ASSINE
search button

Lucro de um, prejuízo de todos

Fotos: Cristina Granato -
Gabriel Souza, Miguel Paiva e Aroeira, os grandes chargistas autores do painel celebrando os garçons do Bar Lagoa - 85 anos
Compartilhar

O historiador Thomas de Toledo tem explicação sucinta para as tragédias das barragens de resíduos em Minas Gerais: "Getúlio Vargas criou a Vale do Rio Doce para industrializar o Brasil com seus próprios recursos. FHC privatizou-a, ela passou a vender aço para a China, e o Brasil se desindustrializou. Para o dono da Vale, Benjamin Steinbruch*, fica um lucro bilionário. Para o Brasil, montanhas viram buracos e a lama de Mariana e Brumadinho espalha-se pelas cidades, para todos se lembrarem o que significa privatização: lucro de um homem, prejuízo de uma nação."

* Benjamin Steinbruch liderou, pela CSN, o consórcio brasileiro que adquiriu o controle acionário da Vale por US$ 3.338.178.240. Uma pechincha. Com o rompimento da barragem, a Vale teve 11 bilhões de reais bloqueados.

ARMÍNIO NA ACRJ

Na volta do recesso político brasileiro, enquanto se ensaia no governo qual será a fórmula da Reforma da Previdência, o ex-banco central Armínio Fraga terá reunião com o empresariado carioca no dia 12, na ACRJ. É grande a expectativa em torno da proposta previdenciária de um dos economistas mais influentes do Brasil.

ESTADO POLICIAL

De Brumadinho, o jornalista Rodrigo Vianna comenta em seu grupo do zap: "A sensação de injustiça no povão é gigante ... e daí vem essa vontade torta de que "algo seja feito com os poderosos", e vamos fazendo no Brasil uma espécie de revolução francesa policial: essa coisa de "justiçamento" policial e midiático veio pra ficar. E vai pegar gente de várias linhas, a depender da virada do vento e da maré: o estado policial se consolida! A nossa fala (justa e correta) de que há abusos e partidarismo no Judiciário se dissolve, quando a Polícia prende engenheiros da Vale antes mesmo de qualquer instrução criminal. É um abuso. Mas a impressão é de que pelo menos agora "todo mundo paga".

DESPEDIDA NO TJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, despediu-se do cargo dia 28, passando o bastão para o desembargador Claudio de Mello Tavares, atual corregedor da Justiça, eleito em 10 de dezembro passado para o biênio 2019/2020. Houve discursos e homenagens várias.

VEGANA E MANDONA

Meghan Markle, a duquesa vegana, chegou chegando à vida do príncipe Harry, que por sua influência já mudou de hábitos, abandonou o cigarro, reduziu drasticamente as doses de café, e até mesmo o álcool entrou na lista negra.

Macaque in the trees
Gabriel Souza, Miguel Paiva e Aroeira, os grandes chargistas autores do painel celebrando os garçons do Bar Lagoa - 85 anos (Foto: Fotos: Cristina Granato)

BLUE LAGOON

Reza lenda carioca que o Bar Lagoa tem os garçons mais rabugentos do Rio. Tudo teria começado com um garçom, que trabalhou 34 anos na casa, João Godoy, o "Figueiredo", folclórico pela antipatia, e que, durante a ditadura, pediu a um oficial de alta patente que se retirasse do Bar, quando este se sentou à mesa com o cachorro. Aos berros, o cliente se identificou como coronel do Exército. Figueiredo retrucou: "O senhor pode ser coronel, mas seu cachorro não é!". Este foi um dos causos contados, segunda-feira, nos 85 anos do Lagoa, quando os garçons - alma da casa - foram homenageados, retratados em painel de seis metros de extensão, pelos chargistas Miguel Paiva, Aroeira e Gabriel Souza, com o Céu e a Lagoa azul.

Macaque in the trees
O bolo dos 85 anos do Lagoa, com o painel, levado pelos garçons mais antigos, e com o dono da casa, Omar Catito Peres. (Foto: Fotos: Cristina Granato)

CAMPEONATO DE BATATADAS

É tanta batatada produzida por alguns membros do novo governo, que a gente fica sem saber se é a sério ou se é uma técnica de distração, para encobrir as tomadas de decisão mais graves, como a extinção da transparência, com o decreto que altera a Lei de Acesso à Informação. Agora vem o Ministro da Educação dizer, literalmente: "As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual". É o Brasil para poucos, apenas os privilegiados.

DREAMWORKS NO CCBB

É hoje! A DreamWorks Animation abre sua exposição "Uma Jornada do Esboço à Tela", no CCBB até 15 de abril. Já vista em sete países, a mostra celebra as duas décadas de criação do estúdio hollywoodiano, e apresenta 400 itens de seu acervo: desenhos, storyboards, artes originais etc. Também são exibidas entrevistas e imagens de bastidores com o processo criativo - do esboço de um desenho às telas. A expo permite experiências digitais imersivas, com os visitantes explorando diferentes mundos e conferindo efeitos visuais, sonoros e de iluminação. Tudibom!

Macaque in the trees
PARIS AMANHECEU ONTEM... (Foto: Haroldo Saboya)

PARIS AMANHECEU ONTEM...

... lendo o jornal francês L'Humanité, que estampou na capa, em página inteira, foto de Lula com reportagem sobre a petição assinada por quase meio milhão de pessoas para que Lula ganhe o Prêmio Nobel da Paz - "a indicação de candidaturas ao comitê do Nobel termina quinta-feira" e até lá aguardam novos nomes.

A proposta foi lançada pelo Nobel argentino Adolfo Pérez Esquivel. L'Humanité lembra que "a petição inclui as assinaturas dos sociólogos Jean Ziegler e Éric Fassin, Angela Davis, o ator Danny Glover, o linguista Noam Chomsky". A justificativa para o pedido são os programas de Lula, Fome Zero e Bolsa Família, "principais responsáveis pela queda das taxas de desnutrição no país (de 11% em 2002 para menos de 5% em 2007), bem como pela redução dos índices de extrema pobreza, que, segundo a FGV, caiu 50,6% no período do mandato de Lula, permitindo que o Brasil deixasse o mapa da fome da ONU em 2014".

Macaque in the trees
DANIELA ANTONELLI (Foto: Fotos: Divulgação)

DANIELA ANTONELLI

Daniela Antonelli inaugurou na Mul.ti.plo Espaço Arte a temporada de novas mostras na cidade. Daniela é uma artista do fazer, à vontade no seu atelier, de onde persegue, obstinada, certas trilhas que se compõem de coisas sabidas, coisas desconhecidas, inventadas, outras desejadas e inquietações. Suas obras foram elogiadas pela curadora onipresente Vanda Klabin. Também se entusiasmaram pelos desenhos o artista Cabelo e o crítico Luiz Camillo Osorio. Nas fotos, da esquerda para a direita, na fileira do alto: Daniela Antonelli com Iole de Freitas... com Sabina Matz... e com Cândida Sodré... Fotos abaixo: Maneco Müller e Chico Fortunato... Vanda Klabin, Otavio Schipper e Luiz Mussnich... Daniela Antonelli e Cabelo...

__________

Em 1980, na ditadura, Lula saiu da prisão para se despedir de dona Lindu. Ontem, o PT expediu nota pedindo para ele ter direito a ir ao enterro do irmão, Genival, o Vavá. A Lei de Execução Penal permite. E em seu Art. 120. explicita, em 'parágrafo único': "A permissão de saída será concedida pelo diretor do estabelecimento onde se encontra o preso". A juíza Lebbos pediu parecer ao MPF.

__________

Com João Francisco Werneck

Fotos: Divulgação - DANIELA ANTONELLI
Fotos: Cristina Granato - O bolo dos 85 anos do Lagoa, com o painel, levado pelos garçons mais antigos, e com o dono da casa, Omar Catito Peres.
Haroldo Saboya - PARIS AMANHECEU ONTEM...