ASSINE
search button

Destaque na prisão

Instagram -
A gravidez da Duquesa de Sussex em seu pretinho Givenchy
Compartilhar

DESTAQUE NA PRISÃO

A prisão do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o impediu de, naquele mesmo dia, comparecer à cerimônia concorrida no Copacabana Palace em que seria premiado como o “Destaque em Gestão” do ano. A escolha foi do Lide Rio, grupo de líderes empresariais de João Doria Jr., representado no Rio por Andréa Repsol. Niterói também foi premiada. Na categoria “Sustentabilidade”. Prêmio recebido por Alexandre Boaretto.

GENTE HONRADA

Seguem-se os demais honrados pelo Lide: Ambev, como Inovação; Aquario Rio, Atração Turística; Turismo, Grupo Cataratas; Pesquisa e Desenvolvimento, o Jardim Botânico, prêmio entregue a Sergio Besserman Vianna. A Loterj mereceu o prêmio Responsabilidade Social, entregue a Sergio Ricardo de Almeida; Energia foi da Neoenergia, e quem recebeu a honraria foi Solange Ribeiro; Saúde, a Rede D’Or, representada por Otávio Lazcano; Moda foi para Reserva; Santander levou o troféu Instituição Financeira; Kiki Moretti recebeu o prêmio Comunicação, por seu Grupo In Press, e o prêmio Varejo, pelos Supermercados Guanabara. A Vale recebeu prêmio Mineração e Metalurgia; Carolina Troisgros, prêmio Gastronomia, pelos restaurantes da família; a Shell desembarcou bombando no pré-sal: prêmio Óleo e Gás; Obra Social coube ao Rio Solidário.

ESQUECERAM DE MIM

Não foi propriamente uma solenidade concorrida, a diplomação presidencial de Jair Bolsonaro. O presidente do Supremo não foi, assim como a maioria dos ministros do STF. Toffoli preferiu ficar curtindo uma praia no Nordeste. Ex-presidente, só Collor compareceu. O próprio superministro Paulo Guedes não parecia a fim de ir. Flagrado pela imprensa no prédio do CCBB, teve que fazer um esforço e seguir para o evento, mas esqueceu o convite...

O LADO MAIS FRACO

Os dados são da Associação Nacional de Restaurantes. Apesar de abaixo das projeções feitas para o ano (5%), o setor de “alimentação fora de casa” vai fechar 2018 com alta de 3,5%. Um respiro para o segmento dos restaurantes, que vinha em queda de faturamento desde 2015. O presidente da associação, Cristiano Petrus, atribui a culpa do crescimento mirrado não à política econômica do país, mas aos caminhoneiros. A corda, vocês sabem, sempre estoura...

VIAGEM PERDIDA

Os parentes de presos na Ilha Grande vêm de toda parte, de outros municípios, de outros estados e até de outros países. Mas isso não importa: se não tiverem o documento do Detran, não podem entrar no presídio para fazer visita. Carteira de identidade do Félix Pacheco não vale, muito menos passaporte. E fica lá aquela fila comprida de lamúrias pela viagem perdida.

CABROCHA DO HIGH

O homenageado da festa de Michel Abitbol era seu filho, mas quem bombou na noite da bonita casa do Alto da Gávea foi Beth Floris. Uma autêntica cabrocha com samba no pé.

CARAMUJO DE ZIRALDO

Mais uma celebração pelos 52 anos do Teatro Casa Grande: o lançamento amanhã de um selo comemorativo dos Correios, criado por Ziraldo, antigo amigo da casa, com a figura de um caramujo. O molusco simboliza, segundo Ziraldo, “uma casa viva, acolhedora e resistente”. Além de selo, o caramujo será o símbolo do Casa Grande, pois foi reproduzido em escultura, que na solenidade, amanhã, será inaugurada na fachada do teatro, aberto em agosto de 1966.

PEQUENA NOTÁVEL

Apenas uma nota sobre a Feira de Miami Basel. A Art Basel Miami foi um retumbante fracasso para as galerias sul-americanas e, notadamente, para as brasileiras. É claro que o vai-vem do câmbio afetou as vendas, mas nada justifica a ausência dos grandes colecionadores e o desinteresse das instituições, que adotam nos EUA uma política de aquisição de trabalhos de artistas promissores e consagrados. A presença dessas instituições foi protocolar e contemplativa, sem o desejo de adquirir novas obras para seus acervos. Coisa morna! As pinturas do cubano Wifredo Lam e do uruguaio Torres Garcia foram o ponto alto do evento, atingindo cifras acima de um milhão de dólares. Outro destaque foi uma série de desenhos eróticos do conhecido muralista mexicano Diego Rivera, arrematada pela coleção Cisneros. Mas essas exceções só servem para confirmar a regra: poucas vendas, pouco interesse. A notável arte contemporânea brasileira não deu as caras no balneário americano.

AXÉ, FASANO!

O histórico e quase centenário prédio Art Déco do jornal “A Tarde”, da família Simões, foi adquirido por um grupo hoteleiro e transformado em Hotel Fasano, o primeiro na Bahia. É o acontecimento do ano em Salvador. Em frente à Praça Castro Alves, com vista da Baía de Todos os Santos, o hotel começa a funcionar no dia 15, com o glamour de ser patrimônio histórico da cidade.

TUDO BOM

Hoje é o terceiro e último dia da 10ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, com produtos orgânicos, no Largo da Carioca, e o-dia-inteirinho. O evento é promovido pelo MST, apresentando a produção agrícola dos assentamentos e acampamentos das regiões do estado. A Feira é muito além da venda de alimentos. Tem os debates “Diálogos da Terra”, rolando em todas as tardes. Apresentações artísticas de grupos populares, como Apafunk e o Maracatu Baque Mulher. O nome da feira rende homenagens a Cícero Guedes, assentado no norte do Rio de Janeiro e assassinado em 2013. Também é lembrada a memória de Marielle Franco. Vocês sabem, coisas boas vêm com tudo junto: comida, meio ambiente, coragem, boas causas, direitos sociais, cultura e mais e mais.

ESCOLA SEM LIMITES

Começam hoje os trabalhos na Câmara Municipal da “Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Cátedra”. Iniciativa do vereador Reimont, em parceria com outros 26 vereadores. Como já contei, a Frente atuará contra quaisquer iniciativas do Escola sem Partido no âmbito municipal; e em defesa de uma educação de qualidade e do ensino democrático, que resguarde a liberdade acadêmica e o pluralismo, assegurando a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

GOLEIE COMO UMA GAROTA

O Poder Feminino chega ao departamento de Esportes da Globo. Pela primeira vez em sua história, a emissora transmitirá todos os jogos da seleção brasileira de futebol feminino durante o Mundial da categoria na França, entre os dias 7 de junho até 7 de julho de 2019. Na sua primeira fase, no Grupo C, o Brasil joga contra Itália, Austrália e Jamaica. Os dois melhores passam para a segunda fase. O Brasil jamais ganhou esse torneio, mas chegou perto em 2007, como vice-campeão sob o comando de Marta. Nossa craque segue como artilheira isolada na história da competição, com 15 gols em quatro edições de Copa do Mundo. Atrás dela vem a alemã Birgit Prinz, somando 14 gols em seis edições de Mundiais.

A CRISE

Calculavam-se 5 mil pessoas na fila descomunal que se formou ontem pela manhã na Avenida Rio Branco, em Niterói. Era uma rede de supermercados, que tinha a preencher 830 vagas para operador de supermercado, operador de perecíveis, empacotador e operador de caixa trainee. Mas apenas duas mil senhas seriam distribuídas. Dá vontade de chorar...

Falar em filas, faz rir o meme nas redes sociais, com fila imensa, e o comentário “é que a família Bolsonaro está contratando motorista”. A 23 mil reais, naturalmente...

OS MUSOS

Um dos mais disputados da Sapucaí, o Camarote Club Arpoador faz coquetel amanhã no Copacabana Palace, para anunciar sua musa e seu muso no Carnaval 2019. São eles... tãtãtãtã... Juliana Paes e David Brazil! Na festa, os convidados conhecerão as novidades tentadoras que o camarote vai oferecer nos dias de desfile na Sapucaí, concebidas pelo diretor Paulo Mesquita. Haverá “kit Arpoador”, “meeting point”, translado ida e volta para o Sambódromo, guia bilíngue, spa, espaço beauty, charutaria e club men.

ELA É CARIOCA

O nome do concurso é em inglês, Like a Boss, mas a iniciativa é do brasileiro Sebrae, e envolveu 36 empresas, ao longo de 14 seletivas em todo o Brasil. A ideia foi exaltar os projetos inovadores apresentados a uma banca de investidores durante o evento Case, para startups, em São Paulo. Venceu uma carioca – viva! – a Luminase, com sua solução inovadora a partir de resíduos agroindustriais, desenvolvidos como produtos que ajudam a combater a infecção hospitalar, que no Brasil mata mais de 100 mil/ano. São dois produtos desenvolvidos pela Luminase como instrumento no controle das infecções hospitalares: o reagenteluminol, amplamente difundido na química forense, capaz de detectar sangue oculto em cenas de crimes, e o biodetergente enzimático, que faz a desinfecção desse sangue oculto.

VALORES DISNEY

No Rio de Janeiro, o que está bombando nas conversas e preferências do high e do povo da moda é o filme “Maria Callas”. Já nos estúdios Disney, o que garantiu seu incrível faturamento de mais de US$ 7 bi, em 2018, foram “Pantera Negra” e “Vingadores: Guerra Infinita”, “Homem-Formiga e a Vespa”, “Han Solo: Uma História Star Wars” e “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, que liderou a bilheteria nos EUA por três semanas seguidas. Mas não chegou ao recorde da empresa em 2016: 7,6 bi.

CAMPEÕES DO TWITTER

Com o fim de ano chegando, o Twitter faz o levantamento anual das empresas que melhor utilizaram a rede social em 2018. Uma avaliação interna considerou os itens Autenticidade, Inovação, Convergência entre On e Off-line e Estímulo às Conversas na plataforma. As marcas citadas pela rede social no Brasil são Burger King, Bradesco, Doritos, Google, Itaipava Premium, Itaú, Magazine Luiza, McDonald’s, Oi, Samsung e Vivo. Se eu fosse para avaliar os indivíduos seguidores que mais bombam no Twitter, eu citaria: Xico Sá, Gregório Duvivier, Marcelo Rubens Paiva, Cynara Menezes.

---

UNHAS PRETAS

O vestido de casamento de MeghanMarkle rendeu... Sua criadora, ClareWaight Keller, diretora artística de Givenchy, recebeu em Londres o prêmio de Melhor Estilista Britânica de2018 para ModaFeminina, no British Fashion Awards. A entrega a ela do prêmio foi feita pela própriaMeghan, duquesa de Sussex, que, contentíssima, deu-lhe um baita abraço e fez um largo sorriso. Meghan (FOTO) vestia um Givenchy longo de ombro só, de veludo preto, realçando a barriguinha interessante. Cabelos puxados pra trás, coque sóbrio, joias mínimas e - ui! - unhas pretas, única transgressão. Bem diferente da atriz voluptuosa do seriado Suits, que encheu os olhos e os desejos do príncipe Harry.

Macaque in the trees
A gravidez da Duquesa de Sussex em seu pretinho Givenchy (Foto: Instagram)

A cerimônia foi no lendário Royal Albert Hall, inaugurado em 1871 pela rainha Vitória, em memória de seu falecido consorte. A Gucci foi a Marca do Ano, e o italiano PierpaoloPiccioli, diretor artístico de Valentino, foi coroado Designer do Ano. Já Kaia Gerber, 17 anos, filha da ex-top Cindy Crawford, emplacou o título deModelo de 2018. A cerimônia anual dos Fashion Awards recebe formadores de opinião na moda, designers, mídia, varejistas etc. Desta vez, entre as centenas de estrelas na plateia, estavam Kate Moss a Karen Elson, Dame Vivienne Westwood a Victoria e David Beckham. E todo o mundo fashion morre por ser convidado.

-----

CIRCO DE PORTINARI

Macaque in the trees
A única ilustração de Portinari para um livro infantil, "Maria Rosa", retrata um circo (Foto: Reprodução)

Olhem que legal: na contramão das propostas vigentes, que só esvaziam o conteúdo das escolas brasileiras, o Ciep Cândido Portinari, em Duque de Caxias, na Baixada, anunciou ontem o Projeto Unicirco - Arte, Educação e Comunidade. É uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Unicirco, de Marcos Frota. Os alunos terão oficinas circenses, num curso caprichado, que envolve inclusive a montagem de uma lona de circo e equipamentos específicos para as aulas práticas na escola. Tudo a ver com Portinari e seus quadros circenses.

----

Vereadores niteroienses, dizendo-se estarrecidos com as denúncias que envolvem seu prefeito, de malfeitos que eles não haviam percebido, protocolaram ontem na Câmara Municipal, dia seguinte à prisão de Rodrigo Neves, um pedido de impeachment, proposto por advogados e cidadãos de Niterói. O processo está com o presidente, vereador Milton Cal (PP), que decidirá se ele seguirá para a pauta.

-----

Com João Francisco Werneck

Reprodução - A única ilustração de Portinari para um livro infantil, "Maria Rosa", retrata um circo