ASSINE
search button

Desalento luso

Murilo Tinoco -
A stylish Betina de Luca, formadora de opinião nas tendências cariocas
Compartilhar

Portugal, atual paraíso dos brasileiros desalentados, anda desgostoso com as muitas manifestações fascistas, que fogem aos princípios do país, pelos imigrantes “desalentados” brasileiros. Há quem atribua a isso o verdadeiro motivo da diminuição no ritmo de concessão de vistos a brasileiros, a partir deste mês. Importar brasileiros dispostos a gastar, tudo bem. Mas dispostos a criar problemas, nãnãnãnãnão...

CASSA DEPOIS

O juiz Jorge Mussi, como sabemos, decidiu que não se deve investigar o escândalo das Fake News nessa fase pré-eleitoral e, caso seja apurado algum crime “cassa depois”.

Mussi foi o mesmo ministro do TSE que votou contra a candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa.

ANA ESTELA

Antes de haver a coletiva de ontem do TSE e da decisão do relator Jorge Mussi, perguntamos à esposa do candidato Fernando Haddad, Ana Estela, se, pensando nas eleições seguintes, este pleito de agora fará de nós o país das Fake News. E ouvimos: “A forma como as instituições tratarem essa questão será decisiva também para o nosso futuro. Isso vai ser aceito? Então, nos próximos anos, será este o tipo de eleição que teremos? O TSE e STF precisam tratar desta questão de maneira justa, porque ela será decisiva. Precisamos fortalecer a nossa democracia.”

BELA, RECATADA E DO LAR

Muito bem articulada, a mulher do candidato Haddad o acompanha em todos os eventos de campanha. Já era tempo de o candidato Jair Bolsonaro apresentar sua mulher aos eleitores brasileiros. Só foto não diz muita coisa. O que pensa a jovem Michelle, 25 anos mais moça do que o candidato, do que gosta, suas posições sobre a situação da mulher etc. são informações fundamentais para o eleitorado. Consta que há um bloqueio em torno de Michelle, impedindo a imprensa de se aproximar.

Ou será que Michelle 2 tem o mesmo perfil da Michele 1: bela, recada, do lar e silenciosa?

O 17 DA SORTE

O 17, de Bolsonaro, é o número da sorte do... estilista da Burberry, Riccardo Tisci! Por desejo dele, desde setembro, a marca britânica passou a lançar suas coleções, de edição limitada, às 17 horas do dia 17 de cada mês. O estilista é adepto do Tarô, cujo 17ª arcano, A Estrela, é a carta “dos desejos, da confiança e da certeza do sucesso.” Ele acredita no poder dos cristais e pirâmides e atribui seu sucesso na moda ao seu signo de Leão. Quando trabalhou na Givenchy, Tisci era conhecido por jogar sal nos cantos das salas pra anular a energia negativa. Foi quando a rede da marca cresceu de poucas lojas para 70.

O 17 DO AZAR

Já os antigos egípcios abominavam o 17, porque Osíris foi morto no 17º dia da Lua, quando estava cheia. Na Itália, a mesma coisa. O 17 é um símbolo nefasto da morte, desde a Roma antiga. Há hotéis italianos em que não se encontra o quarto 17, e nos voos da Alitalia não há a 17ª fila. Eles explicam que os numerais romanos XVII, embaralhados, formam a inscrição VIXI, encontrada em tumbas e túmulos. Significa EU (já) VIVI.

O 13 DE HADDAD

Na Índia, o 13 do Haddad é a prosperidade, número visto como sagrado, amuleto da sorte. Em algumas regiões, é considerado o número de Deus. Apesar de, no Tarô, 13 ser o número do arquétipo da Morte, seu significado é considerado positivo, pois se trata da morte como o encerramento de uma fase, um ciclo, transformações.

13 “DO MAL”

Contudo, a má fama da temida “sexta-feira 13” advém de 13 de outubro de 1307, quando o rei da França, Filipe IV, decretou que os Cavaleiros Templários fossem presos, torturados e mortos, causando um banho de sangue.

POIS É...

Hildezinha Mãe Diná não decepciona seus leitores. Afinal, quando as pesquisas se contradizem, umas dizem uma coisa, outras dizem ao contrário, e considerando o fiasco que elas cometeram no Primeiro Turno, o jeito é recorrer para a Numerologia, os cristais, a pirâmide e as cartas do Tarô.

TRUMPONARO

A imprensa internacional compara o capitão Jair Bolsonaro a Donald Trump. Segundo a escritora “prêmio Jabuti” e jornalista Leneide Duarte-Plon, um ponto comum entre eles seria o amor pelo avesso pelos livros. O biógrafo de Trump, Tony Schwartz, conta: “Não vi um único livro na casa de Trump em vários meses de trabalho para a biografia”.

Outra comparação frequente é com Hitler. Que, de acordo com o que disse Ivana, ex-Trump, à revista Vanity Fair, Trump mantém na cabeceira um livro dos discursos de Hitler. Realmente, intriga que o lema do líder nazista, “Deutschland über alles” (A Alemanha acima de tudo), seja o mesmo utilizado por Jair Bolsonaro, “O Brasil acima de tudo”.

Os dois divergem quando se trata de nacionalismo e soberania. Bolsonaro fez continência à bandeira americana em viagem aos EUA e declarou que “a Amazônia não é nossa”, sugerindo parcerias com outros países para explorá-la.

Ops, não divergem, não! Trump bate continência para a mesma bandeira e é o primeiro da fila por um naco da Amazônia.

PEIXE GRANDE

No Clube Manouche, do Jóquei Clube, vai ter, dia 25, o lançamento do sétimo livro de Bruno Levinson, “De Qualquer Jeito Que Se Diga Pode Ser”. São 60 poemas em linguagem pop-despojada, a partir de situações ouvidas e vividas. Criador do Festival Humaitá Pra Peixe, que revelou talentos como Seu Jorge, Marcelo D2, Mart’nália, Roberta Sá, Diogo Nogueira e Maria Gadu, Bruno é roteirista da TV Globo, participando da criação de programas musicais como os de Roberto Carlos, Show da Virada, Festeja, Criança Esperança, SóTocaTop e mais e mais. 

RESPEITEM O MALANDRO

Depois do Méier, o Centro. O espetáculo Malandro tem que respeitar, que lembra João Nogueira no 18º ano de sua morte, bombou no Imperator e agora vem bombar no Teatro Rival Petrobras, com estreia marcada dia 30. É uma revisita ao universo musical do sambista, cantor e compositor, a partir da seleção de Vagner Jacomo entre os sucessos dos 40 anos de carreira do João, incluindo histórias e imagens que contam sua vida. Paulão 7 Cordas assina a direção musical. João Nogueira, tudo a ver.

SÓ JESUS SALVA

Nessa época em que Jesus Cristo, coitado, vê seus ensinamentos serem tão desrespeitados, varridos pro canto da sala e das consciências, a novela “Jesus”, da Record, anuncia a entrada em cena de Fílon de Alexandria, vivido pelo ator Aldo Perrota. Fílon foi o primeiro pensador a apontar coincidências entre a fé judaica e a filosofia grega, chegando a afirmar que o Deus Criador, dos hebreus, seria o mesmo Demiurgo, o deus de Platão, que dá forma ao universo. Eis aí uma saída para as finanças ainda combalidas da Grécia: cobrar dos judeus os direitos autorais atrasados da Torá!

FALSOS DEUSES

No Brasil é quase por aí. Há cristãos que reescrevem o Livro Sagrado e professam o “Matarás”, “Darás testemunhos das Fake News” e “Adorarás Mitos”.

TEMA EM PAUTA

A Casa da Marquesa de Santos promove, dia 25, palestra do procurador da República Sergio Gardenghi Suiama, do Ministério Público Federal - RJ, com o tema “Atuação do Ministério Público na defesa do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, na série “Conversas no Museu”.

Nada mais oportuno do que os museus levarem o MP para dentro de casa para debaterem o assunto tão em pauta, desde o incêndio do Museu Nacional. É função institucional do MP zelar pelo respeito dos Poderes Públicos aos direitos assegurados na Constituição. E esta obriga o Poder Público (seja federal, estadual ou municipal) a conservar e proteger o patrimônio cultural.

_________

DESALENTADOS buscam saídas. Este ano, o Canadá bateu seu recorde de concessão de vistos de residência permanente a cidadãos brasileiros. Foram 2.800 vistos, só no primeiro semestre de 2018, quando a média até 2016 era de 1.750, e em 2017 esse número dobrou.

_________

Macaque in the trees
A stylish Betina de Luca, formadora de opinião nas tendências cariocas (Foto: Murilo Tinoco)

Com João Francisco Werneck