Sequelas para vestir

.

Foto: JB
Credit...Foto: JB

Nestes meses de home office, de medo de enfrentar o transporte público, de afundar as almofadas do sofá de tanto tentar se distrair vendo TV, a maioria dos looks caseiros se resumiu a moletons (ainda por cima, faz frio), leggings, roupas confortáveis e chinelos. Até que as vacinas começam a animar em mudar o visual.

 

Macaque in the trees
Rosas, vermelhos e estampas alegres nas vitrines do coletivo Carandaí25, no shopping Leblon (Foto: Iesa Rodrigues)


Assim, depois do streetwear, do loungewear, do unissex, do genderless, chega a vez do Serotonina ou Dopamina Fashion, duas expressões medicinais que lembram substâncias ligadas à felicidade, à saúde. Serão uma espécie de sequela depois da pandemia.

 

Macaque in the trees
Comprimentos mais longos dão espaço para as estampas florais ou indianas (Foto: reprodução catálogos)

 


Verão feliz
Como será a roupa Serotonina? Em princípio, já há coleções anunciando cores mais vibrantes, estampas floridas, detalhes artesanais coloridos. Tudo o que der uma lembrança de esperanças de dias alegres e saudáveis. Provavelmente a onda feliz deve se estender aos esmaltes pintando unhas com arte, resgatando as técnicas até então por muita gente consideradas de mau gosto. A tradicional francesinha, por exemplo, em lugar de deixar brancas as pontas das unhas, será admitida colorida, cores diferentes em cada dedo. Os olhos estão sendo alvo de tentativas de aprender com a ex-BBB Juliette a fazer delineados geométricos com pincel e cores vivas. Sem falar nos cabelos: muitas mulheres, por faltarem aos salões deixaram branquear naturalmente. Mas o estilo Serotonina permite trocar brancos, luzes, degradês pelos azuis, rosas e lilases. Ou preto, radical. Estas mudanças capilares valem para os homens também. Basta ver o frisson de descolorir cabelos dos participantes dos realities – atualmente, o elenco masculino do A Fazenda está todo rosa, louro, branco. Outro exemplo é o idol coreano Dong Hae, que gravou o vídeo California Love com metade topete, metade raspado tudo em rosa. Segundo declarou, “foi pra disfarçar a queda de cabelos devido ao estresse da pandemia e da produção da volta às gravações”.

 

Macaque in the trees
Idol coreano Dong Hae de cabelos rosas e Gui Araújo, participante de A Fazenda, descolorido (Foto: divulgação)

 

Surpresas e bom humor
As cores e estampas devem aparecer nas praias. Camisetas com mensagens otimistas assinadas por influencers ou YouTubers como Felipe Neto ou o casal Tatiana e Marcelo, do WebTV brasileira atenderão a quem busca identidades favoritas.

 

Macaque in the trees
Acessórios dopanímicos: a bolsa laranja, o relógio fitness vermelho e as sandálias com glitter (Foto: divulgação)

 

 

Nem os acessórios escapam da Serotonina: enquanto a Ipanema lança sandálias multicoloridas, a Polar, marca líder mundial em esportes wearables e tecnologia de frequência cardíaca, apresenta o de relógios multiesportivos Vantage: o novo Polar Vantage V2 Red, que conta com a cor personalizada da marca (Vermelho-Polar), Nada daqueles relógios pretos, funcionais, vamos contar batidas cardíacas e passadas com um vermelhão no pulso.
Um destaque desta febre colorida é a bolsa Satchel da Arezzo, versão em laranja com correntes de plástico.

 

Macaque in the trees
Dois exemplos internacionais: o terno pink do Valentino e o vestido estilo anos 1960 de Munsoo Kwon (Foto: divulgação)


Macaque in the trees
Moleton da marca Serotonin Fashion, top de crochê e camisa floral disruptivo Paul Smith (Foto: reprodução instagram)

 

Outras graças podem surgir, recortes surpreendentes, fendas inesperadas. Tops de crochê são feitos pela ítala-brasileira Anna Garcia, autora de tops e acessórios. “Os acessórios feitos em crochê são maravilhosos, pois ressaltam todo trabalho delicado feito à mão, além de fugir dos tradicionais itens dourados e pratas, por exemplo", comenta Anna. Ou no jeans, sempre tão azul, no máximo com rasgados, desde que passou a moda dos bordados. Gis Sousa, designer da marca Handara, surpreende lançando o modelo capri de calça double face: de um lado, o jeans índigo, do outro, uma estampa de poás ou de flores. A barra revela os desenhos.


Macaque in the trees
Alegre foto de biquíni Emi Beachwear, calça double face com poás na barra e look de calça e top em tons de laranja da Casual Street (Foto: Instagram e divulgação)

 

Tanta moda, tantos rosas e vermelhos, podem ajudar a ter o mesmo efeito anti ansiedade das serotoninas e dopaminas, Rivotris e Maracuginas.

 

De que se trata

Mais algumas palavras da moda ou do dia a dia atual (que não deixam de ser moda).

Streetwear: estilo imitado do que se vê nas ruas, do improviso de quem nem sempre pode comprar as novidades.

Loungewear: a roupa de ficar em casa, à vontade.

Unissex: lá pelos anos 1960 começou a onda dos looks que podiam ser usados por homens ou mulheres. Uma das razões foi a liberação das mulheres trabalharem de calças compridas nos escritórios (minissaia podia, calça não).

Genderless: uma continuação do unissex, é a roupa também criada para todos os sexos, idades, etc. Sem gênero.

Wearables: objetos ou peças que podem vestidas. Obras de arte, por exemplo. Ou tapetes. Na tradução, “vestíveis”.

Disruptivo: algo que rompe regras, vale para tudo atualmente desde tecnologia até estampa do Paul Smith.

Capri: praia italiana, de onde saiu a moda das calças curtas, pouco acima dos tornozelos.

 

 

 



Rosas, vermelhos e estampas alegres nas vitrines do coletivo Carandaí25, no shopping Leblon
Iesa Rodrigues
Comprimentos mais longos dão espaço para as estampas florais ou indianas
Idol coreano Dong Hae de cabelos rosas e Gui Araújo, participante de A Fazenda, descolorido
Acessórios dopanímicos: a bolsa laranja, o relógio fitness vermelho e as sandálias com glitter
Dois exemplos internacionais: o terno pink do Valentino e o vestido estilo anos 1960 de Munsoo Kwon
Moleton da marca Serotonin Fashion, top de crochê e camisa floral disruptivo Paul Smith
Alegre foto de biquíni Emi Beachwear, calça double face com poás na barra e look de calça e top em tons de laranja da Casual Street


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais