ASSINE
search button

"Amar é para os fortes", filme roteirizado por Marcelo D2, no CCBB

José Peres/JB -
Ruth de Souza, grande homenageada no Dia da Consciência Negra;
Compartilhar

COM A PRESENÇA dos atores e do diretor de "Amar é para os fortes", o filme roteirizado por Marcelo D2 será exibido domingo no CCBB. É o encerramento domingo mostra que celebra os seis anos “d’O Cluster” - termo para uma arquitetura de sistema capaz de combinar e fazer atuar vários computadores em conjunto. Uma das maiores novidades da Era digital. Os geeks vão adorar.

O OUTONO DAS CEREJEIRAS

No dia 30 de abril deste ano, esta coluna inteira foi ocupada por um casamento dos mais bonitos que já descrevi (vejam abaixo). Eram as “cerejeiras em flor”, no ambiente palaciano da Casa Julieta de Serpa, em que as cerejeiras desabrochavam na decoração, no bolo e até nas Havaianas personalizadas com os nomes dos noivos, Sergio e Cristiane, literalmente apaixonados. Quando produzida especialmente para eventos, a sandália Havaianas, “que não deforma, nem solta tiras e não tem cheiro”, é de qualidade mais simples e dura menos. No caso do casamento de Sergio Thompson Flores e Cristiane Silveira Machado, a noiva em primeiras núpcias, ele pela terceira vez, o casamento durou o tempo das Havaianas distribuídas aos convidados: menos de sete meses. Aquela foi a primeira recepção que esta colunista cobriu decorada por Eugenia Guerrera e, como a coluna é pé quente, a estrela de Eugenia só subiu de lá pra cá. Hoje ela é uma das decoradoras top dos casamentos do primeiro time. Sucesso! A mesma sorte não teve, infelizmente, o casal Sergio-Cristiane, aliás, o ex-casal, que desde o último Fantástico protagoniza o noticiário, e desta vez não no bom sentido.

Macaque in the trees
Cerejeiras em flor (Foto: Reprodução)

VERÃO DOS BELGAS

Fazem carreira social no Rio, os belgas Charles Laghendries e Philippe Jadin. São jovens, gays e lindos, herdeiros dos direitos autorais da obra de Jean Sablon, que eles adquiriram. Todos os dias, eles nadam no Jockey, clube carioca conveniado com o chiquérrimo Interallié, de Paris, que também tem convênio com o Country Club. Assim como todo mundo ama os dois belgas, eles também amam o Rio, e estão com a agenda carioca cheia. No Vitória, do Jockey Club, eles receberam para almoço Tatiana Leskova, Vera Bocayuva, Helena Pedrosa e sua filha arquiteta, Cinthia Pedrosa... Na quinta-feira, eles serão homenageados por Sonsi e Chico Lima e Silva, em sua casa pagode em São Conrado. E dia 2 vão à festa dos 92 anos de Helena Pedrosa no Marimbás. Helena, vocês sabem, foi demoiselle d’honneur do casamento do príncipe Rainier, de Mônaco, com Grace Kelly, que exigiu um cortejo só de moças com cabelos escuros, e ela a única loura. Mas isso é outra história... Eram Charles e Philippe que escoltavam Helena Pedrosa quando ela sofreu aquele assalto-com-fratura, há um ano, na Praça Nossa Senhora da Paz, lembram? Ela deu a bolsa, e ficou com a vida... e uma bela temporada de convalescença...

PRIMAVERA GEYER

Thaís Araújo e Maria Geyer são mães de um lindo menino, Rafael Soares Sampaio Araújo, nascido ano passado, e que mês que vem completa uma primavera. Na terça-feira, elas receberam o resultado do exame confirmando uma nova gravidez, também por inseminação artificial de doador escolhido por elas em um catálogo na clínica médica. Hoje, saberão se é menina ou menino. Rafael é um bebê lindo e sempre muito convidado. Na mesma terça-feira, Rafael foi ao aniversário do neto da Preta Gil, mas choramingou, e quis voltar cedo pra casa com a babá. Quando chegou no Jardim Botânico, foi logo cercado por todos os empregados, fazendo festinha. Como sei esses detalhes? Porque Maria e Thaís colocaram câmeras em todos os cômodos, e quando estão fora de casa acompanham pelo celular tudo que baby Rafael faz. Não é fofo?

PALMITAL CHIC

Os melhores restaurantes da cidade disputam os palmitos que a gastronômica Maria Alice Celidônio produz e traz fresquinhos de sua fazenda.

DAMA DAS CAMÉLIAS 

Gustavo Gonçalves, o socialite da ótica, encontrou socialite caloteira na calçada e, quando foi lembrar a ela de sua dívida, ela desmaiou! Ah, que reação retrô!

LAMENTO DE ANAADI

A grande mídia brasileira ignorou o discurso da cantora gaúcha Anaadi, ao receber o lendário Gramofone de Ouro na cerimônia do Grammy Latino, em Las Vegas, pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.” Anaadi proclamou: "O Brasil sofre uma ameaça neofascista. Espero que não percamos a independência para produzir cultura, arte, música em nosso país, que tanto precisa reforçar sua identidade neste momento histórico."

BOMBEIROS EM CHAMAS

Wilson Witzel enfrenta problemas: oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ - são terminantemente contra a decisão do governador recém-eleito de manter seu atual comandante, o coronel Roberto Robadey. Ele não é bem visto por parte da corporação. Em off, bombeiros contaram à coluna que Robadey estaria ameaçando os oficiais até com prisão caso se amotinem contra sua permanência no cargo. Grande parte dos bombeiros torciam para que o coronel da reserva Amaury Meyer assumisse a função, acreditando na promessa de campanha de WW de trocar o comando do CBMERJ. A turma a quem o governador eleito prometeu não privatizar a Cedae que fique esperta...

PINTER 10 ANOS

Uma ficha técnica sensacional na plateia da estreia de “O inoportuno”, no Teatro dos Quatro: os atores Eriberto Leão, Andrea Beltrão, Monica Torres, Malvino Salvador, Diogo Vilela, Luiz Fernando Guimarães, Letícia Sabatella, Rogério Froes, Thais Moniz Portinho e Analu Prestes, a coreógrafa Regina Miranda, os diretores Maria de Médicis, Natália Grimberg, Victor Garcia, Allan Fitterman e Mauricio Faria, os autores Flávio Marinho e Thereza Falcão. A montagem de Ary Coslov é para marcar os 10 anos da morte de Harold Pinter, um dos maiores autores teatrais do século XX. Os aplausos ao final recomendam.

AME-O OU DEIXE-O

O filme “O grande circo místico”, de Cacá Diegues, divide o high. Enquanto alguns amam de paixão, os pudicos odeiam. Comentário ouvido pela colunista: “Quem não gosta é porque não entende.”... Aliás, um filme altamente recomendável é “Os invisíveis”, um documentário-ficção, narrado por judeus que lograram sobreviver, escondidos em Berlim, durante a perseguição nazista. E o filme imperdível é “Uma noite de 12 anos”, sobre o ícone latino-americano Pepe Mujica, desde a juventude, na luta contra a ditadura uruguaia. Todos em cartaz na Casa de Laura Alvim, mas não confiem nos horários da internet.

                                                                            ***

O Dia da Consciência Negra foi comemorado na Fiorentina, com a inauguração de uma foto de Ruth de Souza, grande dama negra do Teatro Brasileiro. Cercada por admiradores e amigos, como Nathalia Timberg e Lady Francisco. Estavam lá também os jovens atores Caio Costa e Vitor Abreu, do grupo teatral No Palco da Vida, da casa da Rua Uranos 1363, hoje batizada de Centro Cultural Atriz Chica Xavier. Os atores negros têm contribuído com grande energia e talento para a cena brasileira. São inesquecíveis, o fabuloso Grande Othelo, a maravilhosa Cléa Simões e tantos outros grandes, como Chica Xavier, Clementino Kelé, Procópio Mariano, Abdias, que escreveram a história do cinema, do teatro, das novelas e do circo de nosso país.

Macaque in the trees
Ruth de Souza, a grande homenageada no Dia da Consciência Negra; Nathalia Timberg e Lady Francisco (Foto: José Peres)

***Com João Francisco Werneck

reprodução - As "cerejeiras em flor", no ambiente palaciano da Casa Julieta de Serpa,
Reprodução - Cerejeiras em flor
José Peres - Ruth de Souza, a grande homenageada no Dia da Consciência Negra; Nathalia Timberg e Lady Francisco