ASSINE
search button

O Negro no Rio

Guto Costa -
Zeca Pagodinho celebra sua sexta década de vida
Compartilhar

Começou na última quinta-feira, no Centro Cultural dos Correios, a exposição “O Negro no Rio”, de autoria da artista plástica Georgia Lobo. Amigos e família foram prestigiar a vernissage, e nomes conhecidos como o produtor cultural Sérgio Costa e Silva, o pesquisador musical Ricardo Cravo Albim, e os atores Nelson Freitas, Maria Ceiça e Alexandre Vieira marcaram presença e posaram para fotos ao lado dos quadros pintados a óleo. Composta por 25 telas, sendo três painéis que ocupam duas salas do Centro Cultural, a mostra apresenta um retrato do negro em nossa sociedade de acordo com o olhar reflexivo da artista. As paisagens e os pontos turísticos da cidade, assim como a beleza do negro, são os motes da exposição. Nascida no Rio de Janeiro, Georgia Lobo quis refletir em suas pinturas alguns momentos simples do cotidiano do carioca, como a praia, a rua e o trabalho. Como artista plástica, Georgia ganhou reconhecimento após ter tirado segundo lugar no concurso “Novos Talentos da Cesgranrio”, em 2013. De lá para cá, Georgia viu sua carreira deslanchar, e agora a talentosa artista ganha a sua primeira exposição individual, em cartaz até 10 de março.

__________

CEO DOS CÉUS

Jacqueline Conrado é a nova diretora da United Airlines no Brasil. A moça de 33 anos se tornou uma das mais jovens diretoras de empresas aéreas na história da aviação brasileira. Jacqueline estava no cargo interinamente desde novembro, quando Lucimar Reis deixou a companhia. A United Airlines é a terceira maior linha aérea do mundo, e possui uma frota de 708 aviões para 373 destinos.

“SOM, SOL E SURF SAQUAREMA”

O próximo dia 11, o canal Curta! exibe o documentário “Som, Sol, e Surf Saquarema”, sobre o lendário festival de mesmo nome, organizado por Nelson Motta, em 1976. O evento foi um marco para música, e reuniu diversos artistas durante três dias de shows. Milhares de jovens, a maioria acampados na praia, aproveitaram os embalos de Rita Lee, Ângela Rô -Rô (em sua primeira apresentação), Raul Seixas, Macalé, Made in Brazil e outros. As performances foram documentadas, junto com depoimentos do público e dos artistas. As latas com o material filmado ficaram esquecidas e armazenadas por mais de 39 anos. Com imagem e som totalmente restaurados, o registro histórico poderá finalmente ser visto.

Macaque in the trees
Zeca Pagodinho celebra sua sexta década de vida (Foto: Guto Costa)

__________

60 anos de Zeca

Zeca Pagodinho celebra sua sexta década de vida no próximo dia quatro. Para comemorar, no dia dois, ele promove no Jockey Club mais uma edição do “Samba Do Zeca”, com participações de Mumuzinho, Leandro Sapucahy, Nilze Carvalho e Pretinho da Serrinha. A roda, no formato 360°, como de costume, cantará sucessos do próprio Pagodinho como, “Verdade”, “Deixa A Vida Me Levar”, “Coração em Desalinho”, “Vai Vadiar”. O público, porém, poderá também propor improvisos, como em toda roda de samba que se preze.

__________

RÁDIO MALIBU

Colocada à venda por US$ 125 milhões, o executivo Ron Meyer, vice-presidente da NBCUniversal, está decidido a bater o recorde de venda da “casa mais cara de Malibu”, na Califórnia. O dono deste título até o momento é Pete Morton, um dos fundadores do Hard Rock Cafe, que vendeu por US$ 110 milhões a sua mansão na Billionaires’ Row, Carbon Beach. A residência de Ron Meyer tem 1,3 mil metros quadrados, cinco quartos e sete banheiros, e foi projetada pelo arquiteto preferido dos bilionários, Charles Gwathmey. Os possíveis interessados até o momento são também estrelas hollywoodianas. A saber, Barbra Streisand, Jennifer Aniston, Courteney Cox e Cindy Crawford. Até agora, no entanto, nenhum lance foi feito.

O ACERVO DE CATHERINE

O acervo de roupas da atriz Catherine Deneuve desenhadas por Yves Saint Laurent, expostas nesta Coluna, foram leiloadas na última semana, em Paris, por 900.000 euros. Foram postos à venda 129 lotes durante o leilão de cinco horas, celebrado no sofisticado salão da casa Christie’s de Paris. Um leilão pela Internet, que oferece outros 140 objetos do armário de Catherine Deneuve, terminará à meia-noite de 30 de janeiro.

ENQUANTO ISSO, NA JMJ

Em uma missa realizada na presença de cardeais na catedral Santa María La Antigua, no Panamá. O papa Francisco admitiu que a Igreja católica está “ferida por seu pecado”. A mensagem foi direcionada aos sacerdotes e seminaristas da Jornada Mundial da Juventude em meio aos escândalos por abusos sexuais e seu acobertamento. O reconhecimento de uma igreja “ferida” acontece simultaneamente a uma crise de vocações do sacerdócio. De acordo com o Vaticano, havia 414.969 padres católicos no mundo no fim de 2016, segundo dados do Vaticano, enquanto em 2015 eram 415.656, e em 2014, 415.792.

FAMÍLIA GRAEL

Começa nesta segunda-feira o Projeto Grael, em Niterói. Estão abertas matrículas para os cursos da instituição, voltada aos esportes náuticos.Os cursos são todos gratuitos, voltados para jovens com idades entre 9 e 29 anos. Além das aulas de vela, canoagem, natação e informática, alunos são preparados para atuar no setor náutico, carente de mão de obra especializada.

__________

A AMACOPA, a Associação de Moradores de Copacabana, segue irredutível na sua posição com relação ao desfile do Bloco da Favorita. Nos últimos dias, a Favorita divulgou no site Guia da Boa que seu percurso em 2019 será na Av. Atlântica, da Rua Júlio de Castilho até a Rua Figueiredo de Magalhães. No ano passado, a bloco arrastou cerca de 800 mil foliões pela orla.

__________

Com João Francisco Werneck