ASSINE
search button

Campeonato de veteranos

Compartilhar

A imprensa noticia que o Corinthians quer Diego Tardelli e o Flamengo sonha com o retorno de Vagner Love. Um tem 33 anos (fará 34 em maio) e o outro, 34 (fará 35 em junho). Ambos jogam em centros desimportantes do futebol: Tardelli na China, Love na Turquia. Nenhum dos dois atravessa boa fase. Valerão os altos salários que, certamente, receberão por aqui?

No ápice da juventude e da forma física, nem Diego nem Vágner chegaram a ser craques. Bons jogadores, sim. Ótimos até, em seus melhores momentos. Seja como for, se voltarem a brilhar por aqui, só o farão devido à mediocridade que campeia por nossos gramados. Em condições normais, nenhum deles valeria alto investimento e salários milionários.

Prioridade discutível

Apesar de Dourado ser uma decepção gigantesca, Uribe, ao menos até agora, não empolgar e o jovem Lincoln ainda não ter se firmado, não vejo a posição de centroavante como prioridade para reforçar o elenco do Flamengo. Se vier Gabigol, tudo bem, esse seria um reforço. Mas Love? Pouco fará se a bola continuar a não chegar na área, como aconteceu a temporada inteira de 2018.

Por isso, antes de buscar um novo camisa 9, o Fla deveria priorizar, por exemplo, a contratação de bons laterais, que pudessem ser mais eficientes no apoio ao ataque do que foram (e sempre serão) Renê, Trauco, Pará e Rodinei. O inesquecível timaço de 81 consagrou um centroavante raçudo, mas tecnicamente limitado (Nunes) porque a bola lhe chegava açucarada, vinda dos pés de Zico e Adílio, mas também das laterais, onde brilhavam dois foras-de-série: Leandro e Júnior.

Antes de um centroavante, o rubro-negro precisa também de um ótimo zagueiro de área (ainda mais depois da saída de Réver) e de um meio-campo talentoso e de bom fôlego, para dividir as tarefas ofensivas com Diego e as defensivas com Cuellar e Arão, como fazia Lucas Paquetá.

No mais, é deixar Abel montar uma boa pré-temporada (o Estadual só deve ser encarado como tal), porque a meta é a Libertadores e a fase de grupos já será pedreira, com os dois jogos no alto da montanha, em Quito e Oruro.

Mundial esculhambado

Só falta o Al Ain derrotar o Real Madrid, hoje, para desmoralizar de vez o formato mequetrefe de Mundial de Clubes da Fifa. Não creio que aconteça, mas ninguém acreditava também que o time dos Emirados Árabes, que só entrou no torneio por ser do país sede, chegasse onde chegou...

Que comentário!

Encerrando a carreira no Catar, Xavi, supercraque campeão mundial pela seleção espanhola e pelo Barcelona, disparou ontem uma das maiores sandices que já ouvi no futebol. Disse que esperava que o Real Madrid melhorasse com a saída de Cristiano Ronaldo, porque o jogo “ficaria mais coletivo”. Quando digo que o fato de ter jogado muita bola não quer dizer que o cara entende bem o que fazia...