ASSINE
search button

Troca-troca de livros didáticos na Antero de Quental

Eny Miranda -
Malu Rodrigues cantou afinadíssima a vida da atriz, em "Beatriz", de Chico Buarque, para homenagear Fernanda Montenegro
Compartilhar

Macaque in the trees
Letícia Sabatella, estupenda, interpretando "Non, je ne regrette rien", ao estilo de Edith Piaf (Foto: Marcelo Borgongino)

Foram os dois grandes momentos do show da entrega do Prêmio Cesgranrio de Teatro: Letícia Sabatella, estupenda, interpretando “Non, je ne regrette rien”, ao estilo de Edith Piaf - e que vozeirão a Letícia tem! E a grande entrada de Malu Rodrigues (à direita), cantando afinadíssima a vida da atriz, em “Beatriz”, de Chico Buarque, para homenagear Fernanda Montenegro.

Macaque in the trees
Malu Rodrigues cantou afinadíssima a vida da atriz, em "Beatriz", de Chico Buarque, para homenagear Fernanda Montenegro (Foto: Eny Miranda)

BRUMADINHO

O problema dos acidentes em barragens de rejeito, e até de barragens em geral, começou a ser encarado há poucos anos, inclusive com a aprovação do Decreto Lei 12.334/2010, pelo governo da República, obrigando a providências, que estão sendo tomadas, sobretudo por uma entidade como a Vale.

No entanto, vimos ontem ocorrer essa infelicidade em Brumadinho, com o rompimento de uma barragem de rejeitos. Lamentável, sobretudo porque, efetivamente, desde o acidente em Mariana, vêm sendo tomadas providências pela Vale, ouvindo especialistas, contratando consultores projetistas e executores, não só do Brasil, como também estrangeiros renomados, visando somar esforços para evitar que tal tipo de desastre se repetisse.

Mas isso não se faz com um estalar de dedos. São erros no projeto, na execução, erros de controle, é todo um sistema, um sistema de barragens, e o que vem errado há anos não se corrige rapidamente. Por mais urgentes que sejam tomadas as providências, elas não têm condições de ultrapassar o tempo físico necessário para os estudos, os projetos e a execução dos reparos recomendados, em função do grande número de barragens de rejeitos existentes, com passivos ambientais acumulados há décadas.

Até uma pessoa doente precisa de tempo físico para fazer exames clínicos, recomendados e executados por especialistas, haver a análise dos resultados e se executar, ou não, intervenções físicas complementares necessárias. Nesse caso de Brumadinho, não vamos atirar pedras pelo estado do paciente. Nem Roma foi feita em um dia.

QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA

NÃO SE ESTABELECE

A ministra Damares anunciou ontem medida que permite aos pais não mandarem seus filhos às escolas. Eles mesmos deverão ser os mestres e orientadores didáticos dos filhos. Segundo ela, cinco horas de ensino em casa são mais produtivas do que a presença diária das crianças nas salas de aula.

Em bom português, o que o governo pretende é terceirizar aos pais a responsabilidade, que é dele, da educação das crianças e jovens brasileiros. Criança estudando em casa, o governo não precisa construir e manter escolas, muito menos pagar professores.

O mais sintomático do desinteresse pela instrução de nossas crianças é a medida de Damares já estar pronta e não prever um mecanismo de avaliação do ensino ministrado às crianças pelos pais, muito menos da capacidade desses pais de ocuparem o lugar do professor. Perguntada por uma repórter, a ministra respondeu que “isso, os conselhos tutelares podem fazer.”

UNIVERSIDADES DO “MAL”

Impensável, ter a ocupar um ministério do país uma pessoa que afirma que, “na Holanda”, um dos países evoluídos do mundo, “especialistas, grandes especialistas, homens que fizeram não sei quantas universidades estão ensinando os pais a masturbarem os filhos a partir dos sete meses.”

Parecendo obcecada por sexo, tal pessoa dá detalhes de como esses procedimentos são feitos, nos meninos e nas meninas, afirmando que “lá na Holanda estão distribuindo cartilhas ensinando os pais como massagear sexualmente suas crianças”.

Não, não é fantasia. É real. Os jornais holandeses, escandalizados, destacam nas primeiras páginas tais afirmações da ministra Damares Alves, do Brasil.

Qual o objetivo desse tipo de “terrorismo”? Induzir os pais mais ingênuos e crédulos a pensarem que escolas e universidades são um “mal” que precisa ser evitado.

NO MANOUCHE

No Manouche, você pede uma caipirinha, aí vem o homem com uma maquininha, e você paga. Depois de pagar é que bebe. A próxima quinta-feira será a última da série de apresentações das quintas de Tony Platão com os “Blues Platonicos”. Tony é ótimo, e namora a Deborah Colker.

FAMOSOS NA SAPUCAÍ

Os investimentos dos camarotes de famosos da Sapucaí seguem de vento em popa. O Camarote Club Arpoador by Universal Music tem o maior Line up do Sambódromo, e assinou um contrato recentemente com a Universal Music. Com isso, ele passa a ter 19 shows, com nomes bombados como Maria Rita, Melim, Xande de Pilares, JoJo Toddynho, Ferrugem, Mumuzinho, Babado Novo, Léo Santana e Jota Quest. Além disso, no palco Vip Club, haverá apresentação do DJ Franco Pellegrini. Não custa lembrar que os musos desse Camarote Club Arpoador são Juliana Paes e David Brazil.

RESTA ESPERANÇA

Ainda não está totalmente confirmado o apoio do PCdoB a Rodrigo Maia para a Presidência da Câmara. Essa possibilidade é contestada ferozmente pela militância da esquerda nas redes sociais, cobrando de uma de suas deputadas mais populares, Jandira Feghali. Ao tentar explicar a posição do partido, Jandira, que é contra o apoio a Maia, virou alvo principal dessa artilharia revoltosa. Mas só no dia 30 será definida a posição do partido. Até lá, nos bastidores, Feghali, Manuela D’Ávila e Alice Portugal se empenham para que o PCdoB reveja essa posição. As três deputadas, pelo o que apuramos, foram votos vencidos na última reunião da bancada.

TEVE ISSO

A estreia vipada de “Meu destino é ser star”, no Teatro Riachuelo, presenciou um momento romântico: a confirmação do mais novo casal da plim-plim, Agatha Moreira e Rodrigo Simas, que transportaram o encantamento da novela para a vida real.

___________

ACONTECE HOJE, na Praça Antero de Quental, o Projeto Amigos na Praça. O evento promove um troca-troca de livros didáticos, aproveitando o início do ano letivo para os estudantes. A programação ganhou até um nome próprio, o Sebinho. No fim do dia, Juliana Franklin fará uma contação de histórias

__________

Com João Francisco Werneck

Marcelo Borgongino - Letícia Sabatella, estupenda, interpretando "Non, je ne regrette rien", ao estilo de Edith Piaf