ASSINE
search button

A eleição sem fim

Compartilhar

Mente quem diz que as eleições do Rio se encerram no próximo sábado, ou mesmo no segundo turno, dia 28. Além do complicado enrosco de Anthony Garotinho, e da candidatura sub judice de Eduardo Paes, a Justiça Eleitoral terá abacaxis de sobra para começar a descascar muito depois de apurados os votos. Para ficar só entre exemplos de candidaturas a deputado estadual, encerrado o pleito, a Justiça terá que decidir o que fazer com candidaturas como as de Felipe Peixoto (PSDB), Zito (PP) e Rubens Bontempo (PSB), todos candidatos fortes, mas que tiveram candidaturas impugnadas. Como ainda podem apresentar recursos às decisões, eles terão seus votos contados em separado e isso impacta diretamente o perfil das bancadas dos partidos. Caso um deles reverta uma decisão desfavorável, vai assumir o mandato. E é razoável supor que após uma decisão favorável a um candidato impugnado, venha na sequência a cascata de recursos jurídicos daqueles que, a princípio, estavam eleitos, mas ficaram de fora na recontagem. Nesse vai da valsa periga votarmos em 2020, enquanto ainda discutimos 2018 aqui no Rio.

Petrolão
O Credit Suisse, formalmente acusado pelas autoridades suíças de ter sido receptador de dinheiro roubado da Petrobras , tem novo sócio no Brasil: O Canvas Capital , cujos donos são Rafael Fritsch, filho do ex Ministro de FHC, Wiston Fritsch e Antonio Quintella, ex presidente do Credit Suisse. A nova empresa captou USD 450 milhões da Park Hill Group, um fundo de investimentos americano que teve um de seus diretores, Andrew Caspersen, preso em Nova Iorque por fraude financeira contra clientes.

Rolo literal
O TJ do Rio determinou que seja restabelecida a indisponibilidade dos bens da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, ré em um processo que apura irregularidades em um convênio firmado pelo município de Nova Iguaçu para realizar a Bienal do Livro em 2015. Uma decisão de 2016 determinara o desbloqueio das contas da Fundação. Também são réus no processo e estão com bens bloqueados o então prefeito de Nova Iguaçu Lindbergh Farias e a então secretária de Educação Marli Freitas. O prejuízo ao erário teria sido de mais de um milhão de reais.
Polêmica à vista
A expectativa é grande na Câmara Municipal para o depoimento, oficialmente marcado para terça-feira, do ex-secretário de obras Alexandre Pinto na CPI da Ciclovia Tim Maia, aquela que ao contrário do homenageado, não aguenta uma ressaca. Os vereadores Renato Cinco e Theresa Bergher, autora de ação na justiça contra a Concremat, empresa responsável pela obra, prometem ir para a sessão com sangue nos olhos e uma lista grande de perguntas inconvenientes.

Tem que se virar
A companhia de comédia Os Melhores do Mundo apelou. Em cartaz no Teatro Cândido Mendes com a peça “Mercedez com Z”, a turma adotou uma prática pouco usual para atrair plateia. Os primeiros 30 espectadores ganham R$ 10 para assistir ao espetáculo que, aqui cá entre nós, é bem bacana.

Bella Ciao
Tudo bem que pode ser um modismo gerado pelo sucesso da série “La Casa de Papel”. Mas foi emocionante ouvir ontem várias versões de “Bella Ciao” na voz da moçada, durante as passeatas do #elenão.

LANCE LIVRE

Jorge Queiroz lança oficialmente o livro “Corrupção – O Mal do Século” quarta-feira, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo. A partir de amanhã até 9 de novembro, o Shopping Grande Rio e o Colégio Fator promovem o projeto educacional “Pense Grande’”, com inscrição mediante a doação de um caderno escolar, que será destinado aos orfanatos da região.