ASSINE
search button

Contrabando na mira

Compartilhar

Quase a metade dos cigarros comercializados no Brasil ano passado foram contrabandeados do Paraguai. São marcas como San Marino, Classic, Gift, ou Eight, hoje a mais vendida no país. Somente no ano passado, o impacto da entrada desses produtos no mercado significou que o governo deixou de arrecadar nada menos que R$ 9,7 bilhões de reais. Semana passada, o Brasil deu mais um passo importante no combate a esse mercado ilegal. O presidente Michel Temer promulgou decreto que regulamenta a implementação do Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco (ITP) da Organização Mundial da Saúde. De acordo com o texto do decreto, será instituído um comitê gestor para a implementação do Protocolo, liderado pela Casa Civil, e composto por ministérios e órgãos ligados à segurança, defesa e inteligência. Agora, todas as atenções estão voltadas agora para a presença do Paraguai no primeiro encontro dos países que ratificaram o documento, que será realizado a partir de amanhã, em Genebra, Suíça. O país vizinho, não por acaso, ainda não ratificou o documento.

Ligue os pontos

No embalo das eleições, a Confederação das Seguradoras (CNSEG) e a Associação dos Planos de Saúde (Abramge) fazem lobby pesado para reativar o CONSU, órgão político que daria, digamos assim, eco a teses que essas instituições não conseguem emplacar junto a Agência Nacional de Saúde. Um documento da CNSEG entregue aos presidenciáveis defende abertamente essa tese. Ontem, o presidente da Abramge teve reunião com o presidente Temer e com o Ministro da Saúde Gilberto Occhi. Fim de governo é um perigo....

Últimas cartadas 1

Foi quente a noite de sexta-feira no PT. Dirigentes do partido acertaram uma aliança com o PSOL. Nela, a candidata do partido ao governo renunciaria em favor do Professor Tarcisio em troca do apoio do PSOL à reeleição de Lindberg para o Senado. Foi um pandemônio.

Últimas cartadas 2

Primeiro porque esqueceram de combinar com a candidata, que ficou enfurecida. Entraram em ação os apaziguadores, que buscaram convencê-la da importância de um sacrifício pela reeleição de Lindberg. Quase deu certo.

Últimas cartadas 3

Quem melou o acordo foi o jurídico do PT. Lembrou que caso desistisse da candidatura, teriam que devolver os R$ 5 milhões recebidos do fundo partidário. Posteriormente, nas redes sociais, a candidata denunciou o acordo, alinhavado pelos deputados Jean Wyllys e Marcelo Biar, como fake news.

Cena carioca

Tudo isso acontecendo e o general Hamilton Mourão encontrou tempo pra almoçar com a família toda, ontem, no Esplanada Grill. Segundo os garçons, teria sido sua primeira visita à casa. Na mesa ao lado, fofas, duas senhorinhas na faixa dos 80 almoçavam. Nos vestidos viam-se os adesivos #elenão.

A live das lives

O signatário estará ao vivo hoje, tão logo encerradas as votações, no canal do JORNAL DO BRASIL no Facebook, conversando com os leitores enquanto acompanhamos juntos os resultados das eleições. Cola lá!

__________

LANCE LIVRE

Com capacidade para 150 pessoas, o espaço SEAERJ reforça cardápio para almoço, coquetéis e jantares, além de oferecer auditório para eventos. Gina Teixeira estará comemorando o décimo sétimo aniversário da Casa dos Compositores, amanhã. E hoje, independente da sua escolha, não esqueça do principal: é dia de dar um não ao fascismo.

Tags:

cidade | coluna | elétrico | jb | pai