ASSINE
search button

A escolinha da professora CBF

Compartilhar

A bola parou de rolar nos gramados (apenas o Atlético Paranaense se mantém em atividade, com a final da Sul-Americana) e boa parte dos técnicos brasileiros se reúne na Granja Comary, em Teresópolis, para fazer o curso de Licença PRO, que os habilitará a trabalhar na Europa e, daqui a alguns anos será obrigatória também aqui para dirigir clubes da Série A.

Mas, afinal, quem dá aulas nessa “escolinha”? Fiquei curioso e fui pesquisar. Aí descobri que os professores são... os próprios alunos! Hein? É isso mesmo. Ou seja, o curso da CBF não passa de uma grande troca de experiências – o Footecon, aquele seminário que Carlos Alberto Parreira comandou durante anos, no Rio, era bem mais produtivo. Afinal, trazia também importantes treinadores estrangeiros que aí sim falavam sobre novidades desconhecidas por aqui.

No primeiro dia do curso, ontem, as palestras foram de Tite e Rogério Micale. Me peguei imaginando os temas.

Na de Tite:

A) Técnicas mexicanas de interpretação teatral. Como posar de inteligente, misterioso e enigmático, nas entrevistas, no melhor estilo “Gardelon”.

B) Lições de ética e política, mesmo não sendo expert numa coisa, nem na outra. Exemplo: cai bem dizer, agora, que não admitiria se encontrar com o presidente da República eleito e criticar a postura do Palmeiras, mesmo tendo aceitado trabalhar na CBF de Marco Polo del Nero, envolta em um dos maiores escândalos de corrupção no futebol.

C) Táticas e técnicas vencedoras – resultados garantidos diante de adversários da América do Sul, África e afins. É desaconselhável usá-las quando jogar com europeus. Contra a Bélgica então nem pensar!

Na de Micale:

Como chegar a dirigir a seleção brasileira numa Olimpíada, tendo feito carreira majoritariamente como treinador de divisões de base de clubes praticamente desconhecidos – Portuguesa Londrinense, ADAP Jacarezinho, Marcílio Dias, ADAP Campo Mourão, Londrina, Figueirense, Atlético Mineiro e Grêmio Prudente.

Como ganhar uma medalha de ouro nos pênaltis, após campanha sem brilho. Por precaução, recomenda-se fortemente ter um extraclasse como Neymar no grupo.

Como, após a medalha de ouro, conseguir contratos na Série A, mesmo não dando certo em nenhum deles.

Quem serão os palestrantes de hoje e dos próximos dias? Sugiro Vanderlei Luxemburgo! E me arrisco a propor alguns temas:

Do futebol ao pôquer! Planos para a aposentadoria, quando não conseguir mais ganhar nada na bola.

Insista, não desista: mesmo quando nenhum clube importante quiser mais o seu trabalho, continue na mídia, lembrando seus feitos do passado e dizendo que tudo que está aí visto como novidade, foi você quem inventou. Vai que alguém acredita...

Quem também está no curso e, provavelmente, como ex-treinador do Brasil, “ministrará” uma das aulas é o Dunga. Sim, o Dunga! Você acha que ele não pode ensinar nada? Maldade, veja, por exemplo, “matérias” em que é mestre:

Como voltar a dirigir a seleção brasileira tendo fracassado em sua primeira passagem. Recomenda-se ter um presidente gagá na CBF.

Técnicas de brigar com a imprensa. De desaforos sussurrados durante uma coletiva às vias de fato. Tratar com educação e civilidade jamais!

A turma desse ano conta com 70 alunos/professores. Estão lá, entre outros, Mano Menezes, Zé Ricardo, Maurício Barbieri, Jair Ventura, Roger Machado, Paulo Turra, Cristóvão Borges, Eduardo Baptista, Osmar Loss, Thiago Larghi, Adilson Batista, Claudio Maldonado, Vagner Mancini, Jorginho e Emily Lima, que treinou a seleção brasileira feminina.

Em tempo: Abel e Felipão não se interessaram e Renato Gaúcho, inscrito pelo Grêmio, faltou... Faz sentido: ele sempre disse que quem sabe não precisa estudar! Nessa escolinha, então...

Pra levar a sério

Palestras de Pep Guardiola, Arsène Wenger, Zinedine Zidane, José Mourinho, Carlo Ancelotti e Jurgen Klopp. Fica a sugestão, pra tornar realmente efetivo um curso desse tipo.

Mais que dois pra um

A três dias das eleições no Flamengo, as pesquisas seguem estáveis, com vantagem significativa da chapa roxa, de Rodolfo Landim. Os últimos percentuais davam 54% para ele e 23% para Ricardo Lomba – os outros dois candidatos ficavam com migalhas e o resto era de indecisos. Nos bastidores da Gávea já é dado como certo que, no dia 1º de janeiro, o novo presidente será mesmo Landim e o técnico, Abel.

Adeus ao consórcio

A Odebrecht pode começar a se despedir do Maracanã. O governador Wilson Witzel já decidiu fazer nova licitação e entregá-lo aos clubes. O Flamengo será o principal gestor, mas o Fluminense poderá ser seu sócio.