ASSINE
search button

As mais bem vestidas pinturas dos grandes mestres

Reprodução -
A Virgem e o Menino, por um seguidor de Jan Gossaert. Até o Menino Jesus faz "OK" com os dedinhos para o decote, que o bordado valoriza. e a camiseta da Virgem
Compartilhar

Acostumada que estou, desde sempre, a elaborar listas de Mais Bem Vestidos, fiquei fascinada com essa seleção da especialista em história da vestimenta na arte europeia de 1500 a 1800, Jonquil O’Reilly, diretora do departamento de Grandes Mestres da Pintura, da Christie’s London. Durante a atual Classic Week (Semana Clássica) em Londres, com obras de arte da antiguidade até o século 20 em 13 leilões, Jonquil selecionou as 10 obras de arte Mais Bem Vestidas.

Macaque in the trees
Jonquil OReilly, especialista em indumentária nas obras de arte (Foto: Reprodução)

Entre todos os quadros, a atração principal é o Retrato da Princesa Maria, Filha do Rei Charles I da Inglaterra, por Anthony van Dyck. É considerado um dos retratos reais europeus mais importantes, e que só vão a leilão a cada geração. Jonquil O’Reily, das maiores especialistas em Raphael, Botticelli e Canaletto, é sempre convidada para palestras, sobretudo a respeito da moda na pintura. Como as que faz para a Parsons School of Design e os artigos que escreve para o Harper’s Bazaar UK e a The Costumist.

Nesta verdadeira aula de artes e de moda, através das tintas e do tempo, Jonquil analisa cada imagem com o foco na vestimenta. Seus highlights vão dos tamancos otomanos de uma Sultana do Século VI às ligas com pontas de ouro do quadro de Dirck Hals; do chapéu de uma pastora na cena de Jan Baptist Weenic, Século XVII, à roda da saia de Marie Marguerite de Berlaymont em seu portrait. Mas top fashion entre os 10 é o Retrato da arquiduquesa Maria Theresa von Habsburg-Lothringen, com seus fru-frus, laçarotes e a touca inacreditável, que criam um look de açúcar cande.

Macaque in the trees
Retrato da Ms. Selina Meade, Sir Thomas Lawrence, 1791-1872. O penteado dividido em três e o pescoço de cisne realçado pelo decote e os ombros bufantes são só deleite (Foto: Reprodução)

Macaque in the trees
A Virgem e o Menino, por um seguidor de Jan Gossaert. Até o Menino Jesus faz "OK" com os dedinhos para o decote, que o bordado valoriza. e a camiseta da Virgem (Foto: Reprodução)

__________

A parlamentar Joice Hasselmann segue na ofensiva. Eis sua última no Twitter ao falar do Major Olimpio: “Infelizmente @majorolimpio me expõe em público, logo tenho que responder em público. Ele comanda o partido com truculência, aos gritos, com ameaças aos desafetos. Expulsou pessoas, tentou me expulsar, colocou os “seus” nos diretórios e excluiu gente que deu a vida na campanha”.

Reprodução - Jonquil OReilly, especialista em indumentária nas obras de arte
Reprodução - Retrato da Ms. Selina Meade, Sir Thomas Lawrence, 1791-1872. O penteado dividido em três e o pescoço de cisne realçado pelo decote e os ombros bufantes são só deleite
Tags:

coluna