ASSINE
search button

Ato na Cinelândia homenageia Marielle Franco

Reprodução -
Mil placas valem mais do que um milhão de palavras
Compartilhar

ELA MORRE

Foi lindo o ato de domingo, na Cinelândia, em memória da vereadora mártir Marielle Franco, assassinada há sete meses, e em desagravo contra o ato de vandalização da placa que a homenageava, sendo distribuídas e exibidas mil placas “Marielle Franco”. Causaram grande mal-estar a quem viu, as imagens de um candidato a governador, assistindo à destruição da placa ao lado de um correligionário, em meio a bravatas.

Macaque in the trees
Mil placas valem mais do que um milhão de palavras (Foto: Reprodução)

ELE BATE

O candidato Jair Bolsonaro parece guardar muitas verdades inconvenientes em seu baú. Como o episódio relatado em 27 agosto de 1998 neste Jornal do Brasil, que valeu o registro de uma queixa contra ele na 33ª DP do Realengo. Segundo a reportagem, o deputado federal, então candidato à reeleição, foi acusado de espancar pelas costas Conceição Aparecida Aguiar, de 42 anos, em frente à agência do Banco do Brasil, na avenida Duque de Caxias, em Realengo. Ela disse que discutia com uma correligionária dele, quando foi agredida, e prometeu processá-lo por agressão. O deputado confirmou a agressão, mas alegou que quem começou a briga foram funcionários da empresa em que Conceição trabalhava. Marcado para o dia seguinte, o exame de corpo delito não pode ser feito porque o legista do IML de Campo Grande, curiosamente, “saiu mais cedo do trabalho.”

Macaque in the trees
O candidato Jair Bolsonaro parece guardar muitas verdades inconvenientes em seu baú (Foto: Reprodução)

-----

Macaque in the trees
As mulheres que superaram o câncer de mama sob o olhar sensível de Nana de Moraes (Foto: Reprodução)

ELAS SUPERAM

Nana Moraes, conhecida por fotografar a alma feminina, realizou um ensaio sensual intimista com quatro mulheres que tiveram câncer de mama. As fotos estão expostas até o dia 21 na Casa de Laura Alvim, dentro da campanha iniciada ontem #50TonsDeRosa, de promoção de autoestima das mulheres que sofrem dessa doença. Elas representam a força e a sensualidade feminina, e também estarão na Estação Carioca do Metrô, entre os dias 18 e 31.

McPREJUÍZO

Depois de um processo de cinco anos, o grupo McDonalds foi multado em seis milhões de reais pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. Ele foi acusado por publicidade abusiva junto ao público infantil, depois de ter apresentado mais de 60 shows do palhaço Ronald McDonald, em dois meses, em escolas e creches de vários estados. O autor da denúncia foi o Instituto Alana, que mantém o programa Criança e Consumo.

O HOMEM INVISÍVEL

Não fosse a boa vontade da mídia, Bolsonaro seria o candidato invisível. O Sebrae precisou cancelar o evento de hoje em Brasília, “Diálogos com os Presidenciáveis”. Seria a oportunidade tão ansiada pelos eleitores de ouvirem as propostas para as micro e pequenas empresas dos adversários concorrentes ao Palácio do Planalto. O candidato Jair Bolsonaro declarou estar impossibilitado de comparecer.

BELEZA DE CENÁRIO

No sábado, a Estação Primeira de Mangueira, em seu samba-enredo para 2019, elegeu contar passagens da História do Brasil, sob o olhar dos excluídos, e citando a vereadora assassinada. Esta semana passada, Marielle também foi eleita estrela da maior campanha pelos direitos humanos que a ONU já realizou em todo o mundo.

Apesar do crescimento d´#Eles, o nosso lado, o humanitário, ainda resiste.

MAIS UM GENERAL

O general da reserva Paulo Chagas ameaçou no domingo em seu twitter os órgãos de pesquisa de intenção de voto: “Se, nos próximos dias, houver mudança nas pesquisas, teremos que pôr as barbas de molho. Será o prenúncio da fraude. A opinião pública não muda de hora pra outra, assim como um ateu não se converte ao catolicismo e, num átimo, se transforma em papa-hóstias!”. O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, precisou avisar ao general que o levantamento será “com a mesma isenção de sempre”, lembrando que pesquisa de opinião “é exercício da democracia com a qual todos temos que conviver”. Se até as pesquisas estão sendo vigiadas pelo militarismo de Bolsonaro, o que falta para a população abrir os olhos, antes de descobrir que o vigiado de amanhã poderá ser qualquer um de nós?

DEPOIMENTO DE TRISTE MEMÓRIA

Decisão da Juíza Federal dra. Jaiza Fraxe anula 266 títulos, de 3.000 hectares cada, de grileiros paulistas, que há anos atrapalham a vida dos indígenas e agricultores das comunidades do município Presidente Figueiredo, no Amazonas. Sem fugir à regra, porém, já há um vereador passando abaixo-assinado contra a decisão.

Quem dá seu depoimento sobre essa história, que agora a Justiça busca corrigir, é Egydio Schwade, diretor da Casa da Cultura do Urubuí, do Amazonas: “Entre 1967 e 1977, os militares desenvolveram o PIN-Plano de Integração Nacional, com a invasão das terras indígenas, como se fossem terra de ninguém, por meio das BRs - Transamazônica, Cuiabá-Santarém, Perimetral Norte e Manaus-Caracaraí . Só durante a construção da BR-174, mais de 2.000 índios Waimiri-Atroari sumiram. Durante meses e meses ouvi o clamor das viúvas, que viveram com suas criancinhas escondidas na floresta, enquanto os maridos tentavam deter com suas flechas a injusta agressão, com armas de fogo e químicas, por terra e ar. Em 1968, a Lei dos Incentivos Fiscais favoreceu empresários sulistas, principalmente de São Paulo, o que foi chamado de “grilagem paulista”. Milhares de latifúndios de 3.000 hectares cada foram doados a sulistas, que se obrigavam a investir seus impostos na Amazônia. Só no município Presidente Figueiredo, 266 lotes das terras do povo Waimiri-Atroari, foram titulados a paulistas. Até hoje, 97% dessas terras não viram a presença dos seus “novos donos” ou algum beneficiamento. Os pobres que ocuparam posteriormente parte delas, de boa fé, e as trabalham até hoje, não podem ter o título de seu lote pois continua em mãos dos paulistas.”

A conferir no site http://urubui.blogspot.com/

ENTREVISTA HISTÓRICA

O cantor inglês Roger Waters, que integrou a banda Pink Floyd, concedeu entrevista histórica ao Fantástico. Sem poupar palavras, ele comentou a polêmica causada em seu show em São Paulo. Sobre as vaias após chamar Bolsonaro de neofascista, Roger Waters, declarou: “Francamente, para as pessoas que comentaram na minha página do Facebook ‘cala a boca e apenas toca a música’. Se você não gosta, não entre no meu Facebook, não vá aos meus shows, ok? Se não gosta, não venha! Tudo isso é ridículo”, disse.

---------

FOI A DEPUTADA federal recém-eleita, Talíria Petrone, quem flagrou e divulgou as fotos da pichação com suásticas, da fachada da igreja católica em Nova Friburgo. Ela voltava do feriado na região serrana do Rio, e relatou o fato em seu Twitter, lamentando: “Que tempos são esses? Temos obrigação de vencer o ódio”.

---------

Com João Francisco Werneck

Reprodução - O candidato Jair Bolsonaro parece guardar muitas verdades inconvenientes em seu baú
Reprodução - As mulheres que superaram o câncer de mama sob o olhar sensível de Nana de Moraes