ASSINE
search button

#PAS LUI!

Reprodução/AFP -
A manifestação em Paris reuniu 3 mil pessoas contra o fascismo, e que pediam "#Pas Lui!" (#EleNao)
Compartilhar

Foram 3.000 pessoas, muitas com cartazes de “#PasLui! (#EleNao!). Movimentos sociais, pesquisadores, representantes de sindicatos e políticos franceses, somando a presença de quase 40 associações ou instituições francesas e latino-americanas na França. Foi neste sábado, em Paris, na Place de la Bataille de Stalingrad. Mais um entre tantos atos contra o fascismo no Brasil realizado no exterior. O evento foi organizado pelas associações Autres Brésils, France Amérique Latine, Amigos do Movimento Sem Terra, Mulheres Unidas contra Bolsonaro e Liga dos Direitos Humanos. Dizendo-se “estupefatos” com a votação de Jair Bolsonaro no primeiro turno, os promotores do ato disseram em sua convocação: “Bolsonaro é a síntese de todos os perigos: é o candidato da extrema-direita, do racismo, da homofobia, do sexismo e do preconceito de classe. Suas palavras de ódio desencadearam onda de violência sem precedentes contra as pessoas LGBTQI, negros e os eleitores do outro candidato. Já são mais de 70 casos documentados no Brasil, desde a contagem das urnas em 7 de outubro.”

Macaque in the trees
A manifestação em Paris reuniu 3 mil pessoas contra o fascismo, e que pediam "#Pas Lui!" (#EleNao) (Foto: Reprodução/AFP)

---

Macaque in the trees
As lindas Kadi Pretyman e Kris Tigre. Belezas com K. (Foto: Murilo Tinoco)

Com todas as salas do complexo Kinoplex do Rio Sul ocupadas, foram mais de 1.000 pessoas na avant-prémière do filme “Chacrinha”, contando a vida do comunicador. Sucesso total! Ao final, o elenco todo subiu ao palco da projeção (foto) sob uma tempestade de aplausos.

Macaque in the trees
Chacrinha (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Chacrinha (Foto: Divulgação)

A família do Velho Guerreiro, porém, não pôde estar toda lá para desfrutar do reconhecimento, por tudo o que significou Abelardo Barbosa como referência da TV brasileira. Os Barbosa precisaram se dividir. Enquanto Leleco Barbosa comparecia, com parte de sua prole, e seu irmão, Jorge Barbosa, com seus filhos (na foto), Maninha Barbosa e a filha Ana Paula seguiam para o hospital. No dia seguinte, Ana Paula sofreria uma operação para a retirada de um tumor no cérebro, pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer.

Foi o segundo grande sucesso da semana! A Clínica São Vicente sofreu praticamente uma “ocupação”, com as amigas e os amigos da família presentes, e rezando pelo sucesso do procedimento. Até o Dr. Niemeyer terminar e vir a boa notícia: Ana estava bem, a operação foi um êxito total. E a terceira excelente notícia: o tumor era benigno!

No mais, o desempenho do ator Stepan Nercessian, como Chacrinha, é tão extraordinário nas telas quanto foi nos palcos teatrais!

----

PEDRAS NA DEMOCRACIA

A violência de eleitores fanáticos continua. No domingo, passageiros a bordo de três carros apedrejaram um restaurante em Maricá, cujo dono, Guilherme Horta, vem a ser irmão do prefeito da cidade, Fabiano Horta, do PT. O telhado do estabelecimento foi destruído. Dos males o menor, pois não houve feridos. O impensável é que todos os carros tinham a Bandeira do Brasil. Como se um brasileiro com espírito cívico fosse capaz de fazer uma barbaridade dessas, apedrejando, na verdade, a nossa Democracia.

OS NEVES DE NITERÓI

Por falar em prefeitos além-ponte, em meio a postagens sobre política e projetos para a cidade, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, usou seu twitter para homenagear a filha, Mayara Neves, que recebeu sua carteira de advogada da Ordem dos Advogados do Brasil. Em foto ao lado de Mayara e sua mulher, Fernanda, Rodrigo relembrou seu bisavô desembargador, Antonino Neves, presidente do Tribunal de Justiça.

VIRADA NA LAPA

Após o movimento “Vem pra Rua” ter lançado diversos atos pelo Brasil a favor do candidato Jair Bolsonaro neste domingo, as forças progressistas decidiram responder. Com Chico Buarque, Caetano Veloso e os candidatos Haddad e Manuela, acontecerá hoje o “Ato da Virada - Brasil pela democracia”, às 17 horas, nos Arcos da Lapa. O evento será a última cartada da chapa antes do pleito de domingo, que definirá o próximo Presidente da República.

RECADO DE WAACK

William Waack, que foi tão atacado quando de seu afastamento da Globo, agora se revela uma das vozes mais contundentes nas críticas ao candidato Jair Bolsonaro. Em áudio que viralizou nos grupos de What’sApp e nas redes sociais, Waack critica a postura do candidato, afirmando que ele destrói a imagem do Brasil no exterior.

A fala do jornalista vem como uma resposta aos críticos da mídia, que, a cada reportagem ou matéria, enxergam esquerdismos ou tendências socialistas, quando de fato se está exercendo o direito democrático de manifestação.

Nesse balaio, já foram postos jornais ingleses, portugueses, norte-americanos, franceses e até alemães. Os radicais acreditam que, quem não é Jair, é esquerdista, e assim está posto o fim da discussão.

NOVA VERGONHA

De novo, no Twitter e, para nossa vergonha, vimos ontem o New York Times ser chamado de “comunista”, “vira casaca” e outras tolices, pelo seu duro editorial, com o título “Triste escolha do Brasil”. Esperamos crer que se tratem apenas de mensagens do “exército de robôs”. Duro crer que há tantos brasileiros em tal nível de incapacidade mental.

ORGULHO DA ENGENHARIA

O Professor de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ Renato Cotta esteve em alta em outubro, tendo sido agraciado com três condecorações. No dia 10 de outubro, o professor foi contemplado com a Medalha Carneiro Felippe, pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, durante a solenidade do 62º aniversário da instituição. Na mesma semana, no dia 12, ele recebeu o Doutor Honoris Causa pela Universidade de Reims Champagne-Ardenne, na França. Na última semana, foi a vez da insígnia de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, na categoria Ciência da Engenharia. Trata-se de título honorífico concedido a personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguem por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia no Brasil.

---

Chega ao fim na quinta-feira o ciclo de conferências de outubro, “Patrimônio Cultural Brasileiro: abordagens, desafios, políticas”, da Academia Brasileira de Letras. O convidado da apresentação de encerramento é o professor Ulpiano Bezerra de Menezes, seguida de debate coordenado pelo historiador imortal Arno Wehling sobre “Dicotomias no campo do patrimônio cultural”. No Teatro Raimundo Magalhães Jr.

---

Com João Francisco Werneck

Murilo Tinoco - As lindas Kadi Pretyman e Kris Tigre. Belezas com K.
Divulgação - Chacrinha
Divulgação - Chacrinha