ASSINE
search button

Elas estão chegando

Compartilhar

Além de Erica Malunguinho da Silva, do PSOL, a primeira transgênera eleita para uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, nos mais de 180 anos de existência da Casa, outras duas mulheres transexuais saíram eleitas das urnas este ano. Mulher, trans, negra, natural de Pernambuco, Erica é mestra em estética e história da arte pela USP e criadora da Aparelha Luzia, um quilombo urbano, espaço para fomentar produções artísticas e intelectuais na capital paulista. Já em Pernambuco, a travesti Robeyoncé Lima, do mandato coletivo Juntas, também conquistou vaga na Assembléia Legislativa. Mas a novidade maior vem da trans Erika Hilton, uma das nove integrantes da Bancada Ativista. O grupo construiu uma candidatura coletiva voltada para eleger ativistas para poder legislativo, e acabou dando certo. Negra, estudante de gerontologia na Universidade Federal de São Carlos, ela se apresenta como uma mulher transvestigênere que luta pelo direito à vida, dignidade e direitos sociais e humanos para as pessoas marginalizadas e excluídas. O grupo foi formado como um movimento suprapartidário, mas como a lei não permite candidaturas independentes, concorreu à vaga também pelo PSOL. Este ano, foram registradas 68 candidatas trans em todo o Brasil. O número de eleitas ainda é pequeno, e a vitória, pequena em meio à onda do conservadorismo que fez seu drop out . Mas as assembleias certamente nãos serão mais as mesmas.

Eleição sem fim
Ainda vai dar muito pano pra manga a eleição do último domingo. É só ver o exemplo do presidente do PT, Washington Quaquá, que concorreu subjudice, mas teve quase 75 mil votos. Se a Justiça decidir favoravelmente a ele, na recontagem, pode ser que dance a reeleição de Jean Willys.

Veteranix
Quem deve estar arrependido é o deputado estadual Silas Bento, do PSL. Ele desistiu da candidatura à reeleição para apoiar o candidato do MDB, Max Lemos. Apostou errado. Se tivesse sido reeleito, seria o decano do PSL na Alerj, já que Flávio Bolsonaro assume como senador, e poderia estar liderando a maior bancada da Casa a partir de 2019.
Cena recorrente
O clima é de euforia pelas ruas do Grajaú. Desde o general Sylvio Frota, o bairro não emplaca um dos seus na cena da política nacional.

Por um triz
Visivelmente abatido, o tucano Otávio Leite lamentava ter perdido a reeleição por apenas 159 votos. Otávio ainda não tem planos para o futuro. “O momento é de juntar os cacos”, diz ele. “Mas essa eleição deixou claro o desgaste da sigla PSDB”.

Crise, que crise?
A Bloomberg, empresa de tecnologia e coleta de dados, divulgou o hotel mais caro do continente americano. Trata-se do Manhattan’s Mark Hotel. A diária custa a bobagem de US$ 75 mil.

Sem provocações
O sempre alerta deputado Carlos Minc ponderava ontem sobre o resultado das eleições. “Vamos à resistência, com sabedoria e sem radicalismo. Temos de ganhar eleitores de centro”, disse o parlamentar do PSB. “Reafirmação ideológica gratuita agora pode ser fatal”.

Mó ressacão
Se tá ruim pra você, imagina como foi a pizza de domingo da família Índio da Costa. Esse menino Antônio Pedro acordou seguro de que estaria no segundo turno e foi dormir apenas sete mil votos à frente da Marcia Tiburi.

----------

LANCE LIVRE

O projeto Escolas Criativas promovido pela Enel Distribuição, em parceria com a Secretaria de cultura e a Prefeitura de Niteroi , inaugura quinta-feira, às 15h, a primeira das três escolas contempladas do projeto, a Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga. A Fecomércio receberá hoje o ministro Alexandre Belmonte, do TST para debater a importância da reforma trabalhista, durante a Jornada Brasileira de Relações de Trabalho.