ASSINE
search button

Folia na Riviera Francesa

VALERY HACHE / AFP -
Efígie gigante de Charlie Chaplin em Nice
Compartilhar

Parece Olinda, mas as fotos da AFP retratam o carnaval de Nice, na França, que também é colorido por bonecos gigantes inspirados em personalidades públicas. Trata-se de uma das folias mais celebradas na Riviera Francesa, onde milhares de pessoas se reúnem durante quinze dias para curtir as festividades com humor, ironia e poesia, à exemplo de nosso carnaval pernambucano. Na França, os foliões se divertem com duas festas: uma de noite e outra de dia. A Parada Carnavalesca acontece nas primeiras horas da manhã, enquanto a Batalha de Flores toma a madrugada da cidade. Na Praça Masséna, principal ponto de encontro, a festa é grandiosa: os carros alegóricos desfilam acompanhados de elementos de arte de rua e grupos musicais internacionais. Os temas para o evento já foram vários, como o Rei das Artes, o Rei do Cinema, o Rei do Riso, o Rei dos Loucos, o Rei do Circo, o Rei da Energia e muitos outros. O tema este ano é o Rei do Cinema, com homenagens ao centésimo aniversário de Victorine Studios, um dos grandes nomes da indústria cinematográfica francesa. Nas fotos da AFP, caricaturas gigantes de Trump, Putin e Chaplin divertem a multidão.

SUCESSO TOTAL

Foi um sucesso! Ontem, a população se reuniu em mais de 15 cidades para reivindicar a manutenção do CONSEA, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Os grandes banquetes coletivos, chamados de "Banquetaços", foram um sucesso com a distribuição de mais de 15 mil refeições em todo o país, a maioria preparada com produtos da agricultura familiar e agroecológica. No Rio de Janeiro, o evento aconteceu de 11h às 16h, no Largo da Carioca, no Centro. O CONSEA, conforme foi anunciado no primeiro dia do ano, através da Medida Provisória Nº 870, foi extinto, mas seu fim ainda é motivo de protesto dentro da sociedade. O órgão, como se sabe, foi um dos pilares da concretização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado em 2006 para que o poder público pudesse organizar, formular e implementar políticas para assegurar o direito humano à alimentação adequada.

TRABALHO?

Terça feira é dia de trabalho, todos sabem. A exceção foram alguns dos vereadores cariocas, que em ritmo de folia, sequer deram as caras na Câmara Municipal. A Casa tem 51 vereadores, e precisa de apenas sete de quórum para que haja trabalho. Mas nesta terça apenas cinco assinaram o livro de presença do parlamento. O resto, se foi à Câmara, ou decidiu sair mais cedo, ou não desceu para o plenário. Trabalho, agora, só depois do Carnaval.

FEMINICÍDIO EM PAUTA

Foi divulgado no dia 26 a segunda edição do "Relatório Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil", do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. É uma tragédia constatar que mais de 16 milhões de mulheres foram agredidas no ano passado, sendo que 76% das vítimas conheciam o agressor. O estudo verificou que a "maioria das mulheres continua sendo vítima de violência dentro de casa (42%), e apenas 10% relatam ter buscado uma Delegacia da Mulher após o episódio mais grave de violência sofrida". Entre as agressões mais relatadas, "insulto, humilhação, ou xingamento (considerados ofensas verbais)" aparecem com 21,8% das queixas. Em segundo lugar, com quase 10%, Ameaça de apanhar, empurrar ou chutar. Em tempo: Carnaval está aí, e Não é Não!

FOLIÕES, O QUE ELES QUEREM?

Falando em pesquisas, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) perguntou a brasileiros em todas as capitais do país sobre "consumo no Carnaval". Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que devem sair de suas cidades para curtir o feriado. Segundo o estudo, o gasto médio do consumidor durante a folia deve ser de R$ 633,97. Dentre os produtos mais procurados se destacam as bebidas - como cerveja e drinks (49%), água, sucos ou energéticos (46%) e refrigerantes (42%), além de comida fora de casa (49%) e itens para churrasco (40%). Já fantasias e adereços, foram citados por 28% dos entrevistados.

NA ALERJ

A deputada Zeidan tomou posse como integrante da Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Flávio Serafim. Empossada, ela já encaminhou aos seus colegas uma demanda que chega de Maricá, cujas escolas estaduais estão na penúria e enfrentam uma grave crise de disponibilidade de vagas para o ensino médio, O número de turmas de ensino médio na rede estadual vem encolhendo no estado. Em três anos, são 1.147 a menos — sendo 661 diurnas. A ideia de Zidan é oferecer apoio através da Prefeitura para assumir as escolas estaduais. O processo, no momento, segundo a deputada, "está parado na burocracia".

BAILE DOS URSOS

O Teatro Rival Petrobras promove no dia cinco de março o 1º Baile de Carnaval dos Ursos da "REBEARLLION", indicado para quem gosta de um ursinho com aquele aspecto lenhador. No line up da diversão, os DJs Glaucio (TV BEAR e Telemusic), VJ Valdo S (TV BEAR e Pop B!tches), VJ Renan Macedo (Hole a festa e Kiki) e VJ Juno (Pop B!tches e Solta a Raba). A anfitriã da festa será a MiamiPink Drag, e quem chegar no dia fantasiado tem desconto no ingresso.

a deputada Dani Monteiro quer garantir transporte gratuito para estudantes de cursos pré-vestibulares com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Um levantamento do gabinete da parlamentar aponta que no vestibular da UERJ em 2009 havia cerca de 25 mil cursistas, contabilizando quase 50% dos alunos inscritos para o exame.


Apresentado ontem na Alerj,

-

 

a deputada Dani Monteiro quer garantir transporte gratuito para estudantes de cursos pré-vestibulares com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Um levantamento do gabinete da parlamentar aponta que no vestibular da UERJ em 2009 havia cerca de 25 mil cursistas, contabilizando quase 50% dos alunos inscritos para o exame.