ASSINE
search button

É futurismo, menina

Compartilhar

Terá um perfil diferente, porém não necessariamente renovador, a nova Assembléia Legislativa do Rio que emergirá das urnas este ano. Pelo menos é esta a sensação de quem cruza as pesquisas proporcionais conduzidas a pedido dos partidos. O (P) MDB de Cabral e Picciani deverá cair das 15 cadeiras que elegeu em 2014 para não mais de cinco deputados. Será uma bancada do mesmo tamanho do DEM, que assim retornará ao Palácio Tiradentes para onde não elegera um mísero representante no pleito anterior. A maior bancada, segundo as projeções, deverá ser a do PDT, menos pelos resultados de Ciro e Pedro Fernandes e muito mais pela performance de nomes como Cidinha Campos, Thiago Pampolha e, principalmente, Marta Rocha, que quase foi candidata do partido ao governo. O PSD deverá murchar de oito para não mais de três deputados. O PT deve cair de seis para quatro parlamentares e o PSOL de cinco para três. A expectativa de quem mexe os caldeirões nos bastidores das campanhas é que haverá muitas bancadas de um homem só, representando partidos nanicos. Isso tudo, claro, até a abertura das urnas, não passa de especulação, futurologia ou quem sabe até futurismo, menina. Pois não é marcha, nem aqui nem lá na China.

‘Strani amore’ - III
Uma gráfica no subúrbio do Rio rodava ontem freneticamente um curioso panfletinho chamado cola, aquele que se distribui na boca de urna no dia da votação. Apresenta a chapa Zito/Lindbergh Farias. O Rio não é para os fracos.

Gol contra
A Gol terá que pagar indenização de R$ 25 mil, a título de danos morais, à Claudia Costa, que teve suas malas extraviadas durante voo realizado no dia 31 de março de 2014, do Rio a Salvador. A decisão é dos desembargadores da 22ª Câmara Cível do TJ do Rio. Claudia, que viajou até a capital baiana para encontrar a mãe e embarcar em um cruzeiro rumo à Europa, teve que usar o dinheiro reservado para a viagem para comprar, às pressas, novas roupas, e, até mesmo, medicação de uso contínuo que levava na bagagem.

Freio de arrumação
A Universal precisa repensar urgentemente sua estratégia política para o Rio. Ontem, o senador Eduardo Lopes, um dos principais operadores políticos da Igreja, perdeu o apoio do PRP à sua campanha de reeleição. Lopes tem figurado nas pesquisas atrás até de Cyro Garcia (PSTU).

Salto de banda
Devagar, devagarinho, a Sulamerica vai desocupando o Centro de Convenções que leva seu nome. A empresa está transferindo suas operações para São Paulo. O prédio continuará com o mesmo nome, porém cada vez mais alugado para outras empresas, o que já vem acontecendo.

Resistência!
O Movimento de Resistência Leonel Brizola, presidido por Vivaldo Barbosa, decidiu apoiar Lindbergh Farias para o Senado. “É o mais nacionalista, defensor da Petrobras e contra as reformas de Temer”, diz Vivaldo. “Lançaremos manifesto e entraremos na campanha”.

Tiro no pé
Não demorou nem cinco minutos após Fernando Haddad comunicar a desistência da participação no Programa Pânico na Jovem Pan para seu nome aparecer entre os mais comentados no twitter. A tag #HaddadAmarelou atingiu 50 mil tweets em três horas.

#elenão
Já são tantas convocatórias do tipo “Cutias do Campo de Santana contra Bolsonaro”, “Contrabaixistas contra Bolsonaro”, “Eleitores de Bolsonaro contra Bolsonaro”, que o signatário, cheio de dúvidas, guarda só uma certeza: vai acordar sábado com uma mensagem do Face informando que tem 273763 eventos acontecendo envolvendo 6463737 amigos.

---------

LANCE LIVRE

Restaurante Enog, na Barra, oferece hoje jantar harmonizado em parceria com a vinícolaQuinta das Marias. A cervejaria carioca Aqueles Caras é a próxima convidada do Talk Chopp com a Lupulinário, hoje no bar Il Piccolo Biergarten, na Lapa.