Cães, Rio e Mulheres no Poder

DOWN, DOWN, DOWN

Nossa, o Rio de Janeiro micou de vez! Depois de 25 anos, a Ilha de Caras está de mudança de Angra dos Reis para a Ilhabela, em São Paulo. No more glamour, queridos. Mas assim como o nosso Estado, Angra também está triste. É tiroteio de noite, é tiroteio de dia. E no Centro da cidade! Na segunda-feira, o bang-bang foi no assalto a uma perfumaria famosa do Centro, com um passante baleado.

FALTA HOMEM

Não é pra menos: o déficit de policiais em Angra dos Reis é de duas centenas de homens. E olha que o governador Witzel teve honrosa votação no município. E como o povo não sabe o que é do Estado, o que é da prefeitura, quem está levando chumbo é o prefeito, Fernando, que está com baixíssima popularidade.

Macaque in the trees
Esta gracinha acima é nosso típico Vira Lata. Simpático, fofo, inteligente, mas não é páreo para as raças puras que esta semana competiram no 143º Westminster Kennel Club Dog Show, no Madison Square Garden, NY (vejam nas fotos acima). A expo é um sucesso estrondoso. Desta vez, reuniu cerca de 2.800 cães de 203 raças. Fundado em 1877, o Westminster Kennel Club é a organização de cães raça pura mais antiga da América, prestigiada por criadores "top" mundiais. No primeiro Dog Show, o herói da Guerra Civil americana, General Cluster, inscreveu dois Staghounds, e a rainha da Inglaterra, dois Deerhounds. Em 1889, o Wolfhound siberiano do czar da Rússia participou do torneio. No ano seguinte, lá estava o Worlfhound russo do imperador da Alemanha. Em 1893, o multimilionário JP Morgan levou seus Collies. Mas o Brasil não está fora dessa, o último vencedor do Westminster foi um Fox Pelo Duro, do criador paulistano Victor Malzoni, que ganhou o prêmio Best in Show, conforme nos conta o veterinário e criador expert, presidente do Kennel Club de Niterói, Luis Eduardo Ferreira de Almeida. Braseeeeu! (Foto: AFP)

POSTE AMEAÇADOR

Se não há caminhões suficientes, o prefeito podia fretar uma frota de burros-sem-rabo para ajudar a recolher os galhos e troncos, que permanecem nos mesmos locais da cidade, desde a tempestade de dez dias atrás. Na Estrada do Joá, há um poste ameaçador inclinado sobre a via, tipo balança-mas-não-cai. Vê lá se ele não vai cair na cabeça de um motorista! Melhor tomar providência logo...

MONTINHOS DE LAMA

Enquanto, na Barra da Tijuca, os operosos lixeiros varreram toda a lama e deixaram lá os montinhos de terra, junto aos bueiros, esperando um santo qualquer ir recolher. Mas, pelo visto, a próxima tempestade chegará antes do santo, e vai entupir de novo os bueiros, e com a mesma lama.

MULHERES DO PODER

A deputada Jandira Feghali foi escolhida líder da minoria na Câmara. Vejam só, uma mulher vai liderar a oposição a Jair Bolsonaro, quem diria! E o vice-líder é Túlio Gadelha, o gato da Fátima Bernardes. Tradução: Fátima é a primeira-dama da minoria na Câmara Federal. Enquanto o deputado Alessandro Molon, amado pelo voto feminino, foi indicado para líder da oposição. Briga bonita, esta.

“NÃO TERGIVERSAREI!”

No seu discurso, a deputada Feghali disse que não tergiversará um milímetro sequer na luta da oposição. Prometeu unificar a esquerda, a oposição, dentro da casa legislativa, e construir pontes com todos os deputados e deputadas. Antecipou um grande combate na Câmara, pois não tolerarão a entrega do país, da soberania do país, pela política liberal. Afirmou que será um debate respeitoso, não um reality show. Uma das prioridades será combater o decreto “que regulariza a pena de morte no Brasil”.

À FLOR DA PELE

Os nervos do país andam à flor da pele, as tensões se agudizam nos setores progressistas. Aflitos ante as medidas do Governo, que se empenha em promover a reversão das conquistas sociais dos últimos anos, os movimentos populares se indignam e atuam ferozmente para manter os espaços já conquistados. Em tempos de águas mais mansas, a festa #Show50 de Donata Meirelles, em Salvador, teria talvez provocado no máximo uma polêmica, jamais um escândalo. Vejam a seguir os desdobramentos do assunto...

DEMISSÃO DE DONATA

A diretora de moda da Vogue Brasil acaba de pedir demissão da revista Vogue Brasil, que, como diz em sua despedida, ajudou a criar. A publicação não foi solidária a Donata, pois, depois da repercussão negativa nas redes sociais do ‘episódio das baianas no Palácio da Aclamação’, tratou de postar que doravante vai manter um fórum permanente, visando contemplar a diversidade, e se preocupar com ela, em seus editoriais.

ATO FINAL

Em mais um Ato desse #Show50 de Donata, as modelos baianas, que participaram do evento como recepcionistas, declararam que não foram alvo de preconceito, que foram muito bem tratadas - até aplaudidas pelos convidados, e além das baianas negras também havia as brancas, e as cadeiras-tronos foram providenciadas para elas sentarem. Foram elas que as ofereceram às convidadas para serem fotografadas.

BILHÕES AO MAR!

O mercado de cruzeiros no Brasil deve render cerca de R$ 2 bilhões para a economia do País. Nesta temporada, o número de passageiros embarcados teve alta de 15% em comparação com a temporada passada. A estimativa é do presidente da Cruise Lines International Association, Marco Ferraz

‘PAI’ PAIM

A disputa pelas comissões segue intensa em Brasília. Quem se deu bem foi o petista Paulo Paim: vai presidir a Comissão de Direitos Humanos no Senado. Paim é tipo um ‘pai’ para as minorias e o público LGBT. Já imaginaram se essa Comissão caísse nas mãos de um Major Olímpio da vida?

O BELO FALANTE

George Clooney, o Belo, falou! Em entrevista a um veículo australiano, afirmou que Meghan Markle, duquesa de Essex, está sendo tão perseguida e difamada pela imprensa sensacionalista quanto foi a princesa Diana. Clooney tem informações privilegiadas. Ele é amigo pessoal do casal real, e foi ao casamento de Meghan com o príncipe Harry, acompanhado de sua capotante Amal. Ele teme pela eventual “repetição” da história fatal de Lady Di, vitimada pela perseguição da mídia.

MADRUGADA NA PREFEITURA

Medo, apreensão e dezenas de chamadas, na madrugada de terça para quarta-feira, na Prefeitura da cidade. Apesar de as sirenes do sistema de alerta não terem sido acionadas, a Secretaria Municipal de Ordem Pública recebeu 43 chamados para vistoria em decorrência das chuvas, que têm sido um caroço na garganta de Crivella.

MARCOU BOBEIRA

Um exemplo de caroço: sexta-feira passada, moradores de Copacabana ligaram para o 1746 pedindo o corte urgente de uma árvore na rua Constante Ramos, que estaria com risco de queda. Dois dias depois, receberam mensagem da Defesa Civil, assinada por um engenheiro florestal da prefeitura, de que não havia risco algum de queda. E na terça-feira de chuvinha, a árvore caiu, fechando a rua e amassando carros...

RUTH LINDA

A Acadêmicos de Santa Cruz, da Série A, de acesso ao Grupo Especial, fará belíssima homenagem à nossa grande atriz, Ruth de Souza, musa de seu enredo “Ruth de Souza - Senhora Liberdade, abre as asas sobre nós”. Também será homenageada a escritora Carolina Maria de Jesus. Curioso é que Ruth de Souza estreou no teatro, em 1961,dirigida por Amir Haddad, em uma obra de Carolina, “Quarto de despejo”.

...

Com João Francisco Werneck