ASSINE
search button

Com a palavra aqueles que creem

Compartilhar

DOIS RELIGIOSOS católicos, um deles ocupando cargo de direção na Cúria, pegaram o avião no Rio e foram até São Paulo fazer uma visita de apoio a Jair Bolsonaro e divulgaram as fotos... NÃO FOI, naturalmente para lhe conferir um sacramento, já que ele se recupera bem e amanhã terá alta... ALÉM DISSO, o candidato não é paroquiano deles, já que é evangélico. Donde se conclui que foi uma visita de apoio política, na contramão do que faz e do que prega o Papa Francisco... O QUE FRANCISCO faz? Nesta hora de comoção em seu país, a Argentina, com o povo em greve, sacrificado pelas escolhas errada do governo neoliberal, Francisco se cala. Não interfere, com sua santa palavra, no processo político delicado... MAS OS RELIGIOSOS cariocas não se constrangem de ir contra o exemplo do Papa e contra a sua Palavra, que foi das primeiras pronunciadas contra o discurso de ódio no mundo, contra o risco crescente do fascismo e aqueles que insistem em seu catastrófico retorno, após décadas... FAZ PENSAR, a iniciativa desses dois padres: o apoio ao político seria uma orientação da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro? É a voz oficial da Igreja?... ENQUANTO ISSO, religiosos evangélicos se manifestam “contra a política de sangue nas mãos” proposta por este candidato de sua mesma religião... O BISPO Hermes Fernandes, consagrado pela International Christian Communion e fundador da REINA - Rede Internacional de Amigos, indaga: “Será que ser a favor da tortura soa menos cruel quando se é contrário ao aborto? Será que ser a favor do armamento da população condiz com o que foi ensinado por Jesus? Afinal, bem-aventurados são os pacificadores ou os que pretendem armar a população? Ser pela família tradicional abona a conduta de quem se revela contrário aos direitos trabalhistas conquistados a duras penas?”... OUTRO EVANGÉLICO, o pastor Henrique Vieira, da Primeira Igreja Batista de Niterói, declara em vídeo no Youtube: “O comportamento fascista é incompatível com o Evangelho de Jesus”... ELE DIZ: “Defender pena de morte, bandido bom é bandido morto, mas como, se Jesus ensinou a amar incondicionalmente?”. “Defender ditadura e exaltar torturadores, mas como, se Jesus De Nazaré foi vítima de tortura e uma violência fatal?”. “Discursos de ódio e linchamento de pessoas, mas como, se Jesus nunca desumanizou ninguém, conferiu dignidade até aos seus inimigos?”. “Desprezar a luta de mulheres, das LGBTs, dos negros, mas como, se Jesus de Nazaré andou o tempo inteiro ao lado dos oprimidos?”. “Foi justamente em nome da moral, dos bons costumes, da ordem, da segurança e até mesmo de Deus, que muitas pessoas desejaram e aplaudiram a morte de Jesus de Nazaré.”... COM A PALAVRA aqueles que creem...

-------------

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://midias.jb.com.br/_midias/jpg/2018/09/26/97x70/1_hilde_2709_18_casas_casadaslaranjeirasrio4-38321.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5bac3f9b0f8a8', 'cd_midia':38328, 'ds_midia_link': 'https://midias.jb.com.br/_midias/jpg/2018/09/26/627x418/1_hilde_2709_18_casas_casadaslaranjeirasrio4-38321.jpg', 'ds_midia': 'AS BEM-CASADAS DE LARANJEIRAS: Em busca de uma atividade lucrativa que garanta seu sustento, as Casas Casadas de Laranjeiras deverão ganhar quatro salas de cinema, um restaurante e uma sala multiuso para exibição de eventos variados - das óperas aos shows. Tratam-se de casas geminadas históricas, em estilo neoclássico, construídas entre os anos de 1875 e 1885, e que, depois de a reforma concluída, foram motivo de muita indecisão da Secretaria Municipal de Cultura, até elege-las para sede da RioFilme. 
Já foi aberta a licitação para a concessão do espaço, que se chamará Centro de Referência do Audiovisual Carioca, constando dele também uma livraria no térreo, com 116m² e capacidade para 2.500 obras. As empresas interessadas têm até 6 de novembro para apresentar propostas, com o anúncio do vencedor logo no dia 30 de novembro. O candidato deve estar disposto a investir cerca de 2,9 milhões de reais nas instalações. Um alento aos cariocas de que ainda há esperança para nossa agenda cultural', 'ds_midia_credi': 'CPDoc JB', 'ds_midia_titlo': 'AS BEM-CASADAS DE LARANJEIRAS: Em busca de uma atividade lucrativa que garanta seu sustento, as Casas Casadas de Laranjeiras deverão ganhar quatro salas de cinema, um restaurante e uma sala multiuso para exibição de eventos variados - das óperas aos shows. Tratam-se de casas geminadas históricas, em estilo neoclássico, construídas entre os anos de 1875 e 1885, e que, depois de a reforma concluída, foram motivo de muita indecisão da Secretaria Municipal de Cultura, até elege-las para sede da RioFilme. 
Já foi aberta a licitação para a concessão do espaço, que se chamará Centro de Referência do Audiovisual Carioca, constando dele também uma livraria no térreo, com 116m² e capacidade para 2.500 obras. As empresas interessadas têm até 6 de novembro para apresentar propostas, com o anúncio do vencedor logo no dia 30 de novembro. O candidato deve estar disposto a investir cerca de 2,9 milhões de reais nas instalações. Um alento aos cariocas de que ainda há esperança para nossa agenda cultural', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '627', 'cd_midia_h': '418', 'align': 'Left'}

-------------

MÚSICA DIVINA MÚSICA
Abre-se mais um espaço de trabalho para os artistas do Rio: as barcas, metrô, trens e ônibus do Estado. O governador Pezão assinou ontem, e já passa a valer como lei, o projeto de André Ceciliano que permite apresentações artísticas nesses transportes. As concessionárias ainda tentaram dar o contra, alegando que a situação nos veículos ficaria incontrolável com o barulho, mas prevaleceu o apreço pelo trabalho dos artistas urbanos. O texto da lei permite que os artistas cobrem pelas apresentações.

TOP DA EDUCAÇÃO
Saiu ontem o ranking das universidades mais importantes do mundo, elaborado pela respeitável revista inglesa Times Higher Education. Mais uma vez, a Oxford University foi considerada a melhor do mundo. Levando-se em conta o desmonte financeiro e estrutural das instituições brasileiras pela gestão Temer, até que elas foram bem cotadas. Há 36 delas classificadas entre as 1.100 melhores do planeta, sendo que a USP teve a melhor classificação entre elas. A segunda foi a Unicamp, de Campinas. Entre as cinco melhores do país, todas são federais: USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS.

PRIVATARIA NA CULTURA
O PCdoB entrou com liminar no STF, apontando a inconstitucionalidade da Medida Provisória 850, mais uma malfeitoria proposta pelo governo Temer na área da Cultura, que autoriza a criação da Agência Brasileira de Museus e extingue o eficiente Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Criado pelo ex-presidente Lula em 2009, o IBRAM gerencia atualmente 27 museus. A MP de Temer tira a responsabilidade do governo federal, transferindo-a para organizações de âmbito público privado. Ontem, essa liminar fundamental para os museus brasileiros e o patrimônio público foi parar nas mãos do ministro Gilmar Mendes. A decisão, agora, vai ao plenário.

SUPER-HEROÍNA DO 583
Amei o vídeo que bomba na internet, em que uma adolescente frágil, de 14 anos, confronta e passa a maior descompostura em um assediador a bordo do ônibus da linha 583, no Leblon, que importunava uma mulher. A vítima prestou queixa nesta segunda-feira, na Delegacia da Mulher. De acordo com o esculacho da garota e com a denúncia feita, o sujeito encostou seu pênis na vítima, o que configura tentativa de estupro, cuja pena é de 1 a 5 anos de prisão. Graças à corajosa menina Anna Teresa, o agressor foi corrido pelos passageiros para fora do ônibus, enquanto o covarde “jurava por Deus” que não havia feito nada. A ação foi filmada e viralizou nas redes. O homem está sendo procurado. Quem tiver notícia dele...

PARQUE DAS RUÍNAS
Em plena temporada da ArtRio, vamos às artes plásticas. Para quem ainda não pode conferir a exposição “Margens e Confluências”, na galeria principal do Parque das Ruínas, a última chamada acontece neste domingo, dia 30. Às 16 horas, os artistas Ana Luiza Rego, Bruno Schmidt e Roberto Barciela promovem um bate-papo de encerramento, com direito a projeção da montagem da mostra, que tem curadoria de Isabel Sanson Portella.

SITE SPECIFIC
A Galeria Aymoré apresenta o resultado do convite feito ao artista Henrique Oliveira, que montou um site specific (sítio específico), que ficará permanentemente no local. O termo sítio específico designa uma obra de arte criada e instalada em um ambiente específico, eleito para isso. A escultura de Henrique, em compensado de madeira descartado, acompanha o movimento natural da escada da Galeria. O resultado lembrará galhos de uma árvore, e os interessados podem visitar a construção da instalação entre quarta e domingo, das 13 às 18h.

MAURA NO CCBB
O monólogo “Diários do Abismo”, o primeiro interpretado pela atriz Maria Padilha, estreou sábado no CCBB. Trata-se de uma adaptação, por Pedro Brício, de uma das obras de Maura Lopes Cançado, o “Hospício é Deus”. Direção de Sergio Módena. Na encenação, Padilha relata fatos da vida da escritora Maura Lopes Cançado durante suas muitas internações em clínicas psiquiátricas.

ROBONAROS
Nas redes sociais, o quadro é esse: deputadoJair Bolsonaro(PSL) foi o candidato mais citado por robôs (Bots) nos últimos sete dias no Twitter, revela oTrending Botics, ferramenta lançada ontem peloCongresso em Focoem parceria com a FCB Brasil. O nome dele apareceu em 276.767 tuítes “de mentirinha”, gerados artificialmente na rede desde 19 de setembro. Mito ou mico?

TUCANO SURREAL
Na vida real, temos uma pintura surrealista: os tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia jogam a toalha do candidato do próprio partido, Geraldo Alckmin, e saem em apoio de última hora a Bolsonaro. É o que afirma o candidato a vice governador na chapa do PSDB.

CAMISA DA FORÇA
Já o candidato Fernando Haddad, apesar do crescimento alentador nas pesquisas, viu esta semana se reduzir o ritmo da subida. Há quem atribua isso à sua precipitação, ao trocar a camiseta vermelha com foto de Lula pela camisa social azul clara de mangas arregaçadas, quando a recomendação do ex-presidente era de que, antes do primeiro turno, ele mantivesse sua imagem colada à dele. Escreveu, não vestiu...

PESQUISAS AO VENTO
As pesquisas sugerem as mais variadas interpretações. A última de ontem do Ibope, encomendada pela CNI, mostra, na estimulada, Bolsonaro na frente, com 27%, Haddad com 21%, Ciro com 12%, Alckmin com 8 e Marina com 6%. Um segundo turno com os dois não é de todo fora de questão.
Na pesquisa da Paraná, Jair Bolsonaro tem 31,2%, 11 pontos à frente de Haddad, 20,2%, distante 10 pontos de Ciro, com 10,1%.

SÓ FALTAM OS BÚZIOS
Enquanto isso, o site Brasil247 divulgou ontem um estudo do Instituto de Matemática e Estatística da USP, pelo professor Sergio Wechsler, encomenda da GO Associados, concluindo que, se a eleição fosse hoje, Haddad ganharia de lavada, com 99,4% chances de vencer.

NAS ASAS DA DIREITA
Com seu discurso progressista, Ciro tirou de Alckmin a posição pretendida de 3ª Via, e o PSDB, partido que surgiu como de centro esquerda, rasga a fantasia, retira a máscara e se vota para Bolsonaro, assumindo condição de extrema direitíssima. Para maus dos seus pecados e da sua lustrosa biografia de tempos atrás.

---------

As fotos de Jojo Toddynho de férias na Disney “arrasam” nas redes sociais. Bola fora apenas de um pequeno público racista, que insiste em postar comentários difamatórios e de cunho racial nos posts da cantora. Alô, MP!

---------

Com João Francisco Werneck