ASSINE
search button

Mais valia carioca

Compartilhar

A Barra da Tijuca, quem diria, lidera o ranking dos bairros da cidade onde foram registrados mais requerimentos para regularizar os “puxadinhos”. A informação consta de um levantamento parcial do Mais Valia, programa lançado em julho pela Prefeitura para regularização das obras na cidade. O Mais Valia estava previsto para acabar em outubro, mas a Prefeitura prorrogou o prazo para janeiro. Com a ação, o município permite que os valores devidos sejam pagos em até 12 parcelas e oferece desconto de 7% para quem quitar à vista. Para se ter uma ideia do interesse que o programa despertou, foram protocolados 1.157 pedidos de regularização desde julho, quase igualando o total dos processos antigos, sobre os quais não incidem os descontos, que eram 1.339. Se considerados apenas os processos novos, Barra está em primeiro (208), seguido por Botafogo (160) e Lagoa (126). Quando se somam estes aos antigos processos, a Barra continua na dianteira (350), mas Lagoa assume o segundo lugar (278), com Botafogo caindo para terceiro (276). Há, no entanto, obras consideradas ilegalizáveis, que não podem ser beneficiadas pelo Mais Valia. Estas serão alvo de ação da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Conta esquisita

Tem algo estranho na decisão do governador eleito Wilson Witzel de acabar com os postos de vistoria do Detran. Segundo ele, a extinção das vistorias significará uma economia de R$ 200 milhões para o estado, que serão reinvestidas em Segurança Pública. É que, segundo dados do próprio Detran, só no ano passado o órgão arrecadou R$ 1,037 bilhão com todos os serviços ligados à diretoria de registro de veículos, o que inclui não apenas a vistoria em si, mas também licenciamento, emissão de documentos e emplacamento.

Azeitando relações

Quem acompanhou a reunião de ontem do presidente da Assembleia, André Ceciliano, com o governador eleito e a nova bancada do PSL, saiu convencido de que a eleição na casa pode ter novos desdobramentos. Ceciliano se colocou à disposição de Witzel oferecendo a experiência de quem pacificou a Assembléia no pior momento de sua história. Aquele dogma segundo o qual o PSL não vota de jeito nenhum em um petista, pode estar caindo por terra.

Novo edil

Com a eleição do vereador Otoni de Paula como deputado federal, a Câmara Municipal terá ano que vem um vereador que vai dar o que falar. Seu suplente será o major PM Elitusalém Gomes de Freitas, do PSC. Sua missão será ocupar um espaço de polemista na tribuna que nunca foi a praia de Carlos B.

O perfil da fera

Em março de 2005, a imprensa mostrou mensagens do Major Freitas para um grupo de policiais militares, convocando-os para atuar na pacificação do Complexo da Maré. Ele teria usado a provocação: “Partiu, guerra?”

Django livre

O nome do major aparece como autor de seis mortes em decorrência de intervenção policial. Os casos aconteceram entre 2005 e 2011 e foram registrados na 19ª DP (Tijuca), 33ª DP (Realengo), 36ª DP (Santa Cruz), 59ª DP (Duque de Caxias) e 62ª DP (Imbariê).

A polêmica continua

Ainda vai longe a treta de Paquetá. O movimento Endireita Paquetá está tentando emplacar como nova administradora regional da ilha, o nome de Lucimar Medeiros. Ex-presidente do Conselho de Segurança, ela ganhou notoriedade entre os ilhéus por tentar mover céus e terras para proibir o desfile do bloco carnavalesco Pérola da Madrugada, que arrasta milhares de foliões pelas ruas de Paquetá fazendo a alegria do comércio local.

---

LANCE LIVRE

A Andréa Jakobsson Editora lança hoje o livro ‘Lugares de Memória: a França no Rio de Janeiro’, no Consulado Francês, com ensaio fotográfico de Rogério Reis.