

Tem choro e ranger de dentes no entorno de Índio da Costa. Aos poucos, o prefeito Marcelo Crivella vai desmontando toda a estrutura deixada por ele na Prefeitura. No D.O. de sexta, ele retirou da Secretaria de Urbanismo o trabalho de licenciar. Colocou na Casa Civil.

A história de Lila

Será exibido hoje no Midrash Centro Cultural, no Leblon, o documentário Lila, sobre a estilista judia polonesa que, após sobreviver à 2ª Guerra Mundial, chegou ao Brasil em 1947 para se tornar referência na alta costura. O filme é dirigido pelo filho dela, Alfredo Sirkis, em parceria com Silvio Da-Rin.

Façam mais sexo

A autoestima é o afrodisíaco mais poderoso que existe. A frase, do vídeo da ONG Laço Rosa sobre a importância da vida sexual da mulher com câncer, arrancou aplausos no Congresso Internacional de Oncologia, que terminou sábado. Visto como tabu nos consultórios do país, o sexo durante o tratamento do câncer foi apontado como fator fundamental para garantir a qualidade de vida da mulher. “Às vezes, o tratamento dura muitos e é muito importante que o médico tenha um olhar integral para dar ao paciente qualidade de vida”, destacou o oncologista Gilberto Amorim. “E isso inclui a vida íntima e sexual da mulher”.

--

LANCE LIVRE

O professor Antonio Carlos Morim debate uso do Big Data como ferramenta para tomada de decisões, terça-feira, às 13h, na Casa do Saber Rio. Beth e Carlos Alberto Serpa comemoraram 41 anos de casados com artistas e amigos do Centro Cultural Cesgranrio.